Foi durante a noite do dia de ontem que lançamos a notícia explosiva de que a Valve tinha acabado de anunciar via Twitter que a nova versão do icónico mapa de_dust2 estava pronta e que vinha já incluída no próximo update à versão BETA do Counter-Strike: Global Offensive.

Com a questão temática em mente "Qual o mapa que retiravas da map pool para incluir o de_dust2? Porquê?" fomos ao encontro de diversos jogadores nacionais e figuras da comunidade para que os mesmos partilhassem conosco as suas opiniões relativamente ao tema. Tanto jogadores a nível interno como jogadores que representam as nossas cores lá fora em equipas internacionais aderiram à iniciativa e deram a sua opinião fundamentada sobre a map pool actual, que mapa ou mapas são os maiores candidatos à saida da rotação competitiva atual.

  • Diogo "dixon" Santos – Capitão daFTW.Pro: "Eu acho que o de_dust2 vai substítuir o mapa de_mirage porque neste momento é o mapa mais jogado pelas equipas e acho que iria ser interessante ver como é que algumas equipas que têm como mapa principal o de_mirage se iriam adaptar a essa alteração."
  • Hélder "pSychic" Lainho – IGL dosEXEC: "Eu penso que o de_dust2 vai entrar na pool competitiva para substítuir o de_mirage. O de_mirage foi o primeiro de todos os mapas actuais a ser modificado, por isso acho que vai ser o próximo a sair para voltar a levar updates a nível de jogabilidade e estética."
  • Filipe "Pizituh" Pires – Jogador dosAlientech: " Na minha opinião o de_dust2 vai dar replace ao de_mirage. A Valve tem seguido um caminho de dar rework aos mapas gradualmente e ir retirando os que ainda não sofreram alterações, em detrimento de retirar os mapas de acordo com a sua jogabilidade, serem pouco balanceados ou até pouco jogados pelos profissionais (seguindo este exemplo a sair seria o de_nuke em vez do de_mirage)."



renatoohaxx: "Vai ser interessante voltar a ver o dust2 competitivamente."

  • Renato "renatoohaxx" Gonçalves – ex-Jogador dosWildGaming: "Já era altura do retorno do mapa de_dust2, principalmente em Portugal onde muitas equipas ditas por underdog podem dar upsets nesse mapa, quanto à substituição, gostava de ver um nuke sair para uns remakes mas acredito que substituirá o mirage/cache dado a serem os mapas mais jogados atualmente. Vai ser interessante voltar a ver o dust2 competitivamente."
  • Rui "SHOUW" Reis – Capitão dosEGN.Pro: "Creio que o mapa a sair será o de_nuke, é um mapa muito pouco jogado pelas equipas o que o torna num mapa muito rápido a ser banido em torneios, pois não dá para ter uma variedade táctica elevada e por vezes bastante previsivel. Contudo, tendo em conta os mapas que já foram trocados e modificados, o de_mirage também será uma possibilidade pois é um dos poucos inalterados neste jogo."



fox: "O de_nuke não é um mapa bom para se assistir em termos tácticos."

  • Ricardo "fox" Pacheco – Capitão dosdignitas: "Na minha opinião, o de_dust2 vem para substítuir o de_nuke na rotação de mapas competitivos. O de_nuke não é um mapa bom para se assistir em termos tácticos, não dá grande hipótese às equipas de aperfeiçoar e diversificar novas strats por ser um mapa muito fechado."



BhT-: "Vejo o de_cobblestone como algo estático e com pouca diversidade táctica."

  • Nuno "BhT-" Silva – Capitão dosOFFSET: "O de_dust2 é um mapa focado nas mecânicas base do CS e com a adição deste, gostaria de ver o de_cobblestone a sair da map pool! Apesar ser um mapa mais jogado que o de_nuke, vejo o de_cobblestone como algo estático e com pouca diversidade táctica, enquanto que o de_nuke pode ser uma surpresa táctica no veto de uma equipa. Acredito no entanto que o cache será o mapa removido, pela simples razão de ser o único mapa na pool que ainda não levou qualquer rework pela Valve."
  • Bruno "shellzy" Teixeira – Jogador dosPanthers: "Eu penso que o mapa de_dust2 deveria substituir o mapa de_nuke, pois o de_nuke, na minha opinião, está muito mal otimizado, o que faz com que muitos jogadores, nomeadamente em Portugal, tenham muitas dificuldades em jogar esse mapa. Assim sendo, para a scene portuguesa, seria bom o de_nuke sair da map pool também por ser o mapa menos jogado pelas equipas portuguesas."
  • Rui "vts" Soares – IGL dosK1CK: "Eu acho que com o remake do de_dust2, o mapa que deve sair da rotação competitiva é o de_cobblestone. Eu penso que é um mapa com pouca qualidade tática, resultando numa experiência de jogo secante em que a maior parte dos jogadores acaba por não quer jogar."



coachi:"Não acho fácil de prever qual o mapa que irá ser removido da pool, a Valve já me surpreendeu muitas vezes."

  • Hélder "coachi" Sancho – Coach dosYNG Sharks: "Não acho fácil de prever qual o mapa que irá ser removido da pool, a Valve já me surpreendeu muitas vezes. O de_nuke já passou pelo rework da Valve e o resultado não foi o melhor, mas por já ter passado pelo rework não acredito que seja o de_nuke o mapa escolhido para ser removido. Acredito que a decisão seja entre o de_cobblestone e de_mirage, a minha aposta será o de_mirage."
  • Renato "stadodo" Gonçalves – Capitão dosHexagone: "Com a entrada do de_dust2 gostava de ver o de_mirage removido pois acho que precisa de um rework, sendo o mirage para mim o "de_dust2" da map pool neste momento, é um mapa que para mim já está muito batido, apesar de achar que o nuke é um mapa que também deveria ser retirado pois é pouco jogado pelas equipas."



KillDreaM: "Quando é jogado, a predominância para os CTs conseguirem mais rondas está sempre lá."

  • João "KillDreaM" Ferreira – Jogador dosHeretics: "Para mim o mapa que dava lugar ao de_dust2 na rotação atual era mesmo o de_nuke. Apesar de ter sido o último mapa a levar rework com o objectivo de tornar o T side mais equilibrado, nunca o conseguiram fazer. É um mapa que é poucas vezes jogado pelas equipas e quando é jogado, a predominância para os CTs conseguirem mais rondas está sempre lá."
  • Luís "ZELIN" Lousada – Jogador dosAlientech: "O mapa que eu retiraria da pool seria o de_nuke, porque apesar de ser um dos meus mapas preferidos no 1.6, esta versão retira completamente a essência do que era antigamente, além disso é o mapa menos jogado a nível competitivo. O de_nuke é muito confuso também a nível do som, nunca se consegue distinguir onde está a ação no mapa. Agora seguindo o pensamento e a direção que a Valve tem levado provavelmente será o de_mirage. Mas na minha opinião seria um erro porque está bem equilibrado e toda a gente gosta do mapa."



rmn: "Vou rezar para a Valve retirar o de_train da map pool."

  • Ricardo "rmn" Oliveira – Jogador dosGiants: "Eu acho que o mapa que a Valve devia remover era o de_nuke da rotação porque é um mapa muito mal otimizado em termos de fps e o som é muito dificil de distinguir quando estás a jogar no mapa. É pena ter treinado esse mapa no último mês, vou rezar para a Valve retirar o de_train da map pool."



MuT: "O som é mesmo muito mau, não está bem optimizado e necessita de mudanças a nível do gameplay."

  • Christopher "MuT" Fernandes – Jogador dosGiants: "Acho que a Valve deveria remover o de_nuke da map pool, é um mapa em que o som é mesmo muito mau, não está bem optimizado e necessita de mudanças a nível do gameplay. A decisão da Valve deve passar no entanto por retirar o de_overpass ou o de_cobblestone do leque competitivo."
  • Luís "zpr" Marques – ex-Jogador dosAlientech: "Na minha opinião o mapa que deveria ser retirado é o de_nuke, é o pior rework da Valve até à data, penso que se focaram muito no fora e esqueceram-se um pouco do resto do mapa. As alterações na zona das rampas e do B ajudam muitos os CTs, e o A à parte da zona de cima foi pouco mexido. Mas depois disso tudo o pior é mesmo o radar e o som que muitas das vezes não oferecem tanta ajuda quanto isso. Talvez uma segunda abertura nas rampas traria um novo ar ao mapa. Mas acho pouco provável que seja este o mapa retirado, talvez seja o de_cache que nunca foi alterado ou de_mirage que não é alterado há bastante tempo."



zpr: "Na minha opinião o mapa que deveria ser retirado é o de_nuke, é o pior rework da Valve até à data."

  • Fábio "ZNEILMtS" Vasconcelos – ex-Jogador dos Panthers: "Eu penso que para dar lugar à entrada do de_dust2 na rotação dos mapas competitivos, o mapa que deveria ser removido é o de_overpass. Enquanto mapa, eu considero o T side do mesmo bastante desiquilibrado com o maior problema a basear-se nas rotações neste side e o tempo que elas demoram. Enquanto que a CT, as rotações de um BS para o outro são feitas com bastante eficácia, se estiveres no Long e quiseres atacar o B no T side, vais ter diversos problemas e demorar bastante a alcançar o BS. Acho mesmo que este será o mapa que a Valve irá optar por remover e dar rework."



zorlak:
 "O que espero do novo de_dust2 é que não altere muito as dinâmicas presentes no mapa anterior."

  • Ricardo "zorlaK" Sousa – Streamer, Caster e ex-Jogador no CS 1.6: "Penso que poderá sair o de_nuke se a Valve der o braço a torcer. Tacticamente é um mapa muito pouco versátil em várias situações tanto a atacar como a defender. Não é um mapa considerado apelativo nem pela maioria do público nem pelas equipas. Se a Valve seguir o caminho natural das coisas presumo termos a saída do de_cache por visualmente ser o mapa a necessitar de upgrade visual mais drástico. O que espero do novo de_dust2 é que não altere muito as dinâmicas presentes no mapa anterior e que seja realmente apenas um update visual para tornar o mapa mais apreciado pelos jogadores."
  • Joel "gax" Meira – Jogador dos Defining Stars: "Eu considero que o mapa que deveria dar lugar ao de_dust2 na pool atual é o de_cobblestone. O mapa não tem equilíbrio e está bastante inclinado para o T side, quando estás a jogar a CT é quase impossível ter uma half sólida sem ter "sorte" nas stacks que fazes num dos Bombsites. Acho no entanto que o mapa mais provável de ser removido por parte da Valve o de_cache."

Depois de questionarmos cerca de 19 jogadores e figuras da nossa comunidade de Counter-Strike: Global Offensive, podemos retirar algumas conclusões das respostas e opiniões que nos foram dadas. Apesar de ter sido o mais recente mapa alvo de trabalhos por parte da Valve, a opinião geral diz-nos que a intervenção por parte dos devs falhou e que é necessário o mapa voltar para o estaleiro.

Os vários problemas que continuam a permanecer no de_nuke, nomeadamente a nível de som, da falta de equilíbrio e também da optimização levam vários a apontar o de_nuke como o mapa que deveria abandonar para receber melhorias. O de_mirage e o de_cobblestone seguem-se na lista como mapas mais vezes referenciados por parte dos jogadores, com o resto dos mapas a aparecer de longe a longe na opinião de um jogador. Vários foram os jogadores que indicaram um mapa diferente da escolha pessoal devido ao modus operandi da Valve, com grande parte dos mesmos a apontar para o de_mirage e o de_cache simplesmente por serem mapas que ainda não levaram um Major rework por parte da Valve, apesar de entenderem que o de_nuke deveria ser a opção da Valve.

Quais as tuas opiniões sobre a map pool? Que mapa removias da rotação competitiva atual para dar lugar ao de_dust2?