Estamos a menos de uma semana do inicio do primeiro major de CS:GO de 2016 e desde já temos um grande aliciante para começar bem o ano, o aumento do prémio disponível para as equipas ao passar de 250 mil dólares para 1 milhão.

Sabendo já os match-ups dos jogos de cada grupo, vou fazer um preview de cada grupo, daquilo que poderá acontecer em Columbus, Ohio, Estados Unidos da América, entre os dias 29 de Março e 3 de Abril, e que poderão obviamente acompanhar a par e passo aqui no Fraglíder.


Nationwide Arena irá receber o primeiro major de CS:GO de 2016.

Antes de começar, convém deixar alguns detalhes que podem passar despercebidos a toda a comunidade. Todos os jogos com excepção do jogo decisivo de apuramento do 2º lugar serão bo1. Esse jogo especifico, e por razões óbvias, será bo3. A ser bo1 quer dizer que muita coisa pode acontecer, um mapa menos bom, uma performance mais abaixo do expectável é o suficiente para haver surpresas, ainda assim, consegue-se prever algumas coisas.

Outro pormenor é o seeding do torneio. O top4 é obviamente seed 1, do 5º ao 8º lugar será seed 2, as equipas que ficaram em 1º no seu grupo do qualificador final serão seed 3, enquanto os segundos classificados desse mesmo qualificador serão seed 4. Ora posto isto, o seeding ficou da seguinte forma:

  • Seed 1 EnVyUs, Na`Vi, NiP e FaZe
  • Seed 2 fnatic, Luminosity, Virtus.pro e Astralis
  • Seed 3 mousesports, G2, SPLYCE e Gambit
  • Seed 4 Team Liquid, FlipSid3, CLG e Cloud9

Isto poderá fazer confusão para muita gente porque provavelmente não é actual no que toca a uma classificação das equipas. Obviamente que os fnatic nunca são seed 2 de momento, tendo em conta que são actualmente a melhor equipa do mundo, ou os NiP que nem no top10 estão, portanto, tirem da cabeça a actual forma das equipas e pensem que o seeding foi feito com base no último major e no último qualificador para este.

Grupo A

NiP
Luminosity
mousesports
FlipSid3

É para mim o segundo grupo mais acessível, ainda que existem três equipas para duas vagas: Luminosity, NiP e mousesports. Parece-me que os FlipSid3 estão praticamente fora da corrida e será muito dificil para eles conseguirem alguma vitória no grupo, quanto mais conseguirem a passagem do mesmo.

Se for a pensar no actual ranking mundial, fornecido pela HLTV.org, os NiP são a equipa com menos hipóteses pois ocupam a 11º posição, atrás dos mousesports que estão actualmente em 9º e dos Luminosity que ocupam a 4º posição. Mas a seguir a forma actual das equipas, os claros favoritos são os Brasileiros dos Luminosity.

IMG_1558
Os Luminosity são o alvo a abater do grupo.

A equipa de FalleN e companhia tem estado em alta rotação e a prova disso foi atingirem a grande final da IEM em Katowice onde só perderam para os fnatic. No entanto, ao favoritismo acresce a pressão. São a equipa que mais pressão tem no grupo e por duas razões: porque são a equipa melhor colocada em termos de ranking e porque são "sempre" vistos como uma equipa que não tem a obrigação de garantir a fase de playoffs, se bem que acho que este último facto começa a ser cada vez mais colocado de lado pelas equipas Internacionais e já não olham para os Brasileiros como uma equipa que pouco ou nada possa fazer. São caso sério mesmo.

Não será espanto para ninguém que eles consigam garantir o primeiro lugar do grupo, ainda que reforçando o que disse em cima, sendo bo1 tudo pode acontecer.

A escolha entre NiP e mousesports é dificil. Os Suecos andam altamente inconstantes nos torneios e ligas online e no que toca a torneios offline, a IEM Katowice foi novamente para esquecer. Ainda assim, estão em primeiro na ESL Pro League, com vitórias fortes sobre equipas como Astralis ou Virtus.pro. Estão a ser, no entanto, tempos algo complicados para GeT_RiGhT, f0rest e companhia e já não são definitivamente a equipa que eram durante os primeiros tempos de CS:GO, onde varriam tudo aquilo que lhes aparecia pela frente.

IMG_3688
Como vão os NiP jogar já sem allu e com o "rookie" pyth na equipa?

Ninguém sabe muito bem o que esperar pois a "magia" dos NiP pode aparecer a qualquer momento e as coisas mudam de figura rapidamente, honestamente, poderão conseguir a passagem aos playoffs mas terão que ser realmente uma equipa e esperar que os mousesports e especiamente um jogador da equipa Alemã não esteja inspirado. Caso isso aconteça, habemus NiP.

Outra questão será até que ponto é que este line-up irá dar provas nestas grandes competições. É o primeiro major com uma nova equipa e é o primeiro major de pyth. O prodigio Sueco poderá sentir alguma pressão, especialmente numa equipa como os NiP que arrastam sempre uma legião de fãs. Poderá ser até decisivo a sua continuidade na equipa a forma como jogar este major, e secalhar a própria equipa poderá estar em risco se a sua performance não corresponder às expectativas dos próprios jogadores e da organização.

NiKo, NiKo, NiKo… É o nome que precisam de ter em conta nos mousesports. O jovem jogador Bósnio ao serviço dos mousesports tem carregado literalmente a sua equipa nos últimos torneios, ofuscando por completo jogadores como chrisJ que durante algum tempo estavam a ser letais. O problema dos mousesports é mesmo este, a depência de NiKo no seu estado actual, e se ele "não aparece", os mouz vão passar um mau bocado.

O que é certo é que não podemos dizer que eles não tem falta de vontade e certamente estão a treinar forte, pois recentemente anunciaram que vão a Columbus não com apenas 1 treinador, mas sim com dois. Não sei até que ponto é que este inclusão de um segundo treinador indica que a equipa possa estar a ter alguma dificuldade a nível táctico mas não vejo qualquer razão para a inclusão de um segundo treinador.


NiKo, nos mousesports, todos os olhos estão postos nele. (Foto por HLTV.org)

Para além dos mousesports estarem muito pendentes do NiKo, estão pendentes de mapas especificos, como de_mirage ou de_dust2, como se simplesmente não fosse necessário treinar outros mapas. Estas dependências podem custar efectivamente caro aos Alemães que poderão nem conseguir a qualificação para os playoffs.

No que toca aos FlipSid3, vai ser muito dificil para eles fazerem alguma coisa no grupo. Vão começar o primeiro jogo frente aos NiP sendo praticamente GG a sua não passagem no grupo e mesmo com os próprios mousesports (deduzindo que perdem vs LG), vai ser dificil. Ambos encontraram-se a meio do mês de Fevereiro, e em dois bo3, os FlipSid3 não ganharam um único mapa. Aliás, os Ucranianos só tem 1 única vitória num bo3 frente a uma equipa que se encontra afrente deles no ranking da HLTV.org (ocupam actualmente o 15º lugar) e foi contra os Tempo Storm no qualificador que atirou para fora do major os Brasileiros.


markeloff é a estrela maior dos FlipSid3.

Posto isto, parece-me claramente que os FlipSid3 serão a equipa a terminar em último neste grupo, sem quaisquer hipóteses de seguirem para os playoffs ou de garantirem uma vaga no próximo major.

Assim sendo, a minha previsão acaba por ser a seguinte:

  1. Luminosity
  2. NiP
  3. mousesports
  4. FlipSid3

Aproveito para deixar também os mapas mais fortes de cada equipa para todos aqueles que gostam de jogar no limite e apostarem as suas skins durante estes jogos mais importantes:

  • Luminosity: de_mirage e de_cobblestone
  • NiP: de_dust2 e de_inferno
  • mousesports: de_mirage e de_dust2
  • FlipSid3: de_mirage, de_cobblestone e de_inferno

Fica atento ao Fraglíder para veres as previsões dos Grupos B, C e D.

Segue o error no twitter