Tem sido uma tendência neste último ano com vários clubes de futebol a entrarem finalmente no mundo dos desportos electrónicos. Portugal não foi excepção e o Sporting Clube de Portugal foi o primeiro a dar esse passo, entretanto seguido pelo SC Farense. Mas num mundo onde Valencia, Manchester City ou Schalke 04 já estão presentes, hoje chega a noticia que os grandes colossos Europeus como o Bayern de Munique, Real Madrid ou PSG poderão estar também a um pequeno passo de entrarem nos eSports.

A noticia é avançada pelo eSportsObserver que publica que o FIFA Interactive World Cup 2017 terá a presença de vários clubes de futebol como equipas de eSports. Serão 12 as equipas que irão à partida jogar nesta competição, onde está desde já confirmada a presença do Sporting Clube de Portugal entre esse lote de equipas. A par do Sporting, West Ham, Valencia, Manchester City, Wolfsburgo e Schalke 06 completam o lote de 6 equipas que já se encontram confirmadas, faltando assim as outras 6.


Terá o próximo FIWC uma vertente clubística?

E dentro dessas 6 equipas por confirmar vemos equipas como Bayern de Munique, Génova, PSG, PSV Eindhoven, Real Madrid e ainda uma equipa Wildcard. Oficialmente nenhuma destas 5 equipas confirmou a sua entrada nos eSports e na apresentação oficial do FIWC 2017 estas aparecem como "equipas por confirmar".

O que é certo é que a conhecida competição de FIFA sofreu um acréscimo substancial no seu prémio final, passando de 20 mil para 200 mil dólares para o vencedor, o que terá ajudado certamente a que os grandes colossos do futebol comecem definitivamente a olhar para o futebol virtual como um desporto.

De relembrar que Portugal já foi campeão do mundo no FIFA Interactive World Cup precisamente com Francisco "Quinzas" Cruz em 2011 – actual jogador do Sporting e na altura com 16 anos – depois de bater na final o seu oponente Colombiano por uns expressivos 4-1.