Durante o dia 15 de Outubro decorreu o qualificador fechado  para apurar as 8 equipas que vão disputar o Minor Europeu.

O torneio foi disputado seguindo o formato suíço e composto por 16 equipas, 8 convidadas e 8 apuradas do qualificador aberto, entre este lote de 16 equipas havia favoritismo para a qualificação dos Ninjas in Pyjamas, EnVyUs, OpTic e Space Soldiers.


mixwell e OpTic estão mais perto de chegar ao Major em Boston.

Logo na primeira ronda de jogos os TEAM5, equipa que eliminou os dignitas de Ricardo "fox" Pacheco,levaram a melhor sobe os Ninjas in Pyjamas que começaram o qualificador a perder e os EnVyUs também entraram com o pé esquerdo perdendo o primeiro mapa para os bulgaros ex-Outlaws. A confirmar o favoritismo dado antes do qualificador os Space Soldiers e os OpTic garantiram o seu lugar no Minor Europeu sem perder qualquer mapa. 

Os EnVyUs apesar de começarem com uma derrota no primeiro jogo conseguiram dar a volta e vencer os três jogos posteriores e fazer parte das oito equipas apuradas. Para a última e derradeira ronda deste qualificador restaram os Heroic que acabaram por ser eliminados pelos eXtatus, os GODSENT que eliminaram os Binary Dragons que se tinham qualificado hoje tendo em conta os problemas adjacentes ao qualificador aberto, e por fim os Ninjas in Pyjamas que falharam as últimas duas edições do major acabaram derrotados pelos polacos PRIDE, curiosamente no Cache, onde os suecos quase conseguiram recuperar de uma primeira parte menos bem conseguida, mas os polacos fecharam o mapa 16-13. 

Concluído o qualificador fechado as 8 equipas rumam à Roménia onde vão disputar os 2 lugares disponíveis para o qualificador principal para o Major.

A classificação final do qualificador fechado foi : 

 
Equipas
  V D
OpTic  *   3
Space Soldiers*   3
EnVyUs *   3 1
AGO *   3 1
Ex-Outlaws *   3 1
eXtatus*   3 2
PRIDE *   3 2
GODSENT *   3 2
 Ninjas in Pyjamas#   2 3
Binary Dragons #   2 3
Heroic #   2 3
Hellraisers #   1 3
Kinguin #   1 3
TEAM5 #   1 3
Japaleno #   3
LDLC.com #   3