Já terminou a liga regular da ESEA Open, temporada 19, em Counter-Strike: Global Offensive, onde várias equipas Portuguesas estiveram a participar.

Com as 32 melhores equipas a garantirem a subida para a próxima divisão, a temporada continua com os playoffs a serem jogados nas próximas semanas. Nesses playoffs, Portugal estará representado por 4 equipas: Team 3v, AlienTech, DragonWave Blue e Chester House Party.

O destaque vai naturalmente para a equipa dos Team 3v que acabou a fase regular na segunda posição, em igualdade pontual com os AGENTS – 15 vitórias e apenas 1 derrota -, perdendo apenas para os Noruegueses que fizeram mais 4 rondas que os Portuguesas. Os stfuNerd ficaram no terceiro lugar, também com o mesmo registo de vitórias e derrotas mas com menos 5 rondas colocadas que os Portugueses.

A equipa dos AlienTech que andou grande parte da fase regular nos lugares da frente, acabou por terminar na 21º com um registo de 13 vitórias e 3 derrotas, em igualdade pontual com o 11º lugar.

Já os DragonWave Blue que conseguiram a qualificação já nos últimos jogos da temporada, onde acabariam por garantir o 30º, ficando assim a dois lugares da linha de água. Ainda assim, a equipa "azul" dos DragonWave também acabou com o mesmo registo dos AlienTech, mas com uma distância de 20 rondas para a segunda equipa Portuguesa melhor colocada.

Por último temos os Chester House Party que se qualificaram na posição 93º, com um registo de 11 vitórias e 5 derrotas, sendo mais uma equipa Portuguesa entre as 128 melhores que seguem para os playoffs.

Estas 4 equipas vão agora esperar pela bracket dos playoffs, onde terão a possibilidade de disputar alguns jogos a dinheiro, que é atribuído ao top8 final.

Olhando para as estatísticas desta fase regular, estas são praticamente dominadas por jogadores dos Team 3v. Só não são dominadas por completo porque Diogo "dixon" Santos acaba por se conseguir intrometer nas contas do top20 de jogadores em cada categoria.

Total de Frags Total de Assists Bombas Plantadas
     
obj [Team 3v] – 285 deM^ [Team 3v] – 49 deM^ [Team 3v] – 35
reztt [Team 3v] – 275    
17º almeida [Team 3v] – 260    
     
Bombas Defusadas Total de 2K Total de 3K
     
20º Chkk [Team 3v] – 9 reztt [Team 3v] – 61 13º almeida [Team 3v] – 18
  obj [Team 3v] – 59  
  almeida [Team 3v] – 55  
     
Total de aces Total de 1v1 Total de 1v3
     
20º dixon – 1 deM^ [Team 3v] – 12 almeida [Team 3v] – 2
     

Os playoffs têm data marcada de inicio para o próximo dia 12 de Julho, bastando desde logo que as equipas Portuguesas garantam duas vitórias para assegurarem desde logo a subida de divisão.