Mais de 1 ano após a última review efectuada pelo Fraglíder, estamos de volta às reviews para partilhar os nossos pensamentos sobre o material gaming mais presente nos dias de hoje no mercado. Hoje, iremos dar uma vista de olhos na mais recente aposta da Razer, o teclado BlackWidow Chroma V2.


O teclado BlackWidow está de volta, com features renovadas e um design mais sofisticado.

Lançado no início do ano pela Razer para competir directamente com os melhores teclados do mercado, o Razer BlackWidow Chroma V2 incluí um vasto arsenal para o ajudar a ganhar pontos nessa luta. Apostando num design mais atractivo e apelativo ao olho em relação ao seu antecessor, o mais recente teclado da Razer tem na durabilidade e resistência uma das suas apostas, tendo anunciado a marca um período de vida de cada tecla até uns impressionantes 80 Milhões de cliques. Claro que não foi um dos nossos focos de teste verificar a veracidade desta feature, no entanto durante o tempo em que testamos o teclado podemos referir que de facto não encontramos qualquer problema mecânico no mesmo.

Mal nos foi entregue o teclado para review e o retiramos da sua embalagem, notamos um cuidado especial com a maneira como o produto é envolvido e colocado dentro da caixa, contendo também uma surpresa no interior. Nesta edição do teclado, a Razer optou por incluir um repouso para o pulso gratuito, que faz uso do magnetismo para se prender à parte inferior do teclado. Feito em couro, este repouso ergonómico especialmente desenhado para este teclado é bastante confortável e bastante práctico de remover e de colocar, não fazendo uso de peças extra para se adaptar ao teclado. Tudo ocorre de forma natural e é um bom pormenor para quem realmente dá valor à importância que uma marca atribui ao conforto dos seus consumidores. Para lá de umas horas a utilizá-lo, por preferência pessoal e por estar habituado a outros teclados optei por removê-lo, pois acaba por mudar e elevar um pouco a posição em que estava habituado a colocar a mão, não que isso seja algo mau, apenas uma questão de hábito da minha parte.


O repouso dedicado para o pulso adequa-se que nem uma luva a este teclado da Razer.

Passando para a conversa do toque e dos Switches do teclado, o BlackWidow Chroma V2 tem três tipos de switches à disposição do utilizador, sendo eles próprios da Razer e com diferentes características:

  • Amarelos: Linear e Silenciosos
  • Laranjas: Tátil e Silenciosos
  • Verdes: Tátil e Ruidosos

Nesta review, não iremos falar dos switches Laranjas e Amarelos pois o nosso objecto de teste e aquele a que tivemos acesso foi precisamente o Razer BlackWidow Chroma V2 com switches verdes. Para alguém que estava habituado a utilizar um teclado compacto e tenkeyless, a transição foi sem qualquer dúvida difícil no primeiro dia de teste, desde escrita do dia a dia até ao jogo. No entanto, após ultrapassar essa primeira barreira pessoal, posso dizer que o pressionar de teclas foi algo que apreciei bastante, inclusive num nível acima do meu teclado pessoal. A responsividade do mesmo não deixava margem para dúvidas e missclicks eram algo que raramente ou nunca aconteciam nas sessões de jogo, nesse aspecto posso dizer que gostei de jogar com o teclado.

Como nem tudo é perfeito e as utopias são miragens impossíveis de alcançar, também os switches por nós testados tem falhas claras, que dependendo do uso que pretendem dar ou do vosso hábito, até podem ser algo a que estejam dispostos a fazer vista grossa. Para gaming, o teclado é sem dúvida sensacional e um dos melhores que tive o prazer de experimentar e jogar com, no entanto não é de facto a escolha mais sensata no que toca a escrita, dando para desenrascar a um nível aceitável do dia a dia, talvez não tanto para produção de peças de texto extensas. Para além disso, por norma os teclados mecânicos já se pressupõem que terão um nível muito superior ao teclado comum no que toca ao barulho emitido pelo pressionar das suas teclas, no entanto os switches verdes conseguem elevar esse ruído para um patamar muito superior. Novamente, para quem utiliza auscultadores com bom isolamento, isso não se torna um problema durante sessões de jogo, no entanto para uso regular quando não estamos com auscultadores ou qualquer tipo de isolamento, o barulho pode mesmo tornar-se um problema e perturbar até o próprio utilizador. Deixou-me de facto intrigado não ter tido a oportunidade de testar os switches Laranjas, porque acho que poderiam ser a solução óbvia para resolver esse "problema" para quem quer ter o toque e responsividade dos switches verdes.


Apesar de só ter testado os switches verdes, acredito que os laranjas sejam os mais balanceados dos 3 disponíveis.

Com os switches avaliados, passamos para mais uma feature deste teclado que possívelmente irá agradar bastante a quem tem problemas óbvios de cable management. O teclado BlackWidow Chroma V2 decidiu juntar 3 em 1, possuíndo um fio bastante grosso e resistente por onde passam 3 tipos de entrada (1 entrada USB, 1 Jack de Áudio e o USB correspondente ao teclado). Para quem necessita especificamente de passar fios por passagens estreitas, o teclado certamente não será o mais indicado pois a grossura do fio poderá impossibilitar e inviabilizar a entrada pelos locais mencionados, no entanto para quem tem setups mais espaçosos mas que ainda assim não atina com os cabos cruzados e enrodilhados uns nos outros, este teclado fornece uma boa solução.

Uma das pontas do cabo está ligada ao teclado e não pode de maneira alguma ser removido (ao contrarío de outros teclados onde o fio é detachable), com a outra ponta a incluir duas portas USB e o Áudio Jack. Ambas as portas USB possuem um cap protector, algo claramente pensado e que não foi deixado ao acaso por parte da marca, sendo apenas mais um dos vários pormenores que constituem este teclado. Uma ideia que não é de todo nova mas que não deixa de ser bem executada, não fosse novamente falhar em cobrir algumas situações óbvias. O Jack de Áudio certamente será útil quem quer ver um filme sossegado ou ouvir música com uns phones, no entanto no aspecto competitivo ou mesmo casual no que toca a jogos que envolvam comunicação, a ausência de um Jack de Microfone é algo que penaliza o que seria de outra forma uma feature intocável e isenta de crítica negativa. Não deixa no entanto, de ser algo positivo e que poderá ser alvo de revisão, quem sabe num futuro V3.


Para os menos atinados a nível de cabos, o teclado irá certamente ajudar a ter um setup mais organizado.

Passando a configurações e Macros, posso dizer sem qualquer tipo de dúvida que este foi claramente o teclado que mais gosto me deu a nível de configuração com o programa dedicado. Várias marcas neste mercado possuem o seu próprio programa para personalizar os seus produtos e mexer nas configurações dos vários produtos que possuem dessa marca, tudo no mesmo sítio. No entanto, esta foi a primeira vez que entrei em contacto com o Razer Synapse 3 e posso desde já afirmar que adorei utilizá-lo. Rápido, práctico, organizado e simples, são talvez as 4 palavras que eu escolheria no que toca à experiência que tive no que toca ao programa.

Seja para fazer uso das 5 teclas de macros que se encontram no lado esquerdo do teclado e atribuir-lhes as mais diversas funções, seja para mudar todo o aspecto do teclado com as inúmeras possibilidades no que toca ao LED Lightning, o programa é sensacional e não desilude nem nos faz andar à procura de funcionalidades, é bastante straight forward nesse aspecto. Eu optei por atribuir às 5 macros disponíveis funções de multimédia para ser mais práctico trocar e pausar músicas, bem como aumentar e diminuir o volume, que são funções já incluídas no teclado atráves da conjugação das teclas FN e a respectiva tecla F, apenas decidi facilitar ainda mais essas tarefas mid game por não ser necessário combinar teclas, tudo é feito num toque.

Existem muitas outras funcionalidades que podem atribuir às macros e também às teclas gerais do teclado, que possui um Layout PT, um bom ponto e nem sempre existiu nos teclados Razer, especialmente nos mais antigos.


O menu de personalização do Razer Synapse 3.0 é dos mais prácticos que já usei.

Após termos revisto todos os aspectos vitais do teclado, está na altura de fazer o breakdown dos pontos mais abonatórios e menos abonatórios do teclado (Nota: alguns dos pontos positivos e negativos serão exclusivos ao switches testados, neste caso os verdes. Serão identificados com um * à frente da sua linha).

Pontos Positivos do Teclado:

  • As infinitas possibilidades de configuração do teclado;
  • O design do teclado (e a inclusão do Layout PT);
  • Bons switches mecânicos para gaming;
  • Repouso confortável incluído.

Pontos Negativos do Teclado:

  • O seu preço elevado;
  • Ausência de Jack de Microfone no teclado;
  • O ruído extremamente audível.*
Vídeo de apresentação do BlackWidow Chroma V2 por parte da Razer.

Pensamentos finais quanto ao teclado: Mais um trabalho de qualidade feito pela Razer, que soube produzir um teclado com uma boa apresentação, bastante durável e resistente. O feeling com que se fica durante uma sessão de gaming é bastante bom e os diversos switches permitem ao utilizador optar por aqueles que preferir. Como referi, os switches testados por nós foram os verdes e no geral ficamos com uma boa impressão do desempenho deles, tirando os problemas já reportados a nível da sonoridade das teclas.

A ausência de luz a 100% nas teclas é pena, pois em ambientes pouco luminosos teres a função secundária da tecla iluminada certamente iria acrescentar mais valor ao teclado, não sendo no entanto nada crítico, apenas a considerar numa próxima edição. Talvez o aspecto mais negativo para os utilizadores será mesmo o preço, com o teclado neste momento a ser vendido por 180-190€. Se vale o preço? Para quem pode dispender destes valores, acreditamos que o teclado é um bom upgrade e que está numa liga acima da maioria dos teclados mecânicos, não sendo no entanto concorrente isolado e existindo outras alternativas ao mesmo, ainda que por preços semelhantes.

Importante também salientar que o teste do teclado em jogos foi inteiramente efectuado nos títulos Counter-Strike: Global Offensive e H1Z1: King of the Kill, não tendo sido testado em MOBAs como DOTA 2 e League of Legends. No entanto, o teclado possui templates de lightning para esse tipo de jogos e o Anti-Ghosting presente no teclado certamente será um ponto a favor na utilização do mesmo nesses jogos, infelizmente não jogo MOBAs, senão também teriam sido alvo de uma review mais dedicada e com melhor feedback.

Nota FRAGlíder: 8/10


Esta review foi escrita por @kazacCSGO

Como bónus, decidimos incluir também um sneak preview dos vários modos de lightning disponíveis no teclado, numa funcionalidade 100% interactiva e didática no que diz respeito à apresentação do mesmo.