A Inygon, organizadora da Liga Portuguesa de Counter-Strike, anunciou ontem através do seu Facebook que 3 jogadores que participaram no primeiro qualificador da LPCS foram banidos por cheating e suspensos permanentemente de todas as suas competições.

Os qualificadores para a Liga Portuguesa de Counter-Strike (LPCS) arrancaram no passado Sábado com 2 equipas a tentarem conquistar as duas vagas que lhes dava acesso ao qualificador fechado da competição. Sensivelmente 60 equipas fizeram parte dessa qualificação jogada na plataforma da FACEIT, com as equipas dos jkrats e dos ehehexD a conseguirem então as duas tão desejadas vagas para a fase mais adiada da competição.

Ao terceiro qualificador que começa hoje por volta das 20h30, a Inygon anunciou que detectou que 3 jogadores que participaram nesse primeiro qualificador foram posteriormente banidos pela plataforma da FACEIT por uso de cheats. Os jogadores em questão são SKARL da equipa BOTAMINI, que venceu o seu primeiro jogo no qualificador e viria a ser eliminada na segunda ronda, e TwaX juntamente com CitizeNje – ambos jogadores da equipa DaJoinT – que tal como os BOTAMINI venceram o seu primeiro jogo mas viriam a perder precisamente para os ehehexD acabando assim eliminados da competição.

Comunidade Portuguesa é noticia pelas más razões.

Depois de ter confirmado juntamente com a FACEIT os bans, a Inygon informou que os 3 jogadores foram suspensos permanentemente de todas as competições por si organizadas, não podendo então participar nos próximos qualificadores ou futuras competições que a Inygon realize. Apesar de não ter informado que tipo de cheats os 3 jogadores usaram, fortes rumores dentro da comunidade apontam para que os 3 jogadores se tenham aproveitado de um pequeno glitch que permite ver entre objectos, dando assim clara vantagem aos respectivos agressores face a toda a competição.

Apesar das 3 suspensões, a Inygon anunciou também que não será necessário repetir o mesmo qualificador pois ambas as equipas foram eliminadas nas fases preliminares do qualificador.

Os ehehexD e os jkrats acabariam por chegar à final do primeiro qualificador, enquanto os Eyesheild e os ASP foram as duas equipas que conseguiram ser as finalistas na segunda qualificação. O terceiro e último qualificador começa hoje pelas 20h30 e irá ver mais duas equipas chegar ao qualificador fechado que está marcado sensivelmente para o fim de Janeiro.