Já são conhecidas as duas primeiras equipas que se irão juntar a EGN, Galatics, Panthers e GTZ Bulls no qualificador fechado para a Liga Portuguesa de Counter-Strike, com os ehehxd e jkrats a superarem a concorrência neste primeiro qualificador e a atingirem as duas vagas em discussão.

Com início às 14:00 deste Sábado, 63 foram as equipas que se inscreveram e participaram neste qualificador tendo em vista os dois lugares de acesso ao qualificador fechado, com os semifinalistas também a garantirem uma oportunidade extra de lutar pela qualificação para além dos outros dois qualificadores abertos anunciados. Logo a abrir a Ronda de 64 equipas, o jogo que teve destaque na stream principal opunha duas mixes com jogadores bastante conhecidos da comunidade, com os ScTaa (baDzi, dekkk, tero, Lour0, Dante) a superar em train os OldGuyz (xAims, jayyy, tArrekU, Twixy, marq).

Até atingir os quartos de final e ao longo de 3 rondas disputadas, várias foram as equipas assumidas a cair nesta primeira oportunidade após serem surpreendidas, com destaque neste ponto para os XF Iberia, EXSAD, GTZ Sync e ASP, estes últimos que viriam a perder na Ronda de 16 diante dos ehehxd num dos jogos que mais prometia neste qualificador.



Os ehehxd de rlz eliminaram ASP, Tropa Suprema e Predict nas últimas 3 rondas do qualificador.

Nos quartos de final, ScTaa, jkrats, Predict- e ehehxd deixavam pelo caminho em BO1s watDoinK, eNCore, Hboyz e TS-Pro respetivamente para chegar ao derradeiro BO3 que daria acesso ao qualificador fechado para quem o vencesse, com os jogos disputados a serem ScTaa vs jkrats e Predict- vs ehehxd que alinhavam com Rui "rizz" Lima no lugar de Bernardo "Shooler" Martins que esteve indiponível para este qualificador.

Um dos candidatos mais fortes à qualificação no que diz respeito ao qualificador de Sábado confirmou o seu favoritismo e rapidamente fez questão de selar o BO3 com um 16-9 em nuke e 16-6 em train frente aos Predict-, tornando os ehehxd na primeira equipa proveniente dos qualificadores a juntar-se às equipas que tinham sido convidadas diretamente para o qualificador fechado. Numa outra partida mais disputada, uma das surpresas do qualificador e com jogadores menos conhecidos na comunidade deu cartas e igualou o feito dos ehehxd, falamos dos jkrats de Gabriel "starkj" Marques e Diogo "Jaepe" Fernandes que após 3 mapas (6-16 train, 16-13 overpass e 16-10 dust2) eliminaram os ScTaa e aumentam para 6 o número de equipas confirmadas no qualificador fechado.

Na final do qualificador que seria disputada para efeitos de seeding, os ehehxd deram forfeit no BO1 frente aos jkrats. Domingo e Segunda-Feira serão jogados os outros dois qualificadores abertos mas enquanto eles não iniciam, podes rever o Qualificador Aberto #1 e ter acesso a estatísticas detalhadas dos jogos a partir dos quartos de final nas matchpages dos jogos presentes na nossa cobertura.