Presentes nos 3 dias do ZOWIE Summer Games CS:GO Open, a equipa do Fraglíder esteve à conversa com Pedro "fakeS2" Sousa, jogador da equipa que se sagrou vencedora do torneio de Counter-Strike: Global Offensive. Após os festejos, o jogador que era a maior incógnita deste torneio provou o seu valor, falando sobre as dúvidas em torno dele, do trabalho desenvolvido pela FTW, da preparação que foi feita e dos objectivos futuros da equipa.


"Havia muitas dúvidas não só quanto à minha capacidade como jogador mas também à experiência que possuo."

Fraglíder: fakeS2, foste uma das peças escolhidas para integrar este lineup da FTW que mais dúvidas gerou na comunidade de CS:GO. Como te sentes por ter dado provas de ti mesmo aqui com performances que foram bastante apreciadas em geral por quem esteve a seguir este torneio?

fakeS2: Eu acho que já era algo conhecido na comunidade, não era propriamente um "random" qualquer mas muitas pessoas duvidavam das minhas capacidades, que eu não conseguiria estar ao nível dos meus teammates que nas suas antigas equipas eram top 1, top 2, top 3 a nível nacional e eu nunca tinha sequer passado da fase de grupos numa LAN. Havia muitas dúvidas não só quanto à minha capacidade como jogador mas também à experiência que possuo, que mesmo que eu me conseguisse adaptar à equipa, nestes momentos cruciais se calhar a minha experiência ia deixar a equipa em baixo e não foi isso que aconteceu. Joguei bem, podia ter jogado melhor, cometi alguns erros que com a experiência serão melhorados mas acho que num nível geral, gostei do que fiz e espero que as outras pessoas também tenham gostado.

Fraglíder: Formada muito recentemente, a vossa equipa conseguiu o apuramento para este torneio em Braga e não podiam ter pedido um melhor resultado, atingiram o melhor cenário possível com uma vitória para o vosso palmarés. Como foi jogar este evento que certamente terá sido o mais importante para ti até agora?

fakeS2: Nós fomos aos qualificadores para este evento com apenas 4 dias de equipa e a nossa ambição era jogar, ver aquilo que conseguíamos atingir mesmo sem treino, ver como estávamos e as nossas capacidades individuais. Ganhamos até a boas equipas, não tivemos uma bracket assim tão difícil com muitas equipas razoáveis mas nada por ai além. Para chegar aqui, fizemos uma bootcamp em Lisboa e tentamos melhorar no aspecto global do nosso jogo mas estavam a acontecer muitos erros, viemos a Braga com a confiança em baixo porque os treinos que estávamos a fazer não correram da melhor forma.

Por causa disso, o nosso pensamento cá foi jogar jogo a jogo, viemos aqui sem expectativas de conseguir algo, de vencer este evento que até começou mal conosco a levar 16:04 dos OFFSET no primeiro jogo. Ficamos algo desanimados mas dissemos para nós que iamos jogar jogo a jogo, ver como as coisas correm e conseguímos ganhar.



"O que fizemos hoje aqui é se calhar 20% do que poderemos fazer no futuro."

Fraglíder: Olhando ao pouco tempo que tiveram para desenvolver trabalho em equipa, qual é a sensação de estar rodeado pelos teus novos companheiros de equipa? Que análise fazes do trabalho que desenvolveram até agora e o que podemos esperar do fakeS2 e da FTW?

fakeS2: Para este torneio, nós viemos com uma map pool bastante reduzida, tentamos jogar todos os mapas no bootcamp que fizemos mas é claro que quando tentas ver 6-7 mapas durante uma semana, nenhum deles vai estar a 100%. Eu diria que a nossa participação foi feita com os mapas 20% trabalhados, ou seja, o que fizemos hoje aqui é se calhar 20% do que poderemos fazer no futuro.

É uma sensação muito boa, a nível de equipas eu não tinha practicamente experiência, sou muito novo nesse aspecto e jogar com jogadores que já pisaram grandes palcos, jogaram e ganharam contra as melhores equipas de Portugal e venceram muitos torneios é muito bom para mim e para a minha evolução. Estou a adorar estar aqui e não podia dizer qualquer outra coisa acerca da minha experiência até agora.

Fraglíder: Com o início das férias, vocês deverão optar por fazer uma pausa mas já com um objectivo em mente – atingir a qualificação para a segunda temporada da Master League Portugal onde já se encontram no qualificador fechado. Quais são as expectativas que tens para um futuro próximo e quais os objectivos que queres começar a traçar até ao final do ano?

fakeS2: Nós agora vamos de férias, ainda não sabemos bem quanto tempo ou as datas mas sabemos que vamos ter um tempo para acalmar após passar esta metade do ano toda a jogar CS. Vamos aproveitar as férias e descansar – quando voltarmos, o nosso objectivo vai ser a qualificação para a Master League Portugal que como toda a gente viu no ano passado, foi bastante importante não só para a evolução da scene portuguesa como esports lá fora mas também para as equipas nacionais.

Nós queremos entrar na MLP e se não conseguirmos será uma grande desilusão… mas com o lineup que nós temos e com aquilo que temos trabalhado, penso que não irá haver grandes problemas. Poderá haver surpresas mas a nossa qualidade é suficiente para atingir a qualificação e fazer uma boa liga, dentro dos lugares cimeiros.



"Nós queremos entrar na MLP e se não conseguirmos será uma grande desilusão."

Fraglíder: Algumas palavras finais ou agradecimentos que queiras fazer?

fakeS2: Quero agradecer à FTW, ao stadodo por ter confiado em mim quando se calhar muita gente não confiava e o criticou por me ter escolhido mas ele manteve-se sempre firme – provavelmente já muita gente me colocava hoje no lineup. Quero também agradecer à Omen by HP, Twitch e Casino Portugal por continuarem a apostar na For The Win Esports enquanto Sponsors.