Um estudo aprofundado do "The Esports Observer" que teve como foco apenas o último trimestre do ano de 2017 retirou bastantes conclusões interessantes sobre os Esports em geral e também como se estão a comportar os títulos de Esports a nível de competição, audiência e regalias presentes.

No relatório elaborado pelo TEO, podemos constatar que o Counter-Strike: Global Offensive foi o jogo líder no que diz respeito ao valor total de prémios em torneios no último trimestre do ano transacto, dos quais destacamos o EPICENTER com $490,000, a Intel Extreme Masters Oakland XII com $300,000, as finais da ESL Pro League S6 com $750,000 e as finais da ECS S4, que tiveram em disputa $660,000.


Valor total distríbuido em prémios por cada jogo no último trimestre de 2017. (Números da autoria do TEO)

Logo atrás do CS:GO estiveram os dois maiores MOBAs do mercado, a jóia da RIOT e líder de audiências por larga margem, o League of Legends e logo depois o título da Valve, DOTA 2. Alguns dos dados deste relatório pago que foram tornados públicos pelo seu autor revelam que aproximadamente um total de $31,000,000 foram distríbuidos em prémios neste último trimestre, com o CS:GO a contribuir com sensívelmente 22,5% do total. O canal de Twitch da RIOT Games arrebatou com a concorrência ao registar 22.3 Milhões de horas observadas, tendo o segundo maior canal de Esports apenas 6.8 Milhões no mesmo tempo.

Para quem estiver interessado em obter o parecer do The Esports Observer sobre vários temas relativos ao último trimestre de 2017 como o conflito de interesses nas equipas de Esports entre outros assuntos, poderá fazê-lo aqui ao adquirir a versão digital do relatório completo por 499.00€.