Um dos 3 grandes do futebol em Portugal, o Sporting Clube de Portugal, irá ainda este mês abrir uma secção de eSports, indo assim ao encontro de outros clubes Internacionais tais como Manchester City, Valência, Schalke 04 ou West Ham, que já entraram na indústria.

A atenção por parte dos maiores clubes de futebol nos eSports não é de agora e recentemente temos vistos anúncios atrás de anúncios por parte de alguns clubes conhecidos a nível Europeu, tais como a entrada do Schalke 04 no FIFA e no League of Legends, ou como o West Ham ou Manchester City no FIFA.

FIFA ou PES são duas das plataformas mais desejas para os clubes de futebol entrarem, pois obviamente estão relacionados com o maior desporto mas no caso de vários clubes Europeus, jogos como League of Legends estão também no horizonte. Já Counter-Strike, é para já um tema sensível face a toda a questão de violência e armas que envolve o jogo mas os clubes não negam que é um "mercado interessante".

Sporting Clube de Portugal com olhos no futebol virtual.

O primeiro clube Português a entrar nessa "elite" dos eSports é o Sporting Clube de Portugal. É esperado que o anúncio oficial seja feito ainda este mês, não havendo uma data exacta para esse anúncio. Tal como todas as modalidades que são apresentadas no Sporting, o clube dará a noticia através de uma conferência de impreensa, tal como aliás é semelhante aos outros clubes Europeus. Para além de ter jogadores no clube, os "leões" estarão ainda com bastante interesse em organizar vários torneios de futebol virtual um pouco por todo o país.

O clube Leonino irá começar para já com uma secção de FIFA mas já andou a sondar a possibilidade de ter uma equipa de League of Legends, tendo aliás várias equipas sido sondadas nesse sentido, ainda que sem qualquer confirmação.

O Fraglíder sabe que o projecto será liderado por Guilherme Fraga – ex-responsável pelos Copenhagen Wolves – e por Márcio Figueiredo, fundador dos SteelShock.

Recentemente o Sporting associou-se à liga Playstation, uma liga que é jogada a nível Nacional e que teve a final Nacional no último ano no Centro Comercial Colombo, sendo agora definitivo a sua entrada nos eSports com uma equipa e staff próprio.

O Sporting Clube de Portugal é considerado um dos três grandes do futebol Português, tendo ficado em 2º lugar na última liga NOS, a 1 ponto do tri-campeão Benfica.