Nos dias 14 e 15 deste mês, 16 equipas juntaram-se para disputar o acesso à nova liga anunciada com 20,000€ em prémios para as suas temporadas realizadas em 2018. Contando com diversos apoios esperava-se ter o melhor Counter-Strike nacional durante este fim de semana, não tendo este qualificador desiludido a nível de jogos e qualidade.


Este fim de semana esteve repleto de grandes jogos para acompanhar no qualificador da MLP.

Antes de chegarmos aos eventos que se verificaram durante este fim de semana, todo o processo de qualificação começou nos três qualificadores abertos jogados nas semanas que anteciparam este qualificador fechado mas finalmente ficaram conhecidas as 8 equipas vencedoras deste qualificador com formato suíço, marcando assim presença na Mercedes-Benz Master League Portugal. O qualificador iniciava-se às 10 horas de Sábado com as seguintes equipas a participar:

FTW Esports Hexagone
Galatics EXEC
EYESHIELD Obscuros
Team HD Panthers
Vodafone Giants Defining Stars
DOTDOOT From The Ashes
eGeneration exotic
OFFSET ASP

Depois de 2 rondas sem grandes surpresas, onde os favoritos com mais ou menos dificuldades iam garantindo as suas vitórias e ficando mais perto da qualificação, a terceira ronda iria já decidir quais as duas primeiras equipas a ficar de fora bem como as suas primeiras equipas a assegurar um lugar na Liga. O sorteio ditou que OFFSET e Vodafone Giants iriam disputar uma das vagas, com os Team HD a encontrar a mix team dos Obscuros.


A equipa capitaneada por zlynx não tremeu e terminou o qualificador com um registo sem derrotas.

Nos jogos das equipas 0-2, ASP e FTW sobreviveram aos seus confrontos frente a exotic e EXEC, vivendo para lutar na ronda seguinte enquanto que todos os olhos focavam as suas atenções nos dois embates de apuramento. Dois jogos renhidos levaram todas as decisões para Overtime onde Team HD e OFFSET saíram por cima, estes últimos que confirmavam a sua vitória após três overtimes – 25:22 em Train num jogo de emoções fortes.


Os Team HD de million deram uma boa resposta no qualificador face aos seus resultados mais recentes.

Já com 2 equipas apuradas, seguiu-se a quarta ronda deste qualificador fechado onde teríamos mais três equipas a dizer adeus e três outras a assegurar a sua permanência para a fase regular da competição. Em dia sim para ambas as mix teams que disputavam o apuramento, a ronda quatro foi recheada de surpresas com os DOTDOOT e os Oscuros a superar a sua concorrência e a atirar duas equipas estabelecidas para a "negra", fazendo assim estragos a Defining Stars e Hexagone -duas equipas que se esperava que marcassem presença nesta Liga.


Uma das maiores surpresas veio das mixes, com os DOTDOOT de vts e soulzor a garantir uma das vagas.

Já os "favoritos" à entrada para o qualificador fechado, a equipa dos Vodafone Giants onde militam Portugueses e Espanhóis não se livrou de sustos mas acabou por confirmar a sua supremacia e vencer em overpass a equipa dos Panthers que conseguiu dar boas indicações perante a única equipa profissional a disputar o acesso esta competição. No outro lado do espectro, From The Ashes, EYESHIELD e ASP sucumbiram e não foram capazes de continuar em competição após derrotas frente a Galatics, Electronik Generation e FTW Esports, equipa que chegou a estar com um registo de 0-2 e conseguia assim recuperar e sonhar por um lugar na Mercedes-Benz Master League Portugal, estabelecendo um recorde de 2-2.



Os Giants de rmn tiveram um deslize mas não comprometeram, alcançando o seu objectivo principal com o 3-1.

Com os resultados das quatro rondas antecendentes consolidados e 5 vagas de 8 possíveis já ocupadas, misturavam-se as bolas do sorteio para decidir o futuro e matchups das seis equipas ainda em prova na competição, com três jogos de tudo ou nada a serem estabelecidos entre as seguintes equipas com um recorde de 2-2: Hexagone, For The Win eSports Club, Defining Stars, Galatics, Panthers e Electronik Generation.


Às portas da qualificação e no meio da turbulência, a FTW de dixon acabou por sucumbir.

Uma das maiores incógnitas deste qualificador seria saber qual o real impacto das mudanças que foram efectuadas a meio desta semana e que viram equipas serem forçadas a colmatar a perda de jogadores para outras equipas, estando três das quatro equipas que mexeram durante esta semana presentes nesta ronda final, para além dos EGN que tiveram de trazer Luís "zpr" Marques no lugar de Vítor "SCRM" Vale.



Os Panthers de emp asseguravam a presença após uns expressivos 16-1 diante dos Galatics.

A sorte ditou que FTW iria encontrar-se com EGN, Galatics com Panthers e o jogo grande da ronda #5, Defining Stars vs Hexagone, significando que um dos favoritos à qualificação inicial para a liga iria ficar pelo caminho no seu confronto direto. Se os dois primeiros jogos acabavam relativamente com scores bastante desiquilibrados graças a duas performances excelentes dos AWPers de EGN e Panthers, o último jogo prometia bastante equilíbrio e foi precisamente isso que se verificou no cache. Num jogo que foi a Overtime, os Defining Stars conseguiram prevalecer com uma vitória arrancada a ferros por 22-18, deixando assim o finalista de ambas as ligas no ano passado de fora da maior liga nacional de 2018.



A equipa de renatoohaxx era uma das favoritas à qualificação mas acabou por ficar de fora da competição.

Assim sendo, as 8 equipas agora apuradas para a Mercedes-Benz Master League Portugal são:

OFFSET Team HD
Vodafone Giants Obscuros
DOTDOOT Panthers
eGeneration Defining Stars

A primeira jornada da MLP será jogada de forma presencial no dia 21 deste mês no Pavilhão Municipal de Mafra.