A nona temporada da ESL Pro League só retorna em Abril de 2019, no entanto a organizadora da liga já anunciou as mudanças ao formato que tanto prometeu ao longo dos últimos dias.

Alguns jogadores já haviam falado sobre a quantidade de jogos que a fase regular da liga da ESL envolvia, na última temporada uma equipa tinha de fazer 26 jogos, principalmente quando parte das equipas já tinha um calendário bastante preenchido com outros torneios offline. Assim sendo a ESL alterou o formato e todos os jogos desta competição passam a ser jogados em LAN nas regiões EU e NA, com o os estúdios da ESL em Leicester a serem os escolhidos para receber as equipas europeias.

O estúdio escolhido para alojar os jogos europeus será no Reino Unido. (Clicar na imagem para ampliar)

Este novo formato expande o total de equipas de 12 para 16, que numa primeira fase são divididas em 4 grupos e os vencedores de cada grupo avança diretamente para as finais. Os segundos e terceiros classificados da primeira ronda terão de disputar uma segunda fase de grupos, onde os campeões e os vice-campeões completam o lote de 8 equipas que vão às finais da liga. O continente americano também terá 8 vagas disponíveis para as finais, no entanto um dos grupos está reservado para a América Latina, por último a região APAC apenas irá ter duas vagas e continuará a ser jogada online.