A Grande Final da LPLOL é já amanhã e o FRAGlíder pretende fazer algumas entrevistas com as equipas para vos trazer o ponto de vista dos intervenientes. Fomos então falar com António Pedro "Fintinhas" Lisboa, coach dos recém finalistas, Alientech. Deixamos-te então com o teor desta conversa.


Como foi a vossa preparação para esta Grande Final da LPLOL?

A preparação foi semelhante a todas as outras, um pouco no rescaldo da LGW. Ver o que correu mal, preparar melhor o patch porque tivemos pouco tempo para prepara-lo para a LGW. até porque uma das conclusões que retirámos da LGW e da própria derrota com os FTW foi que eles perceberam melhor o patch do que nós e isso contribuiu muito para a vitória deles. De resto, foi normal, tivemos o bootcamp, que é sempre muito bom e focamo-nos em ajustar detalhes.

Sobre os jogo dos Doxa, afirmou-se que vocês deram um outdraft, que comentários teces sobre esta situação em particular e sobre o jogo?

Eu não acredito muito nos drafts, percebo que no fim dos jogos e quando se vai analisar se fale bastante disso já que é talvez dos pontos fáceis de avaliar porém não sou grande crente em outdrafts. Claro que percebo se um draft sai melhor a uma ou outra equipa contudo nem sempre a percepção de fora é o mais importante. Por exemplo, aquilo que te pode parecer um matchup desfavorável, na verdade pode ser positivo devido à forma como essa equipa joga com essa composição em específico. Depende muito.

Em relação ao nosso jogo com os Doxa, nãoa chei que tivessemos dado grande outdraft em qualquer jogo. Como estávamos a jogar um patch novo e nunca os tinhamos defrontado neste patch, focamo-nos em banir coisas que achavamos que eles eram fortes e pickar algo que nos sentissemos confortáveis. Era a primeira série e era importante ganhar aquele primeiro jogo para nos mantermos focados. O que ganha o jogo não é o draft, são os jogadores! Por muito que tenhas um matchup desfavorável, o melhor jogador vencerá a maior parte das vezes se estiver confortável com o que está a jogar!

Fala-nos agora um pouco sobre o jogo com os FTW e em particular a pick do Ziggs na Top Lane.

A pick do Ziggs já é bastante famosa para nósl. O ano passado, com este lineup, jogamos uma LPLOL inteira onde eramos reconhecidos por jogar out range comps, ou seja, composições muito fortes à distância, e uma grande parte dessas composições eram o Ziggs Top, onde o Fearless se sente muito confortável. Voltamos à história dos drafts, até pode não ser favorável em termos de matchups mas se um jogador sabe como utiliza-lo e se a equipa consegue fazer disso um ponto forte, então é bom. E no nosso caso, acreditavamos que os FTW iam jogar algo à volta de uma siege comp (composições fortes em destruir torres), o que acabou por se confirmar. O Ivern, que eles nos ganharam na LGW, era esperado por nós. E quando ela falava à pouco da melhor interpretação do patch na LGW, era especificamente desta comp que eles souberam por em prática e que nós, de certa forma, aproveitamos para o segundo jogo de ontem. Há que saber dár mérito aos outros e aprender com eles (risos).

Voltando ao assunto, a pick do Ziggs era algo que, pelo menos no passado estavamos muito confortáveis e decidimos experimentar durante os treinos devido ao que conheciamos dos FTW. Acabou por correr muito bem e depois de vencer o primeiro jogo, o segundo já foi muito diferente, devido a todo o ambiente que se criou à volta dos FTW com o ban do Kyuuga, com a questão do Define, e aquele primeiro jogo foi uma machadada na pouca confiança que os FTW poderiam ter para a série. O segundo, conseguindo roubar o Ivern, consideramos que tinhamos vantagem para o jogo. Em suma, acho que foi uma série mais fácil do que se os For The Win se encontrassem na máxima força.

Fintinhas: "O que não falta por aí são histórias de grandes vilões que acabam por cair!"
Quais são os principais pontos fortes da tua equipa para amanhã?

Acho que, particularmente no início do jogo, somos bastante fortes. Temos jogadores que sabem jogar a laning phase muito bem e , especialmente considerando que os k1ck estarão com um mid laner que não é habitual, provavelmente temos a melhor laning phase em Portugal. Em relação ao jogo em si, se isso nos faz ganhar a série ou não… Na LGW, ambas as séries foram muito equilibradas por exemplo, terminando 2-1. Acho que para este evento as equipas têm mais conhecimento do patch, ninguem estava na máxima força, ora por alterações no caso dos k1ck, ora por falta de conhecimento do patch, ora porque, no caso dos FTW, tinham imensos jogos seguidos devido ao formato Gauntlet, que apesar de ser um formato que já conhecemos, é sempre difícil para quem tem de fazer vários jogos seguidos.

Com todas as equipas em dificuldades, mesmo que em dificuldades muito diferentes, acabaram por ser jogos bastante renhidos. Para esta em particular, à partida somos favoritos porém acho que é quase como que uma maçã envenenada, já que as pessoas so nos acham favoritas devido às dificuldades pelas quais as outras equipas têm vindo a passar. No geral, não por nós estarmos muito mais fortes mas porque os outros estão mais débeis. O que, para quem está deste lado, ficamos sempre um bocadinho apreensivos quando ouvimos este "falso favoritismo". Veem-nos quase que como o melhor de todos os males… Não sei, será certamente uma série interessante! Não é costume jogarmos com os K1CK, por norma ficamos sempre pelo caminho antes de os defrontarmos. Será certamente um jogo interessante, pelo menos, diferente!

Sobre o adversário para esta final, o que esperas dos K1CK?

Espero uma equipa de veteranos, uma equipa muito experiente que ja está no trono há muito tempo e o que não falta por aí são histórias de grandes vilões que estão há tanto tempo no trono que ficam agarrados ao poder (risos). Portanto, espero uma equipa muito desconfiada, apesar de terem mudado a mid lane, não é pelo JoãoS92 que se vai notar a diferença. É um jogador já experiente, que já jogou na LPLOL e que puxava target bans para ele portanto não é por esse fator individual que os K1CK vão ficar a perder muito. Considero que será mais a nível coletivo e em alguma explosividade que o Xico trazia particularmente em skirmishes (fights em pequenos números), porque de resto considero o JoãoS um mid laner muito competente.

Portanto espero os K1CK muito parecidos a si mesmo, sem essa explosividade característica do Xico. Se o jogo nos estiver a correr bem, espero uns K1CK com algo surpreendente, mais cheesy, porque eles no fundo vão para lá com a mentalidade de estarem desfavorecidos devido a toda a situação que já expliquei anteriormente. Acredito que vão entrar com uma mentalidade de que não têm nada a perder e isso pode ser um estado de espírito perigoso para quem joga contra essas equipas.

Qual é a tua previsão para o resultado de amanhã?

Estou sinceramente muito confiante para o jogo de amanhã e acredito que vamos vencer. Os K1CK já nos viram jogar no torneio, nós ainda não e isso será um ponto a favor deles. O facto de eles serem também muito experientes em palco, é a primeira vez que vamos jogar, enquanto equipa, um Bo5… mas, continua a achar que vamos ganhar e a ter de afirmar um resultado, diria um 3-1 para nós, com os K1CK a ganharem talvez o terceiro jogo.

Algumas palavras finais?

Agradecer ao pessoal que nos apoia, são sempre importantes e agradecer ao FRAGlíder por este investimento no LoL.

Dentro de alguns momentos lançaremos ainda entrevista com o treinador rival, André "Guilhoto" Guilhoto! Fica por aí e acompanha amanhã às 14h a final da LPLOL aqui no FRAGlíder!