O portal do Fraglíder esteve presente no agora concluído evento das finais da Superliga BITZER de CS:GO realizadas na Clickfiel Arena. Num dia que se iniciou cedo e que terminou já bastante tarde com a vitória dos YNG Sharks sobre os Hexagone, fomos ao encontro de Guilherme "Sunstyler" São Pedro para partilhar numa entrevista alguns dos seus pensamentos em relação aos mais variados assuntos, desde o atual momento de forma dos Hexagone ao formato da Superliga e também relativamente ao futuro dos Electronik Generation à entrada para o novo ano.


As finais da Superliga chegaram ao fim, trazendo agora o Fraglíder até vós as entrevistas realizadas no evento.

 
Fraglíder: Vocês vieram a Penafiel jogar a meia final frente aos Hexagone onde acabaram por perder por 2 mapas sem resposta, estando assim eliminados.Vamos começar por falar um pouco sobre o formato do torneio, recuar um bocado até à fase Online da Superliga Bitzer. O que achas sobre o formato atual da Superliga com as jornadas online a terem jogos disputados ao longo de várias semanas e da final four em LAN? Se pudesses alterar alguma coisa, o que seria?
  
Sunstyler: Em relação ao torneio online, acho que é um formato bem feito que obriga as equipas a jogar todas as semanas, ter jogos para torneios todas as semanas, resultando numa maior preparação que obriga os jogadores e as equipas a estar sempre bem preparados. Também acho, por exemplo, que ganhar e empatar jogos ter a sua recompensa estabelecida – do dinheiro por vitória e por empate – é bom para os jogadores que também ficam mais motivados.

Em relação à fase final em LAN, não concordo muito com vir aqui fazer um jogo, jogar uma meia final e não haver um jogo de terceiro e quarto lugar, não faz muito sentido tendo em conta que há pessoal a vir cá de Lisboa, a fazer 3 e 4 horas de viagem e vir cá fazer apenas um jogo. Acabou por nos correr mal os mapas, a equipa não jogou o que sabe existindo no entanto mérito para os Hexagone também. Acho que vir aqui fazer um BO3 depois de várias horas de viagem e ir embora não faz grande sentido.

Fraglíder: Gostarías portanto de propor para uma próxima edição que repensassem o evento e que aumentassem a duração do mesmo para 2-3 dias, optando realmente por um formato mais extensivo do que aquele em vigor para a Final Four?

Sunstyler: Sim, por exemplo. A equipa agora chega aqui, perde com os Hexagone – podíamos perfeitamente fazer pelo menos mais um BO3, o jogo de terceiro e quarto seria uma boa opção. Vinhamos cá, fazíamos uns 3-4 mapas – algo que já se torna um bocado mais normal.

Não sei se é mesmo assim mas pelos vistos a prizepool é diferente para o terceiro e para o quarto lugar, acho que o quarto lugar recebe menos do que o terceiro e não existe um jogo sequer de desempate para saber quem é que fica em terceiro lugar, pelo menos é essa a informação que eu tenho.


Fazer um BO3 depois de várias horas de viagem e ir embora não faz grande sentido.

Fraglíder: Entrando nos dias que antecederam esta fase final na Clickfiel Arena, qual foi o foco da equipa? O que é que prepararam sabendo que o vosso oponente era os Hexagone?

Sunstyler: É assim, nós nunca tinhamos jogado inferno contra eles, foi algo que quisemos fazer. Eles estão com uma equipa muito forte mas o inferno acaba por ser um dos mapas que jogamos mais e fizemos a opção de arriscar pelo não veto do inferno. Nós estivemos a treinar nestes dias esse mapa e acabamos por também na nossa pick apostar no mirage pois era um mapa que nós sabíamos que a outra equipa não treinava, não jogavam muito dentro daquilo que era do nosso conhecimento e que portanto, à partida, não teria muita coisa preparada.

O nosso treino no mirage também não foi o ideal, foi um mapa que acabamos por ver muito por alto nos últimos dias mas tentamos na mesma surpreender com a nossa map pick. As probabilidades eram altas de ter o nuke como terceiro mapa desta série, um mapa que nos damos bem, mas infelizmente não conseguimos chegar ao decider.

Fraglíder: A segunda meia final da Superliga BITZER a começar dentro de instantes irá opor os YNG Sharks frente aos Defining Stars, que como é sabido, será a última vez que irão atuar com este lineup em específico, havendo já trocas no horizonte. Algum prognóstico para esse jogo?

Sunstyler: A equipa dos Defs mesmo que se vá separar, têm cinco jogadores que são muito bons, muito fortes, muito experientes. Se o jogo fosse a melhor de 1 mapa, acredito que os Defs pudessem criar surpresas, mesmo num BO3 acho mais difícil mas apesar de acreditar que os Sharks vão sair por cima, os Defs são bem capazes de meter um mapa à equipa dos Sharks, acho que é possível.


Os Hexagone são neste momento uma equipa muito boa e com a adição do dixon ficou muito mais explosiva.

Fraglíder: Supondo que estamos na final e que a tua previsão para a segunda meia final se concretizou e que os YNG Sharks avançam para o último jogo. Tendo em conta que os Hexagone saíram por cima do seu confronto diante dos Brasileiros na meia final do qualificador Ibérico para a Nations Elite Esports Cup há dois dias por 2-1, que equipa levanta o troféu ao final do dia?

Sunstyler: Penso que é claro que os favoritos aqui são os Sharks mas os Hexagone são neste momento uma equipa muito boa e com a adição do dixon ficou muito mais explosiva, algo que já era mas que conseguiu aumentar. Os Hexagone são uma equipa muito agressiva e podem sem dúvida surpreender, mesmo pelo que vimos agora neste qualificador da NEE. Eles ganharam aos Sharks e fizeram um grande jogo frente aos Alientech na final, não consegui ver o jogo todo mas do que vi fizeram um bom trabalho e já com os jogadores em LAN, podendo fazer aqui o mesmo que fizeram contra os Alientech ou melhor ainda.

Fraglíder: Pensamentos Finais. O que é que o futuro detém para a equipa dos Electronik Generation atual?

Sunstyler: Vamos ver agora, a scene Portuguesa vai ter muitas mudanças – o nosso futuro é incerto ainda porque não sabemos o que vai acontecer. O nosso objectivo é a equipa manter-se junta, trabalhar e treinar para os próximos torneios que irão ocorrer já em 2018. Só o futuro dirá se esse objectivo é possível ou não.

Fraglíder: Muito obrigado pelo tempo dispendido e boa sorte para o futuro.

Ainda teremos mais entrevistas e conteúdo produzido na Clickfiel Arena durante o dia 1 de Dezembro a sair nos próximos dias, por isso fica atento!