Com a final mundial da eSports World Convention (ESWC) a aproximar-se a passos largos, o FRAGlíder foi ao encontro do jogador dos FTW.G2A, Nuno "BhT-" Silva, para percebermos um pouco melhor o contexto em que foi recebido o convite para esta final mundial, após uma excelente prestação em Braga, e quais os objetivos da equipa para a competição.

 
Sendo algo pouco comum, nesta edição da ESWC teremos duas equipas Portuguesas em prova na final mundial, com os FTW por receberem um convite por parte da organização para estarem na final mundial. Como se desenrolou este processo e como foi recebida a notícia por parte da equipa depois de uma excelente performance em Braga onde surpreenderam muitos daqueles que acompanhavam o torneio ao chegar até à final?

Boa tarde, todos na equipa fomos apanhados de surpresa. Depois do evento, em privad, falámos na brincadeira que seria tão bom que o segundo lugar conseguisse um slot mas sempre achámos que isso não seria uma realidade.

Na segunda feira de manhã recebi um telefonema, onde a organização me informou que tinhamos recebido a vaga extra que havia sido atribuída a Portugal. Claro que a partir desse momento a notícia foi recebida por toda a equipa com muita festa e como sendo o concretizar de um sonho impossível.

Começando por um dos pontos mais específicos da equipa dos FTW.G2A, depois de terem alcançado a final do qualificador nacional com o Kronus a actuar como stand-in no lugar do wh1tE, qual será o lineup que irão apresentar em França?

O lineup que irá a França será com o wh1tE, todos na equipa conversámos depois do evento e todos agradecemos do fundo do coração ao Kronus, no entanto, antes do evento demos a nossa palavra ao wh1tE que seria ele a jogar com a equipa aconteça o que acontecer. Apesar do evento ter sido de sonho, decidimos manter a nossa palavra que a nosso ver tem que significar algo e desta maneira mantemos isso. Acreditamos a 200% no wh1tE, da mesma maneira que o Kronus nos ajudou imenso, nós sabemos que o wh1tE irá fazer o mesmo.

Depois de terem partido para a final nacional com o claro objectivo de ganharem experiência e sem qualquer preparação especial, como foi referido pelo derps, podemos esperar a mesma receita para esta final mundial ou pelo contrário teremos desta feita uns FTW.G2A com a fasquia mais elevada à partida?

Para este evento toda a mentalidade irá manter-se exactamente igual. Temos completa noção de quem somos e do que jogamos, não podemos entrar em egos exagerados nem em ideias loucas! Chegámos onde chegámos com humildade e a jogar tudo como uma final, a dar tudo e com um estilo que muitos chamariam “demasiado arriscado” e será pelo mesmo caminho que vamos à ESWC. Para aprender e jogar todos os jogos como uma final. Não podemos ser diferentes.
 


As equipas de BhT- e fox vão representar Portugal na final da ESWC
O facto de terem encarado os jogos sem qualquer tipo de pressão nos ombros acabou por ajudar às boas performances que vimos por parte de vários membros da equipa em Braga? Tens algum receio que uma maior exigência possa ter o efeito contrário?

Sim, mas isso tem sido bastante falado por nós todos os dias e é algo que todos temos como prioridade. Não podem existir ilusões, nem ideias muito exageradas. Felizmente conversamos todos os dias e temos mantido os egos baixos e muita humildade perante toda esta experiencia que se avizinha.

Relativamente aos grupos, com o sorteio a ditar que terão pela frente no grupo D os ALTERNATE aTTaX, os Tricked e os FIVE, quais são as expectativas iniciais para esta fase da competição e como analisas cada uma das equipas?

Começando pelos ALTERNATE, estamos a falar de uma equipa que se qualificou para a ELEAGUE eliminando os GODSENT. Serão o nosso primeiro adversário e sabemos que eles vão jogar sem receio e para acabar o jogo o mais rapido possível. Vai ser um jogo não só de introdução mas também de muita aprendizagem.

Os Tricked são uma equipa que atingiram a final do torneio da xfunction e sabemos o que esperar deles, apesar de uma equipa um nível abaixo dos ALTERNATE, não serão fáceis de bater. No entanto, achamos que se entrarmos bem e conseguirmos encaixar algumas rondas chave podemos criar problemas e proporcionar um jogo equilibrado.

Por fim temos a equipa Chinesa dos Team Five que apesar de não serem muito conhecidos, eliminaram os VG.CyberZen e isso não é um feito pequeno (de todo). Vamos com conhecimento reduzido daquilo que eles podem apresentar mas atentos.

Em todos os jogos a nossa mentalidade será igual ao torneio em Portugal, entrar rápido no jogo e explodir cedo em todas as oportunidades que os adversários nos oferecerem.

Como será a vossa preparação para a competição nos próximos dias e até à data do evento?

Temos jogado todos os dias online durante a noite de modo a aumentar um pouco o nosso nivel táctico e para corrigir pequenas falhas que notamos no nosso jogo. Vamos ter o qualificador do torneio do SCP pelo caminho e para além disso todos os jogadores individualmente estão a tentar afinar o melhor possivel o aim para que possamos tentar surpreender. Infelizmente não temos capacidade horária para um bootcamp (universidade e trabalho) mas temos que fazer o que podemos com o que temos.
 


O fiel Inácio também deverá ir a Paris, ele que é presença assídua na stream do jogador Português.
Qual a tua expectativa em relação à participação da outra equipa Portuguesa em prova, os K1CK Oldschool e em jeito de previsão que equipas apontas para o TOP3 final da competição?

Os K1CK Oldschool são uma equipa fortissima e que esteve num evento internacional recentemente, o que lhes irá criar rotinas e dar a experiência necessária para conseguirem superar o grupo. Daí em diante será mais complicado mas estamos a falar de uma equipa recheada de talento individual e que a qualquer instante consegue virar o rumo de uma ronda, e isso será chave para eles.

A nível de top3 do evento acredito nuns Space Soldiers, Kinguin e Heroic a lutar pelo ouro com uma ou outra equipa como os Gambit a tentarem roubar um lugar no pódio.

Desde já obrigado pelo tempo dispensado e boa sorte para a participação na final da ESWC, algum comentário final que gostarias de deixar?

Muito obrigado, e gostaria de deixar um obrigado ao Kronus, à For The Win pelo apoio durante estas semanas que antecipam o evento e claro a quem nos apoia em todos os streams (de jogos ou pessoais). Muito obrigado à equipa pois sem eles nada disto seria possivel, abr, wh1tE, wrecky, derps e claro ao Mutes e à Marcia pela paciência e força.
 

 
A cobertura da final da ESWC por parte da FRAGlíder irá continuar já nos próximos dias, com mais novidades.