vota

LPCS 2ª Divisão - Quem são os favoritos?

A segunda divisão da Liga Portuguesa de Counter-Strike irá arrancar hoje às 20h00, com oito equipas a disputar entre si a subida para a primeira divisão da competição. De relembrar que o vencedor da segunda divisão irá substituir diretamente o último classificado da primeira divisão, enquanto que a segunda e terceira melhores equipas da divisão inferior irão disputar um playoff de acesso à divisão superior, com a sexta e sétima classificada desta. A par disso, as duas equipas com menos pontos da segunda divisão não irão manter o seu lugar na competição, recebendo no entanto um prémio monetário, assim como as restantes equipas.

Irei começar esta análise de baixo para cima. As duas equipas que não conseguirão alcançar a manutenção serão, na minha opinião, os Eyeshield e os Prinfor. Esta última não conseguiu vencer nenhum mapa no qualificador fechado, embora tenha forçado a equipa dos Panthers a um prolongamento no Train, com destaque para as 71 frags de Bernardo "gotah" Amorim nos 3 mapas do qualificador fechado, enquanto Gabriel "tiki" Soares consumou 15 entry kills no mesmo número de mapas. Apesar de tudo, o que a equipa mostrou foi pouco e coloco-a por isso no lugar mais baixo da qualificação.

Já os Eyeshield de João "watson" Freitas encontra-se numa situação muito semelhante. Estrearam-se com uma vitória no qualificador fechado frente aos já referidos Prinfor no Mirage, mas não conseguiram embalar para uma boa prestação no resto do qualificador, acabando por não conseguir mais nenhuma vitória nas seguintes séries. Contudo, perdem pela margem mínima no Mirage contra os ScTaa, que pareceu ser o mapa mais trabalhado da equipa, com Luis "tyk0" Cunha a apresentar um ADR de 101 e de 94 nas duas vezes que jogou o mapa.

Vão os Eyeshield de tyk0 conseguir contrariar esta previsão?


No sexto lugar coloco a equipa que considero ter sido a que ficou mais aquém do esperado no qualificador, falo da equipa dos Galatics. Foi uma equipa que foi convidada, passando por isso diretamente para os quartos-de-final, mas não conseguiu também vencer nenhuma série no seu curto percurso. Mesmo assim, acredito que este lineup atinja a manutenção caso Igor "PIKA" Martins apresente uma restruturação no estilo de jogo da equipa. Tudo irá depender do novo elemento da equipa Diogo "HIDDENj" Lopes. Este terá a obrigação de pelo menos acompanhar a performance o seu IGL que recentemente tem sido na minha opinão, o jogador principal desta equipa, com os restantes elementos a darem step up de vez em quando, mas não com a regularidade necessária.

Entro agora no meu maior dilema desta liga. Penso que qualquer uma das seguintes três equipas pode ficar entre o terceiro e o quinto lugar. Apesar de tudo, coloco a mix Andaime na posição mais baixa destas três. Uma equipa que também não conseguiu ir longe no qualificador, apesar de ter perdido o último mapa no prolongamento frente aos EGN. Muita atenção para o novo duo composto por David "stavie" Marques e Ricardo "Lour0" Louro, que apresentaram grandes prestações durante os jogos, com o primeiro a conseguir um rating igual ou superior a 1.15 em 3 dos 4 mapas. No entanto, penso que o factor-chave no quão bem sucedida poderá ser esta mix é mesmo Simão "StepA" Stepanov e as suas entradas sem receio nos bombsites. Vamos ver se o jovem jogador estará à altura da tarefa.

No quarto lugar coloco uma equipa que reúne alguns dos jogadores mais promissores em Portugal na minha opinião, os actuais Grow uP. Parece-me uma equipa bem balanceada apesar de tudo, e mais importante, uma equipa que traz uma lufada de ar fresco ao cenário nacional. Veremos ainda o que trará a adição de Diogo "snapy" Filipe a esta equipa, mas para mim o elemento chave será mesmo João "dekkk" Pinto e a forma como este irá moldar os jogadores que tem ao seu serviço. Estou curioso para ver o trabalho do mesmo e se conseguirá fazer com que este lineup dê o salto que lhes falta a meu ver.

Serão os Grow uP de dekkk e companhia uma das equipas mais promissoras da segunda divisão?


A primeira equipa que irei listar que penso que conseguirá o acesso ao playoff são os GTZ Bulls Sync. A equipa parece ter uma boa receita, com Daniel "foryou" Ferreira e Aires "AUZ" Almeida a estruturar uma boa base e com o primeiro a revezar com Rúben "kunana" Silva e Tiago "Hiro" Cruz nos step ups e nas entry kills. Este step up da equipa tem de pelo menos manter-se e a nova aquisição Daniel "nixoN" Pinto tem de acrescentar algo à equipa também, se assim for, penso que estejam reunidas as win conditions da equipa para alcançar os playoffs de acesso à divisão superior.

Provavelmente uma das maiores surpresas nesta lista, é a colocação da XF Iberia no segundo lugar. Apesar de tudo, é importante relembrar que exceptuando a atual Team HD que acabou por se qualificar, esta foi a única equipa a chegar às finais em ambas as brackets, ficando sempre à distância de um mapa de alcançar a tão desejada vitória. A win condition nesta equipa é bastante evidente, é Gabriel "starkj" Marques que apresentou uma estatística de KPR impressionante no qualificador fechado, com um valor a rondar os 0.79. Estamos a falar de um jogador que jogou 221 rondas e manteve esta consistência enorme. Caso o starkj consiga continuar com esta incrível performance, não tenho dúvidas que o segundo lugar é um objetivo possível, no entanto, é também um tiro no escuro, pois tirando Diogo "Jaepe" Fernandes, não me parece que os outros jogadores consigam dar o sinal mais necessário para vencer caso a sua estrela se apague.

starkj foi uma das grandes evidências no qualificador fechado e uma das razões da longevidade dos XF Iberia na competição.

Finalmente, a equipa que considero favorita a alcançar a posição mais alta do pódio são EGN. É um lineup com jogadores experientes, com provas dadas e que sabe o que é preciso para vencer em território nacional. Foi por pouco que não atingiram a primeira divisão e não nos podemos esquecer que a equipa estava junta há muitíssimo pouco tempo aquando da realização do qualificador. Agora que Rui "tcheka" Pais já teve mais tempo para ajustar a equipa e trabalhar mais o seu jogo, penso que a experiência destes jogadores vai sobressair e será o fator predominante numa liga onde a maioria não se conseguiu ainda afirmar no cenário.

Como referido, a 2ª divisão da LPCS começa hoje pelas 20h com o jogo dos Eyeshield vs Grow uP. Poderás acompanhar toda a cobertura da fase regular aqui.




 
Topo