No media day do PlayerUnknown’s BattleGrounds Global Invitational, maior torneio até à data do battle royale com um prizepool de $2,000,000, foi revelado pela PUBG Corp. que o ano de 2019 continuará a desenvolver a scene competitiva do seu jogo, lançando ligas profissionais em quatro regiões.

Este plano a cinco anos prevê que em 2019 se iniciem ligas profissionais na América do Norte, Europa, China e Coreia com a possibilidade de expandir esse leque de regiões em 2020 – estas novas ligas possuem o intuito de uniformizar a nível global os regulamentos utilizados nos torneios de PUBG, o primeiro de dois problemas identificados pela empresa e que pretendem combater a todo o custo.


A Mercedes-Benz Arena na Alemanha é o palco do PGI que começa hoje.

Com uma evidente disparidade entre regulamentos aplicados em jogos competitivos oficiais de PUBG dependendo da região, a criação das ligas pretende introduzir um "livro de regras" universal para resolver o problema, aumentando também a competitividade já que está previsto decorrer um torneio mundial no final de cada ano com as melhores equipas das ligas regionais operadas pelos parceiros da PUBG Corp. em cada região.

O segundo problema identificado pela empresa prende-se com questões financeiras, tentando assegurar a estabilidade dessa área primariamente através de micro transações que já estão implementadas no PGI a decorrer. À semelhança dos stickers no CS:GO, as 20 equipas finalistas deste torneio possuem cada uma cosméticos baseados nelas que podem ser adquiridos dentro do jogo, com uma percentagem a reverter para as equipas por venda. Mais planos financeiros estão a ser postos em marcha pela PUBG Corp, prometendo mais novidades quanto à estrutura das quatro ligas profissionais no último trimestre de 2018.