Com o fim da BLAST Pro Series Lisboa, lançamos agora uma das últimas entrevistas a jogadores que foi produzida no evento – na presença de Jonas "Lekr0" Olofsson dos Ninjas in Pyjamas, estivemos a explorar o passado do jogador e a sua evolução. Entre outros temas, revisitamos a sua primeira experiência em Portugal, a experiência de jogar ao lado de dois dos jogadores mais lendários que a Suécia deu ao Counter-Strike e a sua opinião relativamente ao estado atual das ligas online e o que é necessário fazer para as balancear.
 

"Um dos desejos para o futuro é começar a construir o meu legado no CS:GO"

Fraglíder: Lekr0, esta não é a tua primeira vez em Portugal. Em 2015, jogaste na Alientech Allstars no Porto enquanto Publiclir onde ficaste em 3/4º lugar após perder com os RCTIC. 3 anos passaram e agora estás numa equipa de elite mundial que vai jogar na maior arena de Portugal. Como processas toda esta evolução que te aconteceu? De jogar numa equipa tier 2 sueca num shopping em Portugal para estar numa das melhores equipas do mundo e jogar perante uma plateia esgotada?

Lekr0: Isto é mesmo grande para mim, tudo foi tão rápido para mim que nem tenho bem a certeza como processei tudo aquilo que me aconteceu até hoje. O crescimento que se sucedeu, as coisas hoje em dia são bem diferentes daquilo que eram há 3 anos quando jogava nos Publiclir, mas no geral estou bastante contente obviamente com estas mudanças e com o que aconteceu nestes últimos anos. Um dos desejos para o futuro é começar a construir o meu legado no CS:GO.

Fraglíder: Após os Publiclir, tiveste uma breve passagem pelos Team Ancient antes de entrar num loop que te viu integrar por diversas vezes os conjuntos de fnatic e GODSENT. No entanto, em junho deste ano, esse ciclo é quebrado e chegas aos NiP. Como está a ser a tua experiência na equipa até agora? Especialmente quando estás num lineup com f0rest e GeT_RiGhT, dois jogadores que podes possívelmente ter idolatrado no passado e cujos nomes possuem um peso incalculável na história do Counter-Strike?

Lekr0: Está a ser muito porreiro e foi inclusive uma das maiores razões que me levaram a aceitar rapidamente a proposta que me foi feita na altura porque eu sei o quão bons são os jogadores que alinham nesta equipa. Fiquei muito honrado quando estes jogadores me abordaram para saber se eu tinha interesse em juntar-me à equipa, é uma oportunidade muito boa para mim.

Fraglíder: Na BLAST Pro Series, vão encontrar uma das equipas que mais problemas vos gera, falamos dos Astralis. Parecem ser sempre a equipa que mais vezes se intromete no vosso caminho para alcançar o sucesso. Desde que te juntaste aos NiP, os Astralis já vos negaram duas presenças em grandes finais com a última ocorrência a ser as finais da ECS S6, onde vocês perderam nas semifinais. Como é que lidam com esta situação? Qual é o pensamento antes dos jogos quando vão enfrentar esta equipa?

Lekr0: Independentemente da equipa, penso que na nossa mente estamos sempre a tentar fazer apenas o nosso jogo. Sabemos que os Astralis são muito bons mas temos de abordar os jogos contra eles da mesma maneira que faríamos contra qualquer outro adversário, todas as equipas possuem falhas. Tudo se resume à maneira como a tua preparação é feita e acima de tudo não ter medo do teu oponente, não penso sobre enfrentar os Astralis numa semifinal mas sim nos mapas e com que estratégias é que eles se vão apresentar, aplicar esse pensamento na fase de vetos.

 


"Fiquei muito honrado quando estes jogadores me abordaram para saber se eu tinha interesse em juntar-me à equipa"

Fraglíder: Das duas ligas online que são jogadas todas as temporadas, uma correu bastante bem para os NiP que foi a ECS onde chegaram às finais mas na ESL Pro League, a prestação não foi certamente a esperada e chegaram a estar muito perto de ter de lutar pela permanência nas Relegações. Dado que possuem ambas a mesma dinâmica e conceito para além de partilharem a maioria das equipas, como explicas esta grande disparidade entre os resultados obtidos por vós nas ligas?

Lekr0: Penso que em ambas as ligas, tivemos inícios muito maus onde perdemos diversos jogos e chegamos a ter recordes de 1-7, 2-8 ou algo do género na ESL Pro League e foi algo mesmo mau para nós. Já na ECS, foi perto do final que começamos a operar uma grande reviravolta, vencemos mesmo muitos jogos na reta final e foi dessa forma que atingimos o apuramento para as finais. No caso da EPL, aquele início negativo onde perdemos demasiados jogos extendeu-se até um ponto em que a nossa participação já não era recuperável, parecia um caso perdido.

Fraglíder: As ligas online não são consensuais entre os jogadores – enquanto uns não se importam com o estado atual, muitos são aqueles que acham que as constantes expansões estão de certa forma a "esticar" a corda. A ESL já anunciou que vai haver uma reestruturação da sua liga, qual é a tua opinião sobre o estado atual das ligas? O que pensas que é realmente necessário ser feito para aumentar a sua qualidade global?

Lekr0: É necessário ter menos jogos, certamente que será a mudança mais importante a implementar nas ligas. Ter um calendário fixo para as partidas também tem o seu peso enquanto medida a tomar porque a marcação de jogos hoje em dia anda mesmo muito mal, muitas vezes é necessário realizar partidas quando estás num evento em LAN e não acho que isso seja bom para os jogadores nem para os organizadores. Em suma, termos menos jogos e a introdução de uma agenda fixa é o mais necessário neste momento para as ligas.

Fraglíder: Este é o último evento de 2018 para vocês, quão importante é despedirem-se deste ano competitivo com uma vitória? Estiveram bastante perto de vencer na BLAST Pro Series Copenhaga, pretendem tentar o mesmo aqui ou o foco já começa a estar em torno do Major?

Lekr0: Não estou propriamente a pensar no virar do ano, a minha cabeça está sempre orientada para o próximo evento em que tenho de jogar. A BLAST Pro Series Lisboa não é excepção e vamos jogar como qualquer outro evento, vamos jogar para ganhar claro. Não vou propriamente pensar sobre qual dos torneios detém mais valor em relação ao outro, simplesmente jogar e tentar conquistar a vitória final.

 


"Espero que consigamos atingir pelo menos o top 3 neste evento, acho que qualquer resultado que não esse será pertubador para nós"

Fraglíder: Alguns dos vossos rivais aqui tiveram uma agenda bastante preenchida nas últimas semanas enquanto que os NiP possuíram mais algum tempo para trabalhar no seu jogo, resolver erros que possam existir e acima de tudo, descansar. Sabendo o quão saturantes podem ser múltiplos eventos, acreditas que os NiP apresentam-se neste evento com uma forma melhor para possívelmente repetir a presença na final da BLAST?

Lekr0: Não considero que tenhamos vantagem em relação a qualquer equipa que está presente neste evento. Jogar um torneio próximo de outro não é algo que te afete tanto na minha opinião, até porque eu já o fiz e não lhe atríbuo grande importância para ser honesto. Temos boas chances de alcançar novamente a final, independentemente do nível em que as outras equipas se apresentarem, sei que conseguímos jogar a um nível bastante elevado e por isso não tenho propriamente medo de ninguém.

Fraglíder: A Suécia é muitas vezes apelidada como a "capital do Counter-Strike" e, tal como aconteceu contigo, muitos jovens jogadores sonham em alcançar o topo. Com base no teu conhecimento sobre a scene sueca, se tivesses de indicar 2-3 nomes para o futuro que consideres que estão a passar "despercebidos" para outros, quem escolherias? Que jogadores achas que em 2019 podem começar a escalar os rankings e juntarem-se a uma equipa de renome?

Lekr0: É uma pergunta muito difícil, provavelmente consigo mais facilmente indicar equipas neste aspeto. Os Red Reserve e os x6tence Galaxy estão a jogar muito bem recentemente mas não há muitos jogadores em específico que eu pudesse nomear que não estejam ainda nos radares, existem certamente jogadores de ambos os lineups mencionados que o podem fazer.

Fraglíder: Que expectativas tens para Sábado?

Lekr0: Espero que consigamos atingir pelo menos o top 3 neste evento, acho que qualquer resultado que não esse será pertubador para nós. Gostaria de alcançar a final e ficaria mesmo contente se conseguirmos vencer.

Fraglíder: Obrigado Lekr0 por esta entrevista, boa sorte para o evento.

Entrevista realizada no dia 13/12/2018