Estamos a pouquissímos dias do começo do primeiro major de CS:GO de 2016, o MLG Columbus, e depois de termos lançado as nossas previsões para os grupos A e B, hoje chega a vez de analisar o grupo C. Continua atento ao site do Fraglíder para ficares a par do preview do último grupo, que irá estar disponível amanhã aqui no nosso portal.

IMG_1502
O próximo major está quase a chegar e os fãs estão todos ansiosos.

Grupo C

EnVyUs
Astralis
Gambit
CLG

Começando pelos EnVyUs, eles que são top seed do torneio, fruto da vitória no último major em Cluj-Napoca no ano passado. Ainda assim, não são definitivamente a melhor equipa no torneio mas serão sempre um dos "eternos" candidatos a fazer uma surpresa e a conseguir a vitória final neste torneio.

A equipa Francesa parte para Columbus com uma alteração relativamente recente, com a saída de kioShiMa para dar lugar a DEVIL, um jovem jogador Francês que tem dado cartas nos encontros mais domésticos ou contra equipas menos favoritas a nível Europeu. Para já, tem sido relativamente discreto nos jogos que fez com os EnVyUs mas é na próxima semana que vai começar a "doer" no que toca a jogos a sério.

IMG_3914
Continua a ser uma imagem que poderemos ver no futuro: EnVyUs campeões novamente.

Os EnVyUs, a meu ver, não estão em forma para garantir o primeiro lugar deste grupo mas serão provavelmente uma das duas equipas que vão garantir a passagem aos playoffs. Actualmente os Franceses não estão ao nível dos astralis mas estarão acima ados Gambit e dos CLG. Ainda assim, sendo um bo1, num mapa que possa favorecer melhor os EnVyUs, estes poderão eventualmente conseguir o primeiro lugar do grupo.

Quem deverá estar no topo do grupo serão obviamente os astralis, que actualmente ocupam o top3 das melhores 20 equipas Mundiais (os EnVyUs estão no top5). A equipa Dinamarquesa fez uma super fase de grupos em Katowice, onde foi a única equipa que teve 5 vitórias em 5 jogos no seu grupo, caindo apenas nas meias-finais frente aos campeões fnatic. No torneio seguinte, o Invitational de Barcelona, os astralis venciam os EnVyUs no segundo dia do evento, onde apenas perderiam para uns gigantes G2 e novamente, fnatic na final.

IMG_3187
astralis serão uma séria ameaça aos fnatic neste torneio.

Por fim, no "último" grande torneio offline antes deste major, a Counter Pit League Finals, os Dinamarqueses conseguiram mais uma final, mas, e usando o clássico "chokerino", voltaram a perder, desta vez frente aos Na`Vi. Portanto em suma, em três torneios, temos uma meia-final e duas finais para os astralis que juntamente com uma ou outra equipa, são a real ameaça aos fnatic na luta pela vitória final no torneio.

Já os Russos dos Gambit, são para mim um misto de sensações. O regresso do "deus" Dosia, juntamente com dois nomes do Cazaquistão que podem dar várias dores de cabeça às equipas, mou e AdreN, no entanto a equipa Russa conta com dois "rookies" no que toca a majors, hooch e wayLander. O caso de hooch é um pouco diferente pois ele até está habituado a grandes palcos, fruto do seu passado no 1.6 e em equipas como Moscow Five mas wayLander (ainda que Finlandês) poderá sentir a normal pressão em actuar num grande torneio e para um grande público.

Dosia e os seus Gambit espreitam uma surpresa neste grupo. (Foto por HLTV.org)

Ainda assim, penso que os Gambit são equipa para ficar em 3º lugar no grupo, na frente dos Americanos dos CLG e eventualmente, com o tal factor bo1 em mente, fazer uma gracinha. Duvido que seja no primeiro jogo, pois os Russos terão pela frente os astralis mas apanhando uns EnVyUs num dia não, poderão mesmo conseguir essa passagem. No entanto, teriam sempre que jogar o decider que seria um bo3 e vencer os EnVyUs num bo3… não é para todos. Um facto interessante nos Gambit é que são a única equipa que actualmente não está dentro do top20 das melhores equipas do mundo para a HLTV.org, entre todas as equipas que estão a participar neste major. Será isso um indicador de algo? A ver vamos o que é que Dosia e companhia podem fazer.

Finalmente os Counter Logic Gaming. Confesso, não sou grande fã da equipa e se reconheço que o tarik por exemplo seja um jogador de topo no cenário Norte-Americano, penso que o resto da equipa é um beco sem saída, hopeless. Ocupam actualmente a ante-penúltima posição na ESL Pro League Norte-Americana atrás de equipas como os SPLYCE ou WinterFox. Não se compreende como é que uma organização com tantos recursos financeiros como os CLG tem uma equipa destas e que tantas e outras desilusões tem dado aos seus fãs nos mais variados torneios.

Só para dar um outro facto, todo o top10 do ranking da HLTV.org para as melhores equipas, não tem qualquer equipa Norte-Americana, excluindo os próprios Luminosity que são Brasileiros, mesmo jogando contra equipas Americanas. A primeira equipa Norte-Americana a aparecer no ranking são os Cloud9 em 13º, só logo depois aparecem os CLG em 14º. Mais curioso é a presença dos Tempo Storm em 12º, eles que não se qualificaram para este major às custas dos FlipSid3.

IMG_1599
hazed e os CLG estão sob uma enorme pressão em conseguir um bom resultado.

São, na minha opinião, a equipa mais fraca do grupo, sendo que a única vantagem que terão no grupo em relação a todas as outras equipas é que estarão obviamente a jogar em casa. Portanto, não vão sofrer de jet lags e afins, e estou curioso para ver qual será o futuro da equipa depois de mais uma péssima prestação neste major. O problema aquip não é a qualidade das equipas Norte-Americanas, parece que o problema acaba por ser mais psicológico e a prova disso são precisamente as duas equipas Brasileiras que estão nos Estados Unidos a jogarem contra equipas Norte-Americanas.

Se os LG e os Tempo Storm conseguem evoluir e baterem-se taco a taco contra as melhores equipas Europeias, sitio onde está o melhor CS, porque raio é que os Norte-Americanos jogando contra as mesmas equipas, não conseguem os mesmos resultados? Mais, como é que os Brasileiros com os poucos recursos que têm a nível de organização (são dos que menos recebem entre todas as equipas), conseguem fazer mais que powerhouses dominantes como Cloud9, CLG ou TSM? Algo está errado.

Assim sendo, a minha previsão acaba por ser a seguinte:

  1. EnVyUs
  2. Astralis
  3. Gambit
  4. CLG

Aproveito para deixar também os mapas (estatiscamente) mais fortes de cada equipa para todos aqueles que gostam de jogar no limite e apostarem as suas skins durante estes jogos mais importantes:

  • EnVyUs: de_cache e de_inferno
  • Gambit: de_cache e de_cobblestone
  • Astralis: de_mirage e de_overpass
  • CLG: de_mirage, de_cobblestone e de_cache

Fica atento ao Fraglíder para veres a previsão do último grupo da competição, o D. Para veres a preview do Grupo A, clica aqui, para veres a do Grupo B, clica aqui.

Segue o error no twitter