Após conhecidos os contornos do próximo major de CS:GO que se realiza em 2018 e será organizado pela Turrner Sports, os dignitas e os Space Soldiers decidiram não prosseguir com a sua participação no ROG Masters EMEA Finals, abandonando assim o torneio.

A decisão de ambas as equipas é justificada devido ao facto de tanto o ROG Masters EMEA Finals e os qualificadores aberto e fechado para o Minor coincidem nos dias 14 e 15 de Outubro. Os Space Soldiers terão a vida mais facilitada em relação aos dignitas uma vez que estes foram convidados para o qualificador fechado, enquanto que os dignitas terão que voltar a percorrer o longo caminho desde os qualificadores abertos se quiserem sonhar com uma presença no Major.


Os dignitas de fox apostam tudo para tentar estar presente no próximo major.

Para substituir as duas equipas a organização do ROG Masters convidou os Seed que são compostos pelos 3 ex-PENTA, com a adição de Timo "Spiidi" Richter e Denis "denis" Howell, e ainda os Team Singularity. 

O ROG Masters EMEA Finals conta com a participação de oito equipas e apura duas equipas para disputar as finais globais do ROG Masters, um torneio com um total de prémios de 250,000$.