Depois de um número recorde de inscrições e check-ins no qualificador Português para a xfunction Masters, o torneio começou com alguns problemas que impediram várias equipas de realizarem os seus jogos em condições, acabando por serem eliminadas do torneio.

122 equipas inscreveram-se para participarem no qualificador Português da xfunction Masters e muitas destas equipas inscreveram mais que cinco elementos nas suas equipas. Apesar da plataforma da FACEIT permitir essa inscrição até 7 jogadores, a xfunction começou a receber queixas que as equipas não conseguiam usar e/ou escolher os 5 jogadores para os seus jogos. Como consequência, os jogos começaram a ser fechados com as equipas a não conseguirem sequer fazer entrar todos os jogadores no servidor e assim a serem "automaticamente" eliminadas da competição.

Em reunião com o staff da FACEIT, a xfunction soube que não seria possível voltar atrás nos jogos, tendo em conta que houve jogos realizados sem qualquer tipo de problema entre equipas que tinham anteriormente garantido uma vitória sem terem jogado em condições contra a equipa adversária. Assim sendo, a xfunction decidiu continuar o torneio tal como está mas irá durante a próxima semana realizar um outro qualificador para a comunidade.

Em comunicado anunciado ao Fraglíder, a xfunction admite o erro na questão dos substitutos dentro da plataforma da FACEIT e reforça o seu pedido de desculpas perante a comunidade nesse sentido. No entanto, e para não deixar a mesma desiludida, irá realizar um novo qualificador na FACEIT durante a próxima semana, com os mesmos prémios e ainda com a particularidade de dar mais 2 vagas às equipas que forem finalistas, ou seja, em vez das 2 vagas designadas inicialmente para o torneio principal, serão agora 4 as vagas destinadas às equipas Portuguesas no torneio principal a começar no próximo dia 20.

As equipas que tiveram problemas neste primeiro qualificador, poderão já inscrever-se no qualificador da próxima semana, que será realizado entre os dias 15 e 17 (quarta, quinta e sexta-feira), com os horários a serem entre as 21h e 23h. A única restrição e alteração em relação ao primeiro qualificador é que as equipas apenas poderão inscrever 5 jogadores, sendo que esse 5 fará todo o torneio, sem possibilidades de alterações.

A inscrição no próximo qualificador pode ser feita aqui. Eis os horários detalhados para os dias 15, 16 e 17:

  • Check-in: Quarta-Feira, dia 15, 20h
  • Ronda 128: Quarta-Feira, dia 15, 21h (bo1)
  • Ronda 64: Quarta-Feira, dia 15, 22h (bo1)
  • Ronda 32: Quarta-Feira, dia 15, 23h (bo1)
  • Ronda 16: Quinta-Feira, dia 16, 21h (bo1)
  • Quartos-Final: Quinta-Feira, 16, 22h (bo1)
  • Semi-Final: Sexta-Feira, dia 17, 20h (bo3)
  • Semi-Final: Sexta-Feira, dia 17, 22h (bo3)

O próximo qualificador terá também os mesmos prémios, sendo eles os seguintes:

  1. 5,000 pontos FACEIT + Vaga no torneio principal
  2. 3,000 pontos FACEIT + Vaga no torneio principal
  3. 1,000 pontos FACEIT
  4. 1,000 pontos FACEIT

Tal como o primeiro qualificador, o Fraglíder irá acompanhar o segundo qualificador a fundo apartir da ronda de 16, dando algum destaque aos jogos mais relevantes no seu scoreboard nas rondas anteriores.