Com o início da final mundial da ESWC marcado para daqui a menos de vinte e quatro horas, e dando seguimento ao trabalho que temos vindo a realizar junto dos representantes nacionais que irão estar em Paris, a FRAGlíder foi ao encontro de Ruben "Rub3nix" Santos, jogador da equipa K1CK Oldschool para saber um pouco mais sobre os contornos que originaram a criação da equipa bem com as expectativas para esta final.

Começando pela formação da equipa, foi com alguma surpresa que comunidade vir surgir a equipa VatosLocos, que reunia não só alguns dos jogadores mais conceituados do panorama nacional, bem com o Ricardo "fox" Pacheco que recentemente tinha deixado a equipa dos FaZe, sendo que até então era presença assídua em torneios internacionais. O que levou à formação da equipa enquanto VatosLocos e qual era a ideia inicial quando decidiram participar no qualificador ibérico para a WESG?

A equipa dos VatosLocos começou mesmo por essa razão, para se jogar o qualificador da WESG. Na altura eu e o Pizituh estavamos a representar os Alientech e fomos convidados para participar no qualificador. Como não tinhamos nenhum tipo de contrato e na altura não estavamos contentes com algumas situações que se tinham passado na organização decidimos agarrar esta oportunidade.

Depois da brilhante prestação no torneio onde arrecadaram o primeiro lugar e respetivo passaporte para a final em Kiev, a verdade é que em termos de preparação, a equipa nunca se assumiu como um projeto que teria continuidade referindo mesmo que a participação no qualificador nacional da ESWC serviria de bootcamp para a participação na final da WESG tal era a falta de jogos realizados em conjunto pela equipa. Depois de vencerem a garantirem a presença em Paris com alguma facilidade as ideias para a equipa a curto/médio prazo mudaram?

Não mudou nada. Quando se falou em jogar o qualificador da WESG, sempre que falámos os 5 dissemos que isto era uma mix e para ninguém criar espectativas. E isso mantém-se.
 


Rub3nix e Pizituh volta a envergar as cores dos K1CK
Falando ainda da WESG, assistimos a partir de Kiev, a uma performance algo inconstante por parte da equipa, acabando por ficarem fora da competição na fase de grupos, ficando a sensação que poderia ser possível ir mais longe. Quais eram as expectativas iniciais?

As expectativas iniciais era passar os grupos, mesmo sabendo que era difícil. No entanto cometemos erros que não podem acontecer, mas que também são um pouco "normais" para uma equipa que não tem rotina.

Atendendo a que para além da longa viagem, existiram ainda grandes atrasos na realização dos jogos, achas que isso afetou mais a equipa devido à falta de experiência em eventos internacionis comparativamente ao restante leque de equipas presentes?

Penso que os atrasos não tenham tido muita influência na equipa.

Agora que se aproxima a final da ESWC, como tem sido a preparação para este evento e quais os objetivos que têm para a competição?

A nossa preparação tem sido a mesma que foi para a WESG, com a diferença de que tivemos a jogar os dois qualificadores para o minor que poderiam ter corrido muito melhor.

Num grupo H onde encontra a equipa brasileira dos Luminosity, e onde completam o grupo os We Got Game e os Millenium, sendo estes uma novidade de última hora, quais são as ambições da equipa à partida e o qual a reação que tiveram ao sorteio?

Sabemos que temos um grupo difícil, mas acreditamos no nosso potencial, por isso vamos jogar jogo a jogo e dar o melhor para passar os grupos.
 


Em França a equipa de Reb3nix irá tentar fazer melhor do que em Kiev, passando a fase de grupos
Ao contrário do que é habitual, em França teremos duas equipas portuguesas a participar na final, com os FTW a receberem um convite por parte da organização depois de terem surpreendido na final nacional. Quais são as vossas expectativas relativamente aos FTW e até onde pensas que podem ir na competição?

Sinceramente, acho que além de serem uma equipa menos experiente em torneios internacionais ficaram num grupo muito difícil. Espero que consigam mostrar o melhor deles, mas acho que vai ser muito difícil passarem os grupos.

Relativamente ao futuro, existe a possibilidade de a equipa se manter junta durante mais tempo para além da final da ESWC ou é uma questão que poderá estar dependente dos resultados que conseguirem em Paris?

Penso que ainda vamos jogar a LGW 2016, mas depois não faço ideia.

Depois de inicialmente terem adoptado o nome de VatosLocos, atualmente a equipa está a envergar as cores dos K1CK. Como surgiu essa mudança?

Se queres que te seja sincero já não me lembro bem. Mas é óbvio que é um orgulho representar as cores dos K1CK.
 


fox e mutiris voltam a estar lado a lado com as cores dos K1CK
Existiram contactos por parte de outras organizações para que a equipa representasse as mesmas?

Acho que não, eu nunca estou muito dentro desses assuntos por isso não te sei responder bem a isso. Mas como nunca foi falado, penso que não.

Para terminar, resta-me agradecer o tempo dispendido para responder a estas questões e desejar boa sorte para a final mundial da ESWC. Gostarias de deixar algum comentário final?

Obrigado, queria agradecer-vos por esta pequena entrevista e quero agradecer ao Spirit por todo o suporte. Gostaria também de pedir aos portugueses que dessem o vosso apoio às equipas que vão estar a representar Portugal na ESWC no CS:GO e também ao jogador de FIFA.

 

Com esta entrevista, terminamos a nossa antevisão à ESWC junto dos principais intervenientes, sendo que podem acompanhar a par e passo todas as incidências do torneio durante todo o evento aqui na FRAGlíder.