No dia 10 de Março, a plataforma PRACC.COM foi apresentada ao público e prometeu inovar todo o conceito por detrás da marcação de jogos de treino por parte de equipas e jogadores. O jogador alemão de 27 anos Christian "crisby" Schmitt dos Unicorns of Love foi o grande obreiro por detrás deste projeto que começou a ser pensado no final de 2016 – com a sua experiência derivada de vários anos a competir ao mais alto nível, decidiu por mãos à obra para resolver os grandes problemas que viu no sistema como as equipas arranjam os seus treinos.

O Fraglíder foi ao encontro de Christian "crisby" Schmitt para perceber como tudo começou, quais as vantagens e objetivos que estabeleceu para a plataforma em relação aos métodos tradicionais, todo o processo de funcionamento por detrás do PRACC.COM entre outros assuntos para ler nesta entrevista.


A experiência que crisby teve na segunda temporada da ELEAGUE foi determinante para a criação deste projeto. (Foto por Hltv.org)

Fraglíder: Olá crisby, antes de mais agradecemos por nos deixares ter um pouco do teu tempo para realizar esta entrevista. Atualmente jogador dos Unicorns of Love, envolveste-te recentemente noutro projeto que agora foi revelado, o PRACC.COM.

Apresenta-se como uma plataforma que quer ser a referência global na pesquisa de jogos de treino através da simplificação deste processo para equipas e jogadores. Quais foram os teus principais pensamentos quando decidiste que querias avançar com este projeto? Sentiste que o sistema atual pelo qual as equipas passam não é práctico o suficiente?

crisby: Precisamente. Mais concretamente o sistema existente via Facebook, chateou-me de múltiplas maneiras e eu simplesmente pensei que podia e devia ser feito de uma maneira melhor. Quando nós estávamos na segunda temporada da ELEAGUE, não tinhamos quaisquer contactos com a scene Norte Americana e não tínhamos qualquer pista sobre onde deviamos encontrar parceiros para treinar. Posteriormente, fomos convidados para um grupo de Skype que era uma novidade para nós e eu arrisco-me a dizer que é ainda mais confuso que o Facebook. Essa foi uma das razões que me levaram a surgir com esta ideia, estabelecer um sistema padrão para todos.

Fraglíder: Quando se procura por praccs, por norma os níveis são sempre um dos assuntos que entra em discussão e não faltam grupos onde necessitas de ter certos contactos ou méritos para fazer parte deles, como se de uma elite se tratasse. Sabendo que é importante manter a qualidade de certos grupos para assegurar que algumas equipas recebem a melhor qualidade possível de treino, acreditas que o PRACC.COM vai acabar por ser um local onde as equipas conseguem encontrar melhores adversários para treinar no geral?

crisby: Espero definitivamente que seja o caso. Todo este sistema está desenhado para ajudar a que o mesmo funcione. Nós deixamos as pessoas decidir contra quem querem jogar ou evitar mas também proporcionamos um alcance muito maior no que diz respeito a grupos de equipas. Até agora, fazer a gestão de todos os teus grupos no Facebook de uma vez só tem resultado em confusões e esse era um dos fatores chave que queriamos ver resolvido.

Agora, consegues verificar primeiro o teu grupo preferido para ver se encontras jogos de treino e continuar a verificar os outros grupos que consideras serem melhores para encontrar parceiros no teu nível – com as opções de filtragem que incluímos, consegues fazer tudo isso de uma maneira muito simples. Para além disso, todos os grupos existentes são visíveis para o público para que consigas encontrar vários que se adequem às vossas necessidades. Outro sistema implementado por nós veio substituir a necessidade de teres certos contactos para entrares num grupo – um sistema simples de solicitação existe onde, caso o grupo o permita, podes requerer entrada com a tua equipa, ser analisado e entrar no mesmo caso assim decidam.


O jogador alemão acredita que resolver os problemas atuais não basta, introduzindo outros benefícios na sua plataforma. (Foto por Hltv.org)

Fraglíder: No processo de criar este projeto, características como notificações e um calendário automático com os treinos agendados com possibilidade de introdução de compromissos externos foram implementados na plataforma. Tudo isto foi realmente pensado por ti – às vezes, existe descuido por parte de equipas no que diz respeito a manter uma boa organização das suas tarefas e jogos, acabando com abordagens menos efetivas no que diz respeito a este assunto. Acreditas que vantagens como estas são aquelas que vão diferenciar o PRACC.COM de tudo aquilo que foi visto anteriormente? Se fosse necessário enumerar, que outras vantagens existem na plataforma que pensas ser uma melhoria em relação ao métodos tradicionais?

crisby: Sendo um jogador profissional, tenho uma boa perspectiva sobre aquilo que penso ser necessário para as equipas e quais são os problemas com os sistemas que estão atualmente em vigor. Sabia que não era apenas necessário resolver os problemas existentes mas sim construir ainda mais benefícios dentro do nosso projeto. Para enumerar alguns dos problemas que o a nossa plataforma resolve, acabamos com as reservas duplas simultâneas, introduzimos uma actualização automática para os teus pedidos e também opções de filtragem apropriadas. No geral, existem muitas outras pequenas coisas que resolvemos e tudo se une nesta grande plataforma que foi desenhada para este desígnio.

Fraglíder: Obrigado pela tua apreciação do PRACC.COM e de como tudo funciona. Já possuis alguns objetivos definidos para a plataforma? Como entrar em parcerias com organizadores de torneios ou serviços de matchmaking? Algumas últimas palavras que queiras deixar relativamente a este projeto?

crisby: Tenho muitas coisas em mente onde tudo pode levar a isso mas por agora estamos concentrados em fazer o PRACC.COM funcionar já que para mim, é um projeto que eu quis fazer pessoalmente durante tanto tempo e ajudar a comunidade a tornar-se profissional. Apenas espero que toda a gente veja os benefícios que o projeto traz à comunidade e que estejam dispostas a dar-lhe uma oportunidade e fazer a alteração dos sistemas atuais para este. Se existirem quaiquer outras questões, estou mais do que feliz por responder à comunidade via DM no nosso twitter @PRACCgg. Queria também agradecer-vos por tornar esta entrevista possível e fornecer a vossa plataforma para falar sobre este projeto fantástico. Obrigado.

Fraglíder: Obrigado novamente pelo teu tempo crisby, continuação de um bom dia.

(Foto de capa por 99damage.de)