Janeiro bate recordes com mais de 900 000 VAC Bans registrados

O mês de janeiro apresentou um número recorde de punições dadas pelo Valve Anti-Cheat, vulgarmente conhecido por VAC. O número que impressionou toda a comunidade internacional atinge quase a casa de 1 milhão. Quem informa destes valores é o website SteamDB que data valores desde 9 de setembro de 2001. O primeiro dia registado com um VAC ban ocorre, no entanto, a 25 de novembro de 2003.

O criador da base de dados veio a público, num post publicado no Reddit sobre o feito, informar que o número pode ainda aumentar, pois o script utilizado ainda não percorreu todos os utilizadores presentes na plataforma Steam. Com isso em mente, o próprio diz que é bem provável que o valor chege mesmo à casa dos 7 dígitos. Nessa mesma resposta, informa ainda que uma grande parte dos jogadores banidos apresentam um Steam ID elevado, significando por isso que a criação da conta foi algo feito recentemente, como é aliás hábito.


É notório o aumento de utilizadores punidos pelo anti-cheat desenvolvido pela Valve Corporation após a decisão de tornar o jogo free to play.

É aqui que entra um ponto crucial para a subida exponencial do gráfico. O recorde de VAC bans num só dia é de 96 609 e data de 19 de julho do ano transato. Também a média de utilizadores banidos diariamente pelo Valve Anti-Cheat rondava a marca dos 4 000. Depois do Counter-Strike: Global Offensive tornar-se grátis, esses números dispararam. Nas três semanas que sucederam esta alteração no jogo, o número de VAC bans diário superior a meia centena de milhar ocorreu 5 vezes, perfazendo assim apenas 7 vezes desde que esta informação é pública até ao fim de 2018.

Se em dezembro o número de VAC bans mensais tinha superado o antigo recorde de 192 895 em julho, também do ano passado, com um número sem precedentes de 622 840, janeiro mostrou que o número continua a aumentar. O valor apresentado aquando a escrita desta notícia é de 921 523, mas tal como referido, o mesmo poderá ainda aumentar e, até mesmo ultrapassar a marca de 1 000 000.


O número de VAC bans diário em janeiro foi superior a 25 000 em mais de metade do mês.

Também o número médio de punições diárias dadas pelo Valve Anti-Cheat tem sido muito maior. Logo no segundo dia do primeiro mês do ano atual, esse número voltou a alcançar um valor de 65 095 sendo, até agora, o valor mais alto do ano. Com estes resultados, presume-se com alguma segurança que grande parte dos banimentos provêm mesmo do CS:GO e de uma das ações mais influentes já tomadas pela Valve no que diz respeito ao futuro do jogo.



 
Topo