A StarLadder, organização que será responsável pelos qualificadores da WESG, anunciou hoje os qualificadores Europeus para a competição, onde Portugal e Espanha terão um qualificador próprio para participarem.

A World Electronic Sports Games (WESG) surgiu na China e desde então ganhou força, sendo já de apelidada como a nova World Cyber Games. Tem sido a StarLadder (SLTV) a fazer os qualificadores um pouco por todas as regiões, sendo que os qualificadores Europeus foram finalmente anunciados. A Europa foi dividida em 15 qualificadores, com os maiores países do Counter-Strike a terem o seu próprio qualificador. Portugal foi englobado com Espanhada e assim sendo a península Ibérica terá 1 vaga para as finais regionais.

Cada região terá a sua vaga, sendo que França, Suécia, Polónia e Rússia, terão 2 vagas por qualificador, enquanto o resto terá apenas 1.

A única particularidade destes qualidades é a obrigação das equipas serem totalmente dos países de onde estão a jogar, ou seja, uma equipa Portuguesa terá que ter 5 jogadores de Nacionalidade Portuguesa. As equipas poderão ter no entando jogadores a viverem no estrangeiro, mas terão sempre que ter Nacionalidade Portuguesa.

No caso Português, o vencedor do qualificador, seja ele Português ou Espanhol, irá apurar-se para as finais regionais que serão em Kiev entre 6 e 9 de Outubro, sendo que 8 entre as 20 equipas representadas nas finais regionais, passam às finais mundiais. O qualificador Ibérico será no dia 15 de Setembro, a começar por volta das 16h e está limitado a 256 equipas.

As equipas Portuguesas interessadas em participar neste qualificador Ibérico, poderão fazê-lo aqui.