Fotografia: Adela Sznajder/ESL

00NATION está fora do IEM Rio Major 2022. Obrigada a vencer três BO3 de forma consecutiva para seguir em frente na competição, a equipa de Marcelo “coldzera” David foi derrotada pela IHC por 1-2 (16-14 em Ancient, 16-19 em Inferno e 16-19 em Overpass), após um embate impróprio para cardíacos.

A escolha de Ancient pertenceu à formação brasileira, que teve um arranque lento. Ao ataque, a 00NATION saiu por baixo nas primeiras cinco rondas, mas recompôs-se e encontrou a melhor estratégia para abordar o que restou da primeira parte.

Nas nove rondas que se seguiram, a equipa de coldzera foi superior em sete delas e o encontro ficou empatado. A derradeira ronda da primeira metade foi ganha pela equipa da Mongólia, mas sete rondas a atacar em Ancient eram já um resultado muito positivo para os objetivos dos sul-americanos.

Contudo, a equipa da IHC conseguiu ainda complicar as contas da 00NATION na segunda parte. Os asiáticos chegaram mesmo a liderar por 14-12, mas a equipa canarinha encontrou a consistência defensiva na ponta final e superiorizaram-se por 16-14. Eduardo “dumau” Wolkmer apontou 27 kills e liderou o servidor nesse aspeto.

00NATION quase virou em Inferno

O melhor ficou reservado para o segundo mapa, Inferno. Uma primeira parte fantástica da IHC, que escolheu o mapa, resultou num 12-3 ao intervalo e com a equipa da Mongólia a passar de seguida para o CT side, pelo que seria de esperar uma rápida conclusão do mesmo.

No entanto, a 00NATION foi recuperando. Uma ronda de cada vez, a equipa brasileira foi-se aproximando no marcador e o entusiasmo da plateia foi aumentando da mesma forma. A reviravolta ainda esteve em causa, com a IHC a atingir um map point, mas os dois conjuntos terminaram no prolongamento.

Com o ímpeto — e o público — do seu lado, a 00NATION tentou fechar a série no prolongamento, mas não o conseguiu fazer. Apesar de ter ganho a primeira ronda, todas as seguintes caíram para o lado da equipa da Mongólia, que fez o 19-16 e empurrou a decisão para Overpass.

side de Overpass foi fatal

As duas equipas entraram em Overpass com tudo em aberto. A IHC já tinha parecido desligada da série e condenada à derrota em Inferno, mas renasceu das cinzas para forçar o terceiro mapa e estava agora com o ascendente do encontro.

Começando do lado defensivo, os jogadores da Mongólia colocaram as primeiras sete rondas no marcador e deixaram a arena em silêncio. A reação dos brasileiros, que venceram as duas seguintes, ainda voltou a acordar o público, mas rapidamente a IHC tratou de serenar os ânimos novamente: venceu mais cinco das últimas seis rondas e chegou ao intervalo a vencer por 12-3.

O vulcão brasileiro no Rio de Janeiro voltou a entrar em erupção com a vitória da 00NATION nas rondas de abertura da segunda metade. O resultado passou a ser de 5-12 e o público voltava a acreditar numa reviravolta como a que se viu em Inferno. Desta vez, contudo, a IHC conseguiu rapidamente travar essa resposta e chegar ao 5-14.

A economia da equipa brasileira estava desfeita, mas dumau começou a ronda seguinte de USP-S na mão e acabou de AK-47… e com um ace. Esta jogada levou a mais uma explosão de alegria nas bancadas e abriu o caminho a uma recuperação verdadeiramente inacreditável da 00NATION, que chegou ao 14-14 no marcador. Porém, tal como no Inferno, as duas equipas tiveram de seguir para prolongamento e o T side brasileiro voltou a ser fatal para as aspirações da equipa.

Perante este resultado, a 00NATION despede-se do IEM Rio Major 2022 sem conhecer o sabor da vitória. A equipa brasileira perdeu os três encontros realizados e já não volta a entrar no servidor durante a competição.