No seguimento do media day da BLAST Pro Series Lisboa, trazemos agora até vós a segunda entrevista de seis que foram produzidas por nós durante este dia de abertura à imprensa por parte das equipas e jogadores. Depois da entrevista a Tarik "tarik" Celik dos MIBR, tivemos a oportunidade de falar com o Nicolai "dev1ce" Reedtz dos Astralis, um dos jogadores favoritos a assumir a posição de #1 do mundo em 2018. Nesta entrevista, falamos sobre a gestão de eventos que é feita por parte dos Astralis, dos consecutivos MVPs atríbuidos ao jogador, se espera ser considerado o melhor do mundo este ano entre outros temas, onde tentamos saber qual a equipa que pode por fim ao reinado dos Astralis aos olhos do dev1ce.


"Ao olhar para as equipas de topo em vários desportos, consegues verificar que as mesmas atingem a vitória em 70-75% dos seus jogos. O nosso objetivo enquanto equipa é fazer o mesmo." (Foto por Hltv.org)
Fraglíder: dev1ce, este ano tem sido fantástico para vocês a nível competitivo. Ganharam muitos torneios, na semana passada adicionaram o Intel Grand Slam e a ESL Pro League às vossas conquistas. Como te sentes em saber que vocês são, neste momento, o alvo a abater a nível de equipas?

dev1ce: É claro que é sempre bom sermos a equipa que todos querem superar, fizemos algo que nenhuma outra conseguiu que é conquistar o Intel Grand Slam, nós fomos os primeiros e esse feito é algo realmente importante para nós enquanto equipa e também a nível individual. Fazer parte de história é sempre algo especial, eu estou bastante agradecido por estar nesta equipa e rodeado de todos os elementos que constituem os Astralis, é algo muito bom para nós. O nosso caminho foi traçado a partir do trabalho árduo de muitas pessoas e não só dentro da equipa, é importante dar grande parte dos créditos também a eles.

Fraglíder: Equipas como os Astralis estão presentes em diversos torneios e também eles começam a gerar fadiga nos jogadores que neles participam. Nós já vimos os Astralis no passado abdicar de participar em certos eventos para os quais foram convidados de forma a poder gerir esse cansaço. Achas que a forma como essa gestão de presenças é feita pode ser decisiva em momentos cruciais no que diz respeito a jogos a eliminar? Como é feita essa gestão da vossa parte?

dev1ce: Sim, como foi dito existe muita fadiga dentro das equipas e nós estamos a fazer essa gestão à nossa maneira, obviamente que acabamos por perder em alguns torneios. Mesmo que optes por não ir a um torneio em detrimento de outro, tu podes perder na mesma esse torneio e ao olhar para as equipas de topo em vários desportos, consegues verificar que as mesmas atingem a vitória em 70-75% dos seus jogos. O nosso objetivo enquanto equipa é fazer o mesmo, não podes atingir uma taxa de vitórias de 100% – mesmo que estejas a fazer o correto ao não participar num torneio para poder descansar e focar-te noutro que consideras mais importante, vais sempre perder de vez em quando, a vida é mesmo assim.

Em relação à performance, eu acho que muito se deve à experiência – se fizeres parte de uma equipa jovem, é difícil dizer que não a eventos porque necessitas de ganhar essa experiência de LAN e realmente saber como atuar nesses momentos cruciais. Quando tens tanta experiência como nós, escolher os torneios certos e fazer as decisões certas significa que podemos sempre atuar ao nosso melhor nível durante toda a temporada em vez de ter um início forte e depois deixar a fadiga correr através de nós durante o resto da temporada.

 


"Não me considero melhor do que o s1mple a nível individual mesmo tendo mais MVPs conquistados do que ele, enquanto jogador ele tem sido absolutamente fenomenal durante este ano." (Foto por Hltv.org)

Fraglíder: Vocês tiveram bastantes jogos nos últimos torneios contra MIBR e também Team Liquid. Ao ser o número 1 do mundo, continuam a estudar os vossos adversários – qual dos dois acreditas que é o vosso pior confronto neste momento? Se tivesses de indicar uma equipa que consideras que vos pode futuramente superar, em qual iria recair a escolha?

dev1ce: Anteriormente, eu diria que o nosso pior confronto seria os MIBR já que nós tínhamos a lição bem estudada frente aos Liquid. Ultimamente tem havido vários rumores sobre essas equipas alterarem jogadores e se tiver de olhar para o futuro e dizer qual vai ser mais difícil de superar, acho que os Liquid podem tornar-se num adversário mesmo difícil de bater se fizerem boas trocas de jogadores e melhorarem a sua mentalidade. Futuramente, eles poderão ser o alvo a abater ou superar-nos porque eles estão a jogar muito bem contra todos os outros oponentes que encontram excepto nós.

Fraglíder: A nível individual, tu estás a colecionar bastantes MVPs durante os torneios. Estamos em fecho de ano e a lista dos melhores jogadores mundiais começará a ser revelada pela HLTV em breve. Acreditas que irás ocupar o lugar #1 dessa lista?

dev1ce: Eu estou bastante orgulhoso dos MVPs e acho que muitos deles foram merecidos mas, sendo honesto, alguns deles também poderiam muito bem ter sido atríbuidos aos meus colegas de equipa. Não me considero melhor do que o s1mple a nível individual mesmo tendo mais MVPs conquistados do que ele, enquanto jogador ele tem sido absolutamente fenomenal durante este ano – acho que só tenho de estar orgulhoso de estar lá em cima ao lado dele. Não cabe a mim decidir como é feita a avaliação do lugar #1 dessa lista mas acho que se pode dizer que qualquer um de nós merece essa distinção. Independentemente da decisão que for tomada, eu vou estar honrado uma vez que também passamos por muitas crises ao longo do ano, doença entre outros acontecimentos… estou apenas feliz por estar aqui.

Fraglíder: Que expectativas tens em torno do público no próximo sábado? Esperas uma casa cheia?

dev1ce: Espero que a Arena esteja cheia, ouvi dizer que os portugueses facilmente se conseguem tornar em fãs frenéticos, até no futebol vemos isso. Espero que seja uma grande experiência e que possamos ver como um país se une em torno do Counter-Strike. Espero que seja espetacular e que tenha uma casa cheia!

Fraglíder: Obrigado dev1ce e boa sorte para os vossos jogos aqui em Lisboa.