A organização da Electronic Sports World Convention (ESWC) confirmou hoje que Portugal terá um qualificador Nacional para a competição, indo assim ao encontro daquilo que o FRAGlíder tinha anunciado ainda esta semana.

A competição da ESWC este ano irá ter 32 equipas de vários países, onde estas vão lutar pelos 75 mil dólares que a organização anunciou hoje, disponíveis para o torneio de Counter-Strike: Global Offensive Masculino. Apesar de ter anunciado a totalidade dos prémios em jogo, a ESWC não anunciou como vão ser distribuídos no torneio.

Para além do prémio, a organização da ESWC confirmou hoje que Portugal terá pelo menos direito a uma vaga, com a organização do qualificador Nacional a ser feita pela xfunction. No entanto, Portugal poderá ter mais uma ou duas vagas, isto porque, um outro qualificador online foi destinado a vários países, onde Portugal se encontra.

Portugal poderá ter 3 equipas de CS:GO na final mundial da ESWC.

Os seguintes países: Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Liechtenstein, Luxemburgo, Mónaco, Holanda, Suiça, Reino Unido, Malta, São Marino, Andorra, Irlanda, Espanha, Itália e obviamente Portugal, vão poder participar no qualificador destino às equipas mais a ocidente do continente Europeu. As duas equipas finalistas deste qualificador apuram-se para a final mundial, onde no entanto terão que acartar com todos os custos de viagem e alojamento para estarem presentes em Paris, ao contrário do qualificador offline onde o vencedor terá tudo pago pela organização da xfunction.

O qualificador online irá realizar entre os dias 10 e 12 de Setembro e será totalmente gratuito. As equipas interessadas em participar, deverão fazer a sua inscrição aqui.

Ainda não há datas para a qualificação Nacional mas existe toda a certeza que toda a qualificação Portuguesa será feita offline, ainda sem local definido. De recordar que a final mundial realizar-se entre os dias 27 e 31 de Outubro, devendo então o qualificador Português realizar-se durante o mês de Setembro e o inicio de Outubro.