Ontem lançámos a preview do Grupo A para este major de Counter-Strike: Global Offensive, o primeiro de 2016 e que irá acontecer para a semana, apartir da próxima terça-feira até Domingo. Hoje é tempo de lançar as previsões para o Grupo B, onde está incluída a equipa do jogador Português, Ricardo "fox" Pacheco, os FaZe.

IMG_1446
Mais um grande espectáculo é esperado num recinto de um evento nos Estados Unidos.

Grupo B

FaZe
Team Liquid
fnatic
SPLYCE

A meu ver, é o grupo mais acessível da competição. Penso que haja apenas dois candidatos a duas vagas, FaZe e fnatic, com os Suecos a serem claramente os favoritos a passar em primeiro o grupo, com a equipa de fox a vir atrás. Os Liquid, apesar de jogarem em casa, penso que vão sentir as normais dificuldades que tem vindo a sentir nos jogos online, e os SPLYCE estão na mesma situação que os FlipSid3, ainda que para os Americanos o passeio seja mais curto.

Os fnatic são actualmente, a meu ver, a melhor equipa do mundo e um dos grandes candidatos a vencerem este major. Estão em primeiro no ranking da HLTV.org, e já com 3 majors no bolso, estão a tentar garantir o quarto título, o que parece-me bastante plausível que vá acontecer. Para além de serem a equipa melhor cotada no ranking da HLTV.org, têm também o melhor jogador do mundo de acordo com o mesmo site, olofmeister. A questão aqui não é o olofmeister, mas sim a capacidade de qualquer jogador naquela equipa poder fazer a diferença a qualquer momento.

IMG_5904_edited
Colónia foi onde os fnatic conquistaram o último major. Será que conseguem novamente?

O nível de skill que cada jogador têm naquela equipa, mesmo num dia tão bom, acaba por ser suficiente para as outras equipas que estejam a dar "tudo", e isso sim, faz a diferença. Não é espanto nenhum que os coloque como o primeiro classificado deste grupo, ainda que sempre com o pensamento que num único mapa, as surpresas podem acontecer.

"O curioso caso dos FaZe" é um título de um conhecido filme que facilmente se pode adaptar a esta equipa Europeia. A equipa de fox e companhia surpreendeu todo o mundo no último major ao conseguir alcançar um top4, sendo seed 1 para o primeiro major de 2016.

Estão actualmente cotados com a 11ª melhor equipa do mundo, logo atrás dos NiP, e andam numa montanha russa de resultados. Nos últimos 10 jogos a contar para a ESL Pro League, os FaZe perderam 9 e venceram apenas 1. No último grande torneio offline, a IEM Katowice, a equipa de fox caiu aos pés de EnVyUs, Virtus.pro ou Astralis, o que tendo em conta a recente forma das duas primeiras, percebe-se facilmente como é que os FaZe (mal) andam a jogar.

Portanto, porque raio haveria eu de os colocar como segundo lugar do grupo? Por algumas razões que poderão fazer menos sentido para alguns.

A primeira é que os FaZe foram a primeira equipa Europeia a partir para os Estados Unidos, ainda que das últimas a começar o seu bootcamp até terça-feira. Isto é relevante por causa de uma coisa: jet lag. O jet lag tem um controle enorme no que toca a cansaço e certamente terá sido essa a ideia dos FaZe em partir "cedo" para os Estados Unidos de forma a conseguir combater o jet lag e assim adaptar-se mais rapidamente ao tempo.

IMG_3189
Será que poderemos ter novamente uns FaZe no top4 de um major?

Uma outra razão é que esta equipa dos FaZe tem por hábito jogar bem melhor em majors do que joga online ou noutros torneios, parecendo que todos se transformam em super guerreiros e que todo o seu nível aumenta consideralvemente, sendo que os resultados dizem por si mesmo. Em Cluj – o último major -, a equipa conseguiu meter um mapa aos EnVyUs, que viriam a vencer o torneio, vencer os Virtus.pro num bo3 e vencer 3 mapas aos mouz numa altura em que o NiKo já andava a "partir" cabeças. Em Colónia, meses antes de Cluj, no primeiro major da equipa e na altura como Kinguin, a equipa conseguiu chegar aos playoffs batendo a equipa dos Cloud9, atirando os Americanos para fora dessa fase.

E ainda uma outra razão, ainda que menos factual diga-se, é o facto dos FaZe serem uma das mais conhecidas organizações Norte-Americanas, onde por isso se espera que tenham um grande apoio daquele público, o que poderá certamente ajudar de uma forma mental os jogadores dos FaZe. Portanto, tendo isto em conta, pode-se dizer que os FaZe serão um dos candidatos a passar o grupo e a conseguirem mais uma vez o estatuto de top8 que lhes dará acesso directo ao próximo major.

A incógnita neste grupo acaba por ser os Team Liquid. Recentemente contrataram o s1mple e é verdade que o Ucraniano não tem desiludido mas aqui a questão é que a equipa Norte-Americana fez uma outra troca recentemente e não vai podê-la usar neste major, resumindo, andam a jogar com 2 jogadores, quer nas competições, quer nos treinos.

adreN deu lugar a koosta, um prodigio Norte-Americano, e se koosta também não tem desiludido nos jogos que tem feito pelos Liquid é uma carta fora do baralho para este major, obrigando assim os Liquid a fazerem toda a preparação para este evento com adreN, que segundo vários rumores, foi "posto fora".

IMG_1550
Liquid também terão o factor casa como vantagem.

Ora, como é possível uma equipa preparar-se para uma importante competição como esta quando ultimamente anda a jogar com 2 jogadores? Nas competições online joga com 1 jogador e no treino e preparação para este major, joga com outro? Não sei até que ponto é que isso não poderá afectar os Liquid que honestamente, não me parecem ter calibre para defrontar uns fnatic ou uns FaZe. Talvez com um "super" Hiko e com um "super" s1mple as coisas possam ser diferentes mas estes dois jogadores teriam que ser "super" durante todo o grupo e eventualmente durante toda a semana, o que me parece pouco possível.

Já os SPLYCE foram a surpresa do último qualificador, curiosamente também jogado em solo Norte-Americano. Ainda que tenham jogado relativamente bem, têm uma tremenda falta de experiência em grandes competições visto que todos os seus jogadores nunca participaram numa competição do género. Ainda que tenham experiência a jogar contra equipas do seu país (e todos sabemos que o CS praticado pelos Americanos não é assim grande espingarda), os SPLYCE nunca jogaram contra uma equipa Europeia, pelo menos de forma oficial, e isso pode ter uma palavra a dizer naquilo que os Norte-Americanos poderão fazer.

Assim sendo, a minha previsão acaba por ser a seguinte:

  1. fnatic
  2. FaZe
  3. Team Liquid
  4. SPLYCE

Aproveito para deixar também os mapas mais fortes de cada equipa para todos aqueles que gostam de jogar no limite e apostarem as suas skins durante estes jogos mais importantes:

  • fnatic: de_inferno e de_mirage
  • FaZe: de_dust2, de_cache e de_train
  • Team Liquid: de_cache e de_dust2
  • SPLYCE: de_dust2 e de_mirage 

Fica atento ao Fraglíder para veres as previsões dos Grupos C e D. Para veres a preview do Grupo A, clica aqui.

Segue o error no twitter