Começa já amanhã o primeiro major de Counter-Strike: Global Offensive em 2016 e hoje chegamos ao fim dos nossos previews. Ao longo desta semana e da semana passada, apresentámos as nossas previsões daquilo que poderá ser a fase de grupos deste torneio. Se ainda não as viste, vê o final desta preview e tens lá todos os links para as previews anteriores. O primeiro jogo do major irá começar amanhã pelas 15h00, por isso fica atento ao nosso portal para toda a informação deste evento.

IMG_1479
A febre do Counter-Strike chega novamente amanhã a todo o gás!

Grupo D

Natus Vincere
Cloud9
Virtus.pro
G2

Claramente o "grupo da morte" neste major. 3 equipas que estão dentro do top10 do ranking das melhores equipas da HLTV.org – Na`Vi, Cloud9 e Virtus.pro -, com os próprios Cloud9 a estarem quase ali a bater na porta, estando em 12º. Portanto, o que poderá acontecer quando tens 4 equipas que potencialmente tem valor para estar nos playoffs mas que apenas 2 podem passar?

Os Na`Vi serão a equipa melhor colocada para conseguir uma das vagas. Ocupam actualmente a 2º posição do ranking da HLTV.org e a sua performance tem vindo a ficar consistemente melhor, muito às custas de um homem: GuardiaN. O Eslovaco tem feito jogos impressionantes e a consistência do resto da equipa tem vindo a subir praticamente em flecha desde o final do ano passado.

IMG_1553
Na`Vi são candidatos a vencer o grupo e provavelmente a competição.

Desde o inicio do mês de Março que os Na`Vi só perderam 1 único bo3, para os Brasileiros dos Luminosity e tem vitórias consistentes contra astralis, EnVyUs, NiP ou Virtus.pro. São claramente A equipa que tem a obrigação de conseguir uma das vagas e tendo o seu primeiro jogo contra os Cloud9, estará numa posição vantajosa para conseguir isso mesmo.

Se o GuardiaN chegar a Columbus com a forma que tem vindo a apresentar actualmente com a sua AWP, vai ser muito mas muito complicado para as restantes equipas, não só no grupo, mas a nível geral no torneio.

Talvez a minha principal indecisão em todas as previews que fiz até agora, escolher entre duas equipas de topo e dizer qual será a que irá conseguir a passagem. Optei pelos G2 pela mais recente forma que têm vindo a apresentar, especialmente nestes últimos dois meses. Mesmo que os G2 estejam atrás dos Virtus.pro no ranking da HLTV.org, os jogos falam por si: vitórias contra EnVyUs (2-0), contra Virtus.pro, contra FaZe ou contra astralis.

A equipa Francesa esteve 1 semana em bootcamp em solo Francês e tal como grande parte das equipa Europeias, só ontem partiu para Columbus e isto pode ser vantajoso como também pode ser o contrário: se em termos de treino eles treinaram certamente contra equipas de um maior skill, como são as equipas Europeias, já não conseguem "lutar" contra o jet-lag devido há pouca habituação dos jogos à diferença do fuso horário. Isto aplica-se aos G2 como a grande parte das equipas que foram apenas ontem (Domingo) para os Estados Unidos.

IMG_9667
Temos visto um RpK a voltar à sua forma antiga. Conseguirão os G2 chegar aos playoffs?

Se os G2 conseguem vencer directamente os Virtus.pro? Bom, o primeiro jogo será entre ambos e será num bo1, portanto, é um 50%-50% aqui. No último jogo que se defrontaram directamente, acabou 1-1 mas com as coisas a penderem um pouco mais para o lado dos G2, 14-16 para os Virtus.pro em de_train e 16-6 para os G2 em de_overpass, portanto, poderão ter uma pequenissíma vantagem se o mapa lhes for favorável. Qualquer que seja o "outcome" deste jogo, muito provavelmente ambas as equipas se vão defrontar no decider do grupo e aí num bo3, as coisas são um pouco diferentes.

Portanto, porque é que fui para os G2 em vez dos Virtus.pro? Já tiveram aquela sensação de uma grande equipa, recheada de grandes nomes, mas que num momento actual não anda a jogar praticamente nada mas que de um momento para o outro, tem também aquela magia que pode virar tudo? São os Virtus.pro.

Só para dar uma pequena noção do mau momento dos Virtus.pro, a equipa Polaca encontra-se em sério risco de "descer de divisão" na ESL Pro League fruto do último lugar do grupo que ocupam actualmente, com o histórico de 2 vitórias e 14 (!!) derrotas. Pormenor interessante é o facto dos G2 estarem em 4º na mesma competição com 12-6.

IMG_9813
Será que pasha e a sua equipa irá ultrapassar esta fase menos boa em Columbus?

Ninguém sabe muito bem o que se passa actualmente com a equipa dos Virtus.pro nestes últimos torneios. Na Counter Pit League, os Polacos defrontaram os "modestos" Immunity da Austrália e sentiram algumas dificuldades em derrotar os Kangaroos (duplo 16-11) e viriam a perder para os Na`Vi no jogo seguinte. Na IEM de Katowice, "sobreviveram" aos grupos ao conseguirem a classificação na última vaga do grupo (3º lugar) com derrotas frente aos astralis e Tempo Storm, seriam eliminados na primeira ronda dos playoffs frente aos fnatic.

Posto isto, é claro que os Virtus.pro partem para os Estados Unidos em clara baixa de forma e se essa baixa de forma continuar em Columbus, vai ser muito complicado conseguirem a passagem aos playoffs. Mas lá está, a tal "magia" que podem ter de um momento para o outro, poderá ajudar a que sejam "carregados" até aos playoffs e continuem a ser uma das equipas lendárias dos majors. Penso que este grupo não será de todo propício a que isso aconteça.

O meu sentimento em relação aos Cloud9 é muito semelhante ao que disse sobre os CLG. Já são uma das maiores organizações a nível mundial e no entanto esta mesma equipa teve que passar pelo qualificador final da MLG Columbus, onde de resto os G2 também o fizeram. Aqui a questão acaba por ser que, enquanto os G2 passaram em primeiro lugar no seu grupo, os Cloud9 estiveram por várias vezes com um pé fora deste major. Perderam o primeiro jogo frente aos Gambit, no 1º jogo da Lower Bracket venceram apenas por 16-13 os dignitas e no último jogo decisivo do grupo, viram-se "gregos" para vencerem frente aos Renegades (16-14 e 19-16).

IMG_9689
Será que o público Norte-Americano conseguirá "salvar" os conterrâneos Cloud9?

O que se pode esperar daquela que poderá ser considerada a melhor equipa Norte-Americana? O que se pode dizer de uma equipa que tem acesso a variadissimos recursos da sua organização e que continua, sistematicamente, a ter resultados medíocres? Lá está, voltamos à questão da mentalidade Norte-Americana.

Serão, na teoria, a equipa mais fraca do grupo tendo em conta que no primeiro jogo vão defrontar os Na`Vi. Não será um bom jogo de estreia para Stewie2K, que até aqui nunca tinha jogado um major, e tendo em conta o momento de forma excelente dos Na`Vi, nem será bom ver como será o primeiro jogo dos Americanos.

Assim sendo, a minha previsão acaba por ser a seguinte:

  1. Natus Vincere
  2. G2
  3. Virtus.pro
  4. Cloud9

Aproveito para deixar também os mapas (estatiscamente) mais fortes de cada equipa para todos aqueles que gostam de jogar no limite e apostarem as suas skins durante estes jogos mais importantes:

  • Natus Vincere: de_mirage e de_dust2
  • G2: de_train e de_inferno
  • Virtus.pro: de_mirage, de_cache e de_inferno
  • Cloud9: de_cache e de_dust2

Espero que tenhas gostado de todas as previews deste major. Em baixo tens os links para as restantes 3 previews dos outros grupos:

Segue o error no twitter