Sendo um dos mais conceituados e premiados jogadores a nível mundial na modalidade de Unreal Tournament, Gaspar "hypno" Machado está uma vez mais em foco com o ingresso na nova equipa dos Mousesports formada recentemente. Contando com outros nomes históricos no lineup, bem como talentos emergentes dentro do panorama, o jogador português tentará agora conquistar novos troféus para o seu já invejável palmarés.
 
Para saber um pouco mais sobre este novo projeto, fomos ao encontro de hypno para uma breve entrevista:
FRAGlider: Boa tarde hypno, em primeiro lugar obrigado pela disponibilidade e boa sorte nesta nova etapa. Antes de mais seria possível uma breve apresentação tua para aqueles que possam ainda não te conhecer?
 
Gaspar "hypno" Machado: Olá, antes demais obrigado pelo interesse demonstrado. O meu nome é Gaspar Machado, sou licenciado em Comunicação Multimédia e sou Artista 3D, jogo competitivamente desde 2004, já estive presente em vários eventos internacionais como a WCG, ESWC, ESL MLU, play.com, sendo mais conhecido por ter ganho o torneio de duel da play.com de 40,000$ no estádio de Wembley. Joguei todas as versões do Unreal Tournament competitivamente, tal como outros jogos incluindo Quake Live e Shootmania. Actualmente jogo pelos mousesports, mas já estive em equipas como k1ck, Team Dignitas e 4Kings.
 
 
FRAGlider: Sendo um jogador que ao longo dos anos esteve ligado ao UT, quais são para ti os principais atrativos do jogo e o que o torna no teu jogo de eleição?
 
GM: Sinceramente sou apaixonado por este género de jogos, denominados Arena FPS. Adoro a rapidez dos mesmos e dá-me um prazer imenso perceber as suas mecânicas. O UT surgiu naturalmente, havia um cibercafé perto da minha escola e alguns colegas meus disseram-me para ir jogar, fiquei imediatamente perplexo com toda esta dinâmica de jogar em rede. Podia ter sido Quake, mas todos os meus amigos na altura preferiam o UT e isso basicamente ditou o meu futuro. O UT para mim tem pontos positivos e negativos, gosto bastante das armas e da mecânica de close combat, no entanto prefiro o movimento do Quake para ir de ponto A a B. No entanto, se puser ambos na balança, acho que continuo a preferir o UT.
 
 
hypno procura novos éxitos desta feita com as cores dos mousesports
FRAGlider: No passado representaste grandes organizações seja a nível nacional como internacional como K1CK, 4Kings ou Dignitas. De que forma surgiu esta possibilidade dos mousesports e como descreves de uma forma breve, cada uma das equipas que representaste?
GM: Foram experiências muito enriquecedoras, o meu periodo nos Team-Dignitas foi a minha primeira entrada para uma equipa internacional, um marco muito importante para mim, já que  fui o primeiro português a representar as cores do nosso país numa equipa de renome internacional. Foi sem dúvida marcante. Os 4Kings surgiram quando o UT3 saiu, em que foram anunciados alguns torneios com prize money, felizmente na altura consegui o apoio dos patrocinios dos 4K para ir a estes torneios e foi sem dúvida um aspeto fulcral visto ser bastante novo e não ter grandes meios de me financiar a mim mesmo em viagens ao estrangeiro. Possivelmente se não tivesse este tipo de apoio não teria ido ao torneio no estádio de Wembley e nesta altura não estaria a falar contigo. Os K1CK, sempre foram e serão uma casa para mim, tenho uma relacão de extrema confiança com o Spirit e já saí e voltei a casa várias vezes. Tenho um enorme respeito por esta equipa e foi sempre um prazer representá-la, infelizmente vivemos em Portugal e no estrangeiro por vezes conseguimos propostas mais tentadoras, o que é completamente normal devido à nossa densidade populacional que é proporcional à quantidade de apoios que temos. Somos um mercado pequeno mas estamos a crescer, lentamente como sempre, mas havemos de lá chegar.
 
FRAGlider: Neste momento, como se encontra o cenário competitivo de UT?
GM: O cenário competitivo do UT não se encontra no estado que eu mais gostaria, contudo, é maioritariamente devido ao facto do jogo ainda não estar numa fase final, de facto, ainda está em pre-alpha, contudo, já existem algumas competições online da ESL. Já competi numa competição nos EUA, nos headquarters da Epic, na Carolina do Norte em que saí vitorioso. Os mouz acreditam neste jogo e acreditam que irá crescer, têm uma boa relação com o UT e acham que tem potencial para tal, os mouz já tiveram ex-squads de UT que são sem dúvida lendárias, com jogadores como GitZzZ, frag^m, Horny, Falcon, Zeta, etc. Neste momento a Epic Games está a trabalhar num novo gametype, que supostamente vai ser o main focus, chamado Flag Run, contudo ainda está em fase de concepção, recentemente fizemos um showmatch contra outra equipa, o qual foi gravado para a Epic Games com o objectivo de ser analisado e por sua vez tentarem melhorar o gametype o máximo que puderem baseado no nosso feedback e na própria visualização de como correu o jogo com os settings actuais. Existe uma vontade imensa da comunidade de ter uma scene competitiva mais forte e com o anuncio do nosso lineup conseguimos de certa forma motivar a scene a juntar-se e novas equipas a formarem-se. Serviu de certa forma de catalizador digamos assim. Continuo também com a esperança que não abandonem o gametype de Duel, o qual foi o gametype mais competitivo e mais profissional da scene de UT durante a sua história.
 
FRAGlider: Quais são as tuas expectativas e os objetivos da equipa a curto/médio prazo?
GM: Os objectivos da equipa são bastante ambiciosos, o 1º lugar em todas as competições em que participarmos, a vitória nunca é garantida mas temos no nosso lineup sem dúvida alguns dos melhores jogadores do mundo. Temos um lineup bastante versátil, que conta tanto com veteranos tal como newcomers cheios de garra e os reflexos ainda mais "frescos". O dylan é um bom exemplo, um jogador que não tem experiência em LAN tournaments mas que tem ganho imensas duel cups online, estando sem duvida no top3 mundial de duel. Temos também TDM gods tais com o wlv e znatch, que têm dominado a scene de UT99 durante mais de uma década. O frag^m é um jogador lendário que foi campeão mundial em 2004 e 2005 pelos SK-Gaming, que apesar de ter estado inactivo durante alguns anos, tem uma bagagem e experiência que é fulcral para uma organização deste tipo.

 


Tal como no passado, os objetivos deste projeto passam por olhar sempre para o cimo do pódio
 
FRAGlider: Muito obrigado pelo tempo despendido hypno e uma vez mais boa sorte nesta nova etapa. Gostarias de deixar algum comentário final?
GM: Quero agradecer a ti e à FRAGlider pelo interesse demonstrado, lembro-me do apoio incondicional que sempre tive do povo português enquanto estive a competir lá fora, a FRAGlider sempre foi o portal que noticiou os meus feitos e fico extremamente agradecido por isso. Quero agradecer a todas as pessoas que me têm apoiado durante estes anos e que apesar de ter estado inactivo durante algum tempo ainda se lembram de mim. Aproveito também para agradecer ao Spirit por todo o apoio que tive durante a minha estadia nos k1ck. Para finalizar,  quero também agradecer aos mousesports pelo convite desta nova etapa e aos nossos patrocinadores Sennheiser, ZOWIE, DXRacer, FANOBET.