Não é novidade para ninguém neste momento que os planos atuais da Valve passam por expandir o CS:GO para o mercado Asiático, um mercado verdadeiramente desenvolvido para os eSports em geral e que tem grandes focos populacionais e uma cultura muito própria e dedicada em parte aos eSports.

Numa região onde a maioria dos melhores jogadores de jogos como Dota 2, StarCraft II e League of Legends são tratados como verdadeiros ídolos nas ruas por onde passam, o Counter-Strike: Global Offensive ainda não é um título verdadeiramente presente no meio dos eSports Asiáticos.


A scene profissional Asiática ainda está carente e sub desenvolvida em relação ao resto do mundo. (Foto por Hltv.org)

Uma das principais diferenças do CS:GO para o DOTA 2 e para o LoL era precisamente o facto de ser pago e de ter chegado "tarde" a um mercado dominado pelos MOBAs como é o caso da Ásia, no entanto isso pode mudar e as parcerias efectuadas com a PerfectWorld como distribuidor do CS:GO na China podem mudar esse espectro atual, com uma tática de marketing pouco comum mas que pode mesmo resultar e atrair cada vez mais asiáticos para o jogo que seguimos.

Bastante mais presentes no velhinho CS 1.6, os jogadores e equipas Asiáticas no geral ofereciam uma organização e disciplina tática que muitas equipas apenas podiam sonhar em ter, sendo jogadores muito dedicados e que permitiu que certos talentos aparecessem e fossem considerados ameaças nos torneios internacionais em que entravam.


solo foi um dos jogadores mais talentosos a aparecer no Counter Strike vindos da região Asiática. (Foto por Hltv.org)

Equipas como WeMadeFox tiveram o seu estrelato e chegaram a ganhar torneios mundiais no CS 1.6 como o World Esports Masters em 2010 onde levaram a melhor na final sobre os lendários SK Gaming (DELPAN, walle, MODDII, allen, face), tendo a equipa da Coreia do Sul em Keun-Chul ’solo’ Kang o seu expoente máximo de talento na altura. Agora, a scene Asiática sofre bastante com o nível "regional" que são obrigados a manter, tendo apenas nos TyLoo a sua aparição internacional de tempos a tempos.

Apesar de não estar explícito no changelog do Update, o último update feito ao CS:GO acrescentou a possibilidade dos jogadores Asiáticos obterem o jogo de forma gratuita mediante a verificação da sua identidade, algo que poderá ajudar o CS:GO a crescer no mercado Asiático e na base de jogadores total. Ao verificar a sua identidade no Perfect World, os jogadores podem fazer Download do jogo de forma gratuita e ficam automaticamente com acesso ao estatuto de PRIME dentro do jogo, algo que o resto do mundo só consegue obter através da verificação do número de telemóvel e que dá acesso ao famoso Matchmaking entre utilizadores PRIME.

Foram táticas coordenadas como esta que tornaram os WeMade Fox numa equipa temível no CS 1.6.
 
Teremos de aguardar para ver se a VALVE algum dia terá planos para tornar esta opção em algo concreto para os restantes utilizadores do mundo, mas por enquanto apenas a China terá essa possibilidade.