Com início de temporada marcado para 22 de Agosto, um total de 28 equipas divididas pelas duas conferências – Norte Americana e Europeia – irão batalhar novamente pelo acesso à fase final em LAN, com uma prizepool total estimada da competição no valor de 1 milhão de dólares.

Com os jogos a decorrer habitualmente nas terças, quartas e quintas de cada semana salvo furos devido a outras competições em LAN, pouco muda em relação à temporada passada, com o formato a continuar a ser duplos BO1s jogados entre as equipas do matchday. As super semanas que já foram testadas nesta temporada – com jogos a decorrer desde terça até Domingo – também estarão presentes nesta temporada, com um total de 3 super semanas previstas até a fase online ser concluída.


A sexta temporada da ESL Pro League irá decorrer nos mesmos moldes da Temporada 5. (Foto por HLTV.org)

Com as melhores equipas de ambas as scenes a participar na Liga por norma, esta edição não contará com a equipa dos Virtus.Pro que depois de acabar a temporada transacta no último lugar da Liga online europeia, acabou por sucumbir nos jogos de relegação e como tal não irá figurar nesta liga, tendo também rejeitado participar na "segunda divisão" que é organizada pela ESEA.

As streams dos jogos da ESL continuarão a ser efectuadas no Youtube, desta vez com uma qualidade superior de 1080p nativos e 60 fps.

A lista total de equipas que figuram da sexta temporada da ESL Pro League é a seguinte:

América do Norte
 
 Cloud9  SK
 Liquid  Immortals
 OpTic  Luminosity
 Misfits  Splyce
 NRG  compLexity
 CLG  Ghost
 Rogue  Renegades
 
Europa
 
 FaZe  NiP
 mousesports  fnatic
 LDLC  GODSENT
 Natus Vincere  Astralis
 HellRaisers  North
 G2  Heroic
 EnVyUs  BIG