Ainda é incerto o que irá acontecer nas relações entre ESEA/ESL e Valve depois destas decisões ou se outros organizadores de torneios seguirão o exemplo dado, sendo apenas certo que para competições da ESEA e da ESL, como por exemplo a ESL Pro League, uma das maiores ligas do circuito, os jogadores que se encontravam nesta lista negra poderão participar.

Ainda é incerto o que irá acontecer nas relações entre ESEA/ESL e Valve depois destas decisões ou se outros organizadores de torneios seguirão o exemplo dado, sendo apenas certo que para competições da ESEA e da ESL, como por exemplo a ESL Pro League, uma das maiores ligas do circuito, os jogadores que se encontravam nesta lista negra poderão participar.cisão fatídica da Valve, sem precedentes, que viu uma das equipas mais promissoras da América do Norte receber um ban "vitalício", sem data limite, vê agora concretizado o primeiro passo para retomarem as suas carreiras.

Depois de constantes apelos por parte da comunidade e ponderação, foi a organização da ESEA a primeira a tomar as rédeas e opor-se ao que tinha sido estipulado pela Valve, admitindo a possibilidade de ver os jogadores condenados por Matchfixing voltar ao CS:GO competitivo. Essa hipótese torna-se agora realidade, depois de um processo exaustivo em que os bans foram revistos e removidos após considerar que o jogo evoluiu e que muito mudou na scene competitiva, sendo o momento ideal para rever estes casos.


O talento presente no antigo roster dos IBP voltará a ver a luz do dia.

O mesmo se aplica aos Epsilon, que estavam na mesma situação dos IbuyPower e que poderão assim ter novas aspirações e retomar as suas carreiras, faltando apenas saber se os jogadores terão convites de equipas já estabelecidas ou se terão de se reunir novamente por falta de unanimidade nas suas situações. Se algum destes jogadores se juntar a uma equipa neste momento, o risco é grande de causar conflitos entre as várias competições, estando os mesmos com bans em algumas competiões e sem ban noutras, sendo necessário aguardar por mais desenvolvimentos quanto a este caso.

De recordar que o prodígio Braxton "swag" Pierce foi banido numa idade muito jovem e que recentemente optou por não renovar o seu contrato com a organização dos Cloud9 até ter mais informações sobre o caso dos bans na ESL. Já Dazed também partilhou a sua ambição de voltar a jogar a um nível competitivo caso os bans dos ex-jogadores dos IBP fossem revistos.

A ESL e ESEA decidiram também mudar as suas sanções atuais, tornando-se as seguintes efectivas a partir de 1 de Agosto:

  • Uso de Cheats: Desqualificação do torneio, anulação dos resultados e do prémio que receberiam, ban entre 2 anos a permanente (dependendo de várias condicionantes). Caso a competição seja acima de nível amador, o ban será normalmente de 5 anos, podendo mesmo ser vitalício dependendo da gravidade.
  • Combinação de Resultados: Anulação dos resultados, ban de 5 anos com possibilidade de ser reduzido caso hajam factores em concordância com o código Anti-Corrupção da ESIC, anulação do prémio monetário e distribuição de multas.
  • Doping: Ban entre 1 a 2 anos, anulação dos resultados e do prémio monetário, com multa associada posteriormente.
  • Manipulação e Suborno: Ban entre 1 a 2 anos, anulação dos resultados e do prémio monetário, com multa associada posteriormente.

Todas as sanções acima correspondem à primeira infracção do género, sendo as mesmas mais pesadas caso seja reincidente, podendo mesmo resultar num ban vitalício.