Os Space Soldiers são o caso mais recente de sucesso a nível internacional, o ano de 2017 foi muito bom para a equipa turca e o ano de 2018 começou com a qualificação para uma das principais ligas de CS:GO, a ESL Pro League. Em 2017 tivemos oportunidade de assistir, ao vivo, o talento desta equipa quando participaram e ganharam de forma convincente o 4Gamers Omen CS:GO em Lisboa. 

O FRAGLíder teve oportunidade de colocar algumas questões ao capitão de equipa Engin "MAJ3R" Küpeli que prontamente disponibilizou parte do seu tempo e ao qual agradecemos. 


 
Fraglíder: Em primeiro lugar parabéns pela recente qualificação para a ESL Pro League, certamente mais um acontecimento histórico para a vossa equipa acumulando ao excelente ano de 2017 que tiveram. Competitivamente quais serão os próximos objectivos dos Space Soldiers?

MAJ3R: Obrigado pelas palavras, a nossa qualificação para a ESL Pro League é importante principalmente para a comunidade turca que ainda não se revelou muito na scene internacional. Os próximos objectivos passam por mantermo-nos com uma boa performance assim como continuar a jogar nos Majors e na ESL Pro League por muito tempo.

Fraglíder: Foste oficializado pelos Space Soldiers em Fevereiro de 2017, alguma vez te passou pela cabeça que em menos de 1 ano estarias a competir pelo estatuto de Legends num Major de CS:GO?

MAJ3R: O plano inicial era para fazer o melhor que estivesse ao nosso alcance, mas lá no fundo eu sempre acreditei no enorme potencial da equipa e felizmente conseguimos estar a jogar contra os melhores do mundo e só tenho a agradecer a Deus por isto ter acontecido tão rápido. Quanto ao estatudo de Legend estivemos perto, mas não conseguimos chegar lá, no entanto no próximo major será nosso! 

 

 
"…sempre acreditei no enorme potencial desta equipa…"
Fraglíder: Ainda em 2017 foi feito um convite aos Space Soldiers para fazer uma paragem em Portugal para competir no 4Gamers Omen CS:GO em Lisboa, onde vocês conseguiram levar a melhor e vencer o torneio contra as melhores equipas Portuguesas. Quais foram as razões que vos levaram a vir competir a Portugal e o que acharam tanto do torneio como das equipas que também participaram?  

MAJ3R: Foi um prazer ir jogar a Portugal e visitar Lisboa. Na minha opinião tanto Portugal como a Turquia estão um pouco atrasados em relação às grandes potências como Suécia, Dinamarca ou França, por isso acho que é um dever nosso ajudar a trazer mais publico até aos torneios mais pequenos como o 4Gamers. Em relação a talento, acho que Portugal tem jogadores com muito talento, mas com pouco apoio e acho que é isso que tem afastado o sucesso das equipas portuguesas. Espero um dia ver uma equipa portuguesa a brilhar lá fora.

Fraglíder: Portugal é semelhante à Turquia sendo ambas as comunidades um pouco desconhecidas, exceptuando alguns casos. Qual achas que é o factor mais importante para uma equipa que queira fazer o salto para começar a conquistar relevância internacional ?

MAJ3R: Indo um pouco ao encontro do que disse anteriormente, acho que o factor mais importante é o apoio que se dá aos jogadores, porque acho que com tempo tudo é possível.   
 

 
"…acho que é um dever nosso ajudar a trazer mais publico até aos torneios mais pequenos…"
 
Fraglíder: Actualmente os Space Soldiers já conseguem obter mais convites diretos para os torneios, mas até aqui chegar vocês tiveram que fazer todo o processo de inúmeros qualificadores que normalmente envolve um numero grande de horas e pode muitas vezes ser frustrante quando se é eliminado cedo por equipas menos conhecidas. Quais os conselhos que dás para manter o nível de jogo ao longo de tantas horas?  

MAJ3R: Jogar online é muito difícil… Às vezes tanto podes ter 10 horas de BO3 intensos como no dia a seguir apenas um BO1 para jogar, por isso acho que é importante manter sempre a mesma energia para o torneio todo e tens de te lembrar que a pessoa do outro lado está nas mesmas condições que tu e a lutar pelo mesmo portanto tens de te adaptar e ser melhor. Secalhar para melhorar a situação o melhor seria os organizadores dividirem os jogos igualmente pelos dias. 

Fraglíder: Recentemente a comunidade turca recebeu a notícia que se irá organizar o BLAST Pro Series em Istambul e os Space Soldiers já estão confirmados. Depois do ano que tiveram a jogar fora da Turquia qual o sentimento em finalmente poder jogar em frente à vossa comunidade? Será este torneio a oportunidade para desenvolver mais a Turquia relativamente ao CS:GO ? 

MAJ3R: Acho que vai ser um torneio enorme onde vai ser possível assistir à paixão da comunidade turca pelo CS:GO e nós estamos a trabalhar para fazer os nossos fãs felizes e por isso é claro que vamos fazer o nosso melhor para ganhar o torneio. Um torneio desta magnitude na Turquia é sem dúvida uma oportunidade para desenvolver mais o CS nacional. 

 

"…talento mais trabalho irá certamente resultar em sucesso!"
Fraglíder: Como última questão, em Portugal o XANTARES é um jogador muito acararinhado pela comunidade e por isso gostariamos de saber qual o segredo para chegar ao nível dele.

MAJ3R: Se eu soubesse o segredo dele, acho que já estaria no mesmo nível que ele. Agora mais a sério acho que tudo se resume a talento associado ao trabalho árduo que produz e muitas horas no Deathmatch. Eu diria que a receita é: talento mais trabalho irá certamente resultar em sucesso!

Fraglíder: Queremos agradecer o facto de teres disponibilizado parte do teu tempo para responder às nossas perguntas e desejar o maior sucesso para os Space Soldiers!

MAJ3R: Eu queria agradecer o convite feito e foi um prazer responder às vossas perguntas!