Surgiu hoje durante a madrugada uma suposta carta enviada pela Valve a vários sites de gambling a nível mundial, exigindo que estes e num prazo máximo de 10 dias, encerrassem os seus negócios.

A Valve já tinha avisado durante a semana passada que iria fazer alterações massivas no que toca aos items que são trocados e apostados usando os chamados "bots" da Steam, alertando que iria acabar de imediato com essas contas pois estaria a ir contra os regulamentos da Steam. Desde então vários sites de gambling foram fechando portas com medo de várias repercussões que podessem vir a ter por parte da Valve, mas outros foram continuando o seu negócio até ao possível contacto da Valve.

Durante a noite de ontem, surgiu no reddit uma suposta carta enviada a vários sites de gambling que dava conta da exigência da parte da Valve em que estes encerrem por completo os seus negócios num prazo de 10 dias. A Valve afirma nessa carta que estes negócios não vão ao encontro das condições da Steam, obrigando assim a uma rápida mudança nesse sentido.

Muitos acreditavam que a carta não seria legitima mas uma confirmação por parte do conhecido jornalista Richard Lewis, colocou toda a comunidade de alerta tendo em conta que na lista de sites visados na carta, constam sites como o CSGOLounge ou o CSGOfast.

Se no caso do CSGOfast e semelhantes a comunidade parece não se importar muito, já na inclusão do CSGOLounge toda a comunidade parece discordar e acreditar que terá um grande impacto nas visualizações de vários torneios, com especial incidência nos torneios mais pequenos e com equipas menos conhecidas.

O Fraglíder foi ao encontro de Hélder "hldr" Lopes, o responsável máximo pela xfunction – empresa que organiza eventos de Counter-Strike em Portugal -, para saber de que forma é que o encerramento do CSGOLounge poderá afectar os torneios organizados pela xfunction.

"Com o encerramento do CSGOLounge penso que não só os torneios serão afectados, mas também muitas organizações que tinham uma boa visiblidade.

Agora os torneios da xfunction vão sofrer uma grande quebra em termos de espectadores, mas esse problema irá afectar não só a xfunction mas todas as organizaões de torneios que ainda não tem um nome forte lá fora.

Nós já faziamos torneios antes do CSGOLounge e sempre sobrevivemos, portanto é uma questao de adaptação. Se é mau? Sim é e muito, até porque as equipas mais pequenas terão uma exposição bem menor. Em vez do nome da tua organização estar exposto para 5 ou 6 mil pessoas, está so para 200 ou 300.

Nao é o fim do mundo, mas não é de todo muito bom."
 

Resta saber como será o futuro do Counter-Strike: Global Offensive, não só em Portugal mas a nível mundial, com esta decisão tomada pela Valve, no sentido de ver se irá ou não afectar o crescimento do jogo e o seu número de visualizações nos mais variados torneios existentes na comunidade.