Com reviews já realizadas aos produtos Razer BlackWidow Chroma V2 e Razer DeathAdder Elite com um bom grau de satisfação no uso de ambos, a equipa do Fraglíder traz agora até vós o seu parecer sobre o mais recente rato para FPS da marca Razer Basilisk.

Habituando o seu público a bons produtos, a Razer tem apostado ano após ano nas suas melhores fórmulas – lançando novas versões dos seus produtos mais icónicos sem grande espaço para invenções, tentando melhorar a experiência do utilizador sem no entanto fugir aos traços que ajudaram a tornar o nome da unidade naquilo que é hoje.


A mais recente aposta da Razer junta utilidade a inovação.

Esse aspecto foi realçado precisamente na review efectuada sobre o Razer DeathAdder Elite, onde apontamos como o único ponto negativo o facto de não trazer grandes inovações – é uma dor de cabeça ter de olhar à tradição e ao mesmo tempo tentar trazer algo novo para o mercado, tendo sempre em cima o olhar dos fãs mais leais a determinado produto. A solução? Separar as águas.

Foi precisamente com essa premissa em mente que nasce o Razer Basilisk, um novo jogador para se juntar ao leque de ratos feitos pela Razer e que permitiu fazer algo novo e diferente, apelando ao lado criativo e acabando num resultado – no mínimo, diferente. Olhando pela primeira vez para o mais recente modelo da Razer, salta logo à vista um clutch lateral bastante incomum de se ver num rato, ainda para mais quando desafia a lógica e aquilo que se tornou o standard para ratos de competição – Mouse 1 a 5 com os dois botões laterais e estamos prontos, com modelos ambidextros a ser a tendência mais recente, para além dos ocasionais botões presentes entre a roda e a base do rato.


O clutch presente no rato é removível e existe em dois tamanhos diferentes, podendo também ser tapado.

Para chegar a esta ideia, é bastante provável que a Razer tenha tirado alguma inspiração dos títulos mais competitivos jogados nas consolas tal como o Call Of Duty, onde a nível profissional usam-se controladores diferentes dos originais com dois clutchs na parte traseira do comando para facilitar a nível de controlo – trazendo uma opção extra mais acessível para ser programada a alguma função.

A inclusão desta nova peça foi feita com todo o detalhe e atenção ao conforto, tal como é visível no formato do rato que introduz um descanso para o polegar para ajudar na pega do rato e tornar natural a inclusão do clutch – passado alguns dias com o rato, nem se dá conta que o clutch está presente – assumimos o próprio como parte da estrutura, estando na mesma bastante acessível.


O Razer Basilisk traz a jogo bastantes níveis de costumização, inclusive a resistência da roda.

Sem dúvida o ponto principal e que diferencia este rato dos demais, o clutch lateral ao qual de apelidam "Sniper Clutch" não recebe este nome ao acaso. O intuito primário da peça existir é o de permitir ao jogador trocar entre duas sensibilidades distintas num ápice sem prejudicar o próprio no decorrer da ação, podendo no entanto ser usado para outros fins através do sempre costumizável Razer Synapse. Pessoalmente, eu decidi emular as funções de outro botão presente no rato e que é pouco acessível a nível de jogos para realmente ser utilizado.

Na minha experiência de jogo com o rato que já vai longa, decidi utilizar a opção de tornar o clutch lateral no Mouse 3, o clique de rato que podemos encontrar no centro da roda. Raramente utilizado em jogos FPS para binds ou ações, eu senti que a inclusão deste clutch era uma oportunidade de ter uma opção mais acessível a nível de binds, tendo descartado completamente a função para a qual foi designado. Não é que a mesma não seja útil, mas senti que teria mais utilidade sendo usada desta forma, copiando as funções do Mouse 3, evitando ter de clicar na roda do rato para usar as mesmas. Por mencionar a roda, a mesma possui como já foi referido um nível de resistência ajustável, permitindo aos jogadores alterar a mesma para as suas preferências, dependendo se gostam de mais ou menos resistência.

O Razer Basilisk tem opções de configuração bastante semelhantes a outros modelos da Razer.

Pontos Positivos do Rato:

  • Bastante confortável;
  • Inovador com a introdução de novos conceitos – pontos bónus para a sua utilidade.

Pontos Negativos do Rato:

  • Menos apelativo esteticamente.
 
Pensamentos finais:

Não existe maneira de eu não estar satisfeito com a inovação que foi posta em prática por parte da Razer para trazer novamente um produto diferente e capaz de rivalizar com os seus melhores trabalhos ao longo da última década. Num mercado bastante competitivo, é sempre necessário trazer algo novo para justificar investimento por parte de quem já está satisfeito com o que possuí, levando a querer sair da sua área de conforto para experimentar algo novo.

Foi assim que eu passei as minhas últimas semanas no Counter-Strike: Global Offensive e no badalado título da Epic Games, Fortnite. Esta review foi um pedido expresso por parte de quem queria experimentar algo diferente a nível de ratos e posso dizer que não fiquei desiludido após ter finalmente experimentado este novo produto que introduz o conceito do clutch lateral. Com um preço a variar dos 55 aos 70€, é um rato bastante acessível e completamente digno de compra para quem está à procura de algo sólido para FPS ou quer simplesmente experimentar algo novo, fora do comum. Todo o design do rato foi idealizado para obter o máximo de conforto – não deixando de ser também uma boa opção para quem está á procura de um rato mas não quer ter de lidar ou desgosta do clutch lateral. O próprio é removível e existe a opção de ser tapado, para quem se sentir incomodado. No geral, foi uma boa experiência.

Nota FRAGlíder: 8.5/10


Esta review foi escrita por @daddykzc