O dia de hoje traz mais uma review ao portal do Fraglíder onde partilho a minha opinião sobre o Razer Ornata Chroma, um teclado algo diferente daquilo a que estamos habituados a utilizar e é a imagem da Razer no mercado dos híbridos. A ideia passa por ter um teclado que sirva tanto para o trabalho e tarefas do dia a dia como para sessões de jogo – a Razer apresenta o seu produto como o melhor de dois mundos num só. Será que a membrana mecânica é eficaz em alcançar esse propósito ou acabará vítima do seu conceito?



O Razer Ornata Chroma possuí um dos melhores sistemas de luminosidade RGB do mercado.

Antes de entrarmos em pormenores técnicos e como funciona em detalhe a sua membrana mecânica, vamos primeiro olhar ao layout e aspecto do teclado. O tamanho das teclas é um dos primeiros detalhes que salta à vista, optando pelo meio termo entre as teclas "chiclete" e as teclas "altas" que se encontram nos teclados mais antigos, tendo feito esta mudança para encurtar a tecla e o tempo de resposta.

Como já é costume nos teclados mais recentes da Razer, também o Razer Ornata Chroma vem acompanhado de um repouso para o pulso almofadado que se junta ao teclado através de um imã, sendo bastante confortável – por opção e hábito, prefiro não o usar no entanto. A iluminação presente no teclado é das melhores que já testei, superando inclusive a do Razer BlackWidow Chroma V2 – especialmente olhando ao facto de que todas as funções da tecla são iluminadas, algo que não se verifica no BlackWidow. A menor profundidade presente entre as teclas no Ornata em relação aos teclados mecânicos da Razer permite a emissão de mais luz debaixo das teclas e entre as mesmas, resultado num efeito mais interessante para quem aprecia e valoriza a iluminação num teclado, podendo escolher entre os mais variados padrões e 16.8M de cores.


O switch do Razer Ornata não é mecânico, com o click a funcionar apenas como estímulo.

A nível de performance, o Razer Ornata Chroma possui switches normais que podem ser encontrados em qualquer teclado, com a particularidade no entanto de produzir o clique que tanto gostam de ouvir nos teclados mecânicos. Essa mola não gera efeitos prácticos no que diz respeito a informar o utilizador de que a tecla foi registada, produzindo no entanto o barulho típico dos teclados mecânicos, levando o nosso subconsciente a acreditar que estamos na presença de um teclado do género.

É engraçado perceber até que ponto é que aquele pequeno click faz toda a diferença no nosso psicológico, sendo practicamente necessário premir a tecla até ao fundo para que seja feito o registo da mesma, algo que os teclados mecânicos não necessitam – conferindo vantagem aos próprios na área do gaming. O clique ajuda no entanto o utilizador, parecendo que não esse estímulo sonoro acaba por conferir maior correção no que diz respeito ao "teclar", não sendo no entanto o efeito que os puristas de teclados pretendem, estando ainda longe do sentimento que apenas um teclado mecânico confere.



O teclado é bastante fácil de personalizar, verificando-se no entanto a ausência de mais funcionalidades.

Pensamentos Finais:

O Razer Ornata Chroma é definitivamente um dos casos onde a intenção supera o resultado final. Combinar as tarefas de escrita do dia a dia e as sessões de jogo não surtiu o efeito pretendido, no entanto não é de forma alguma um mau teclado – o seu maior defeito é mesmo o preço, não conseguindo também equiparar-se a um teclado mecânico no que diz respeito à performance.

O teclado de membrana mecânica de mecânico tem pouco, passando a encaixar-se no grupo dos teclados de membrana que podemos encontrar no nosso dia a dia – pelo preço, qualquer pessoa deveria optar por um teclado mecânico. A minha experiência com o teclado durante estas últimas semanas não deixou de ser agradável mas não é de todo equiparável ao uso de um outro teclado mecânico.

Podendo ser encontrado em diversas lojas mas não por menos de 90€, o Razer Ornata Chroma torna-se difícil de justificar o investimento. É mesmo necessário que alguém esteja à procura deste tipo de experiência para poder sequer tentar a começar a justificar a sua compra, acabando no entanto por ser melhor do que os teclados de membrana tradicionais – devendo ter obtido esta designação desde o início. No final de contas, a minha experiência de escrita e de jogo não foi má com o Razer Ornata Chroma, simplesmente o preço não é aceitável para aquilo que o teclado oferece.

Pontos Positivos do Teclado:

  • Sistema de luminação RGB bastante apelativo;
  • O clique introduzido ajuda a colmatar algumas falhas;
  • Menos barulhento do que a maioria dos teclados mecânicos;
  • Repouso confortável incluído.

Pontos Negativos do Teclado:

  • Ausência de funcionalidades extra, macros e teclas de media dedicadas;
  • Preço em relação ao que oferece.


Trailer de apresentação do Razer Ornata Chroma.

O conceito por detrás do Razer Ornata Chroma é sem dúvida interessante e a sua execução também, no entanto o preço a que foi colocado não deixa margem para dúvidas de que existem melhores opções, afectando bastante a sua cotação. Se o preço do teclado estivesse entre o típico preço do teclado mecânico e o preço de um teclado de membrana, acredito que teria muito mais valor e seria uma opção muito boa a considerar para quem possuí um orçamento limitado para montar um setup, ficando melhor servido do que com um teclado vulgar.

Nota FRAGlíder: 6.5/10

Esta review foi escrita por @kazacCSGO