Não é novidade para ninguém neste momento que os planos atuais da Valve passam por expandir o CS:GO para o mercado Asiático, um mercado verdadeiramente desenvolvido para os eSports em geral e que tem grandes focos populacionais e uma cultura muito própria e dedicada em parte aos eSports.
Numa região onde a maioria dos melhores jogadores de jogos como Dota 2, StarCraft II e League of Legends são tratados como verdadeiros ídolos nas ruas por onde passam, o Counter-Strike: Global Offensive ainda não é um título verdadeiramente presente no meio dos eSports Asiáticos.
A scene profissional Asiática ainda está carente e sub desenvolvida em relação ao resto do mundo. (Foto por Hltv.org)
Uma das principais diferenças do CS:GO para o DOTA 2 e para o LoL era precisamente o facto de ser pago e de ter chegado "tarde" a um mercado dominado pelos MOBAs como é o caso da Ásia, no entanto isso pode mudar e as parcerias efectuadas com a PerfectWorld como distribuidor do CS:GO na China podem mudar esse espectro atual, com uma tática de marketing pouco comum mas que pode mesmo resultar e atrair cada vez mais asiáticos para o jogo que seguimos.
Bastante mais presentes no velhinho CS 1.6, os jogadores e equipas Asiáticas no geral ofereciam uma organização e disciplina tática que muitas equipas apenas podiam sonhar em ter, sendo jogadores muito dedicados e que permitiu que certos talentos aparecessem e fossem considerados ameaças nos torneios internacionais em que entravam.
solo foi um dos jogadores mais talentosos a aparecer no Counter Strike vindos da região Asiática. (Foto por Hltv.org)
Equipas como WeMadeFox tiveram o seu estrelato e chegaram a ganhar torneios mundiais no CS 1.6 como o World Esports Masters em 2010 onde levaram a melhor na final sobre os lendários SK Gaming (DELPAN, walle, MODDII, allen, face), tendo a equipa da Coreia do Sul em Keun-Chul ’solo’ Kang o seu expoente máximo de talento na altura. Agora, a scene Asiática sofre bastante com o nível "regional" que são obrigados a manter, tendo apenas nos TyLoo a sua aparição internacional de tempos a tempos.
Apesar de não estar explícito no changelog do Update, o último update feito ao CS:GO acrescentou a possibilidade dos jogadores Asiáticos obterem o jogo de forma gratuita mediante a verificação da sua identidade, algo que poderá ajudar o CS:GO a crescer no mercado Asiático e na base de jogadores total. Ao verificar a sua identidade no Perfect World, os jogadores podem fazer Download do jogo de forma gratuita e ficam automaticamente com acesso ao estatuto de PRIME dentro do jogo, algo que o resto do mundo só consegue obter através da verificação do número de telemóvel e que dá acesso ao famoso Matchmaking entre utilizadores PRIME.