Presentes em Lisboa nestes 3 dias de Counter-Strike no Altice Arena, a equipa do Fraglíder têm estado a fazer a cobertura das finais da terceira temporada da Master League Portugal enquanto prepara também a segunda edição do Moche XL Esports, tendo várias entrevistas para lançar ao longo do fim de semana. Após a realização do primeiro jogo do dia entre OFFSET e K1CK, fomos falar com o Tiago "JUST" Moura para perceber de que forma os OFFSET se prepararam para este evento, quais os benifícios da entrada do coach Nuno "Vegetal" Gaspar na equipa bem como expectativas e resultados obtidos.


"A nossa preparação para este evento não foi feita da melhor maneira especialmente porque estamos cheios de jogos oficiais em outras ligas como ESEA e Winners League."

Fraglíder: JUST, a vossa equipa acaba de carimbar a qualificação para a final da Master League Portugal que vai ser jogada amanhã após vencer os K1CK por 2-0. Antes de entrar noutros detalhes, fala-nos um bocado da preparação que foi efetuada por vocês para este evento.

JUST: Sendo sincero, a nossa preparação para este evento não foi feita da melhor maneira especialmente porque estamos cheios de jogos oficiais em outras ligas como ESEA e Winners League, temos um calendário muito completo. Aquilo que nós treinamos foi basicamente algumas praccs, em dias de oficiais fazíamos apenas 2-3 também para o pessoal se focar mais no oficial do que propriamente na pracc em si. A nossa preparação passou essencialmente por analisar, neste caso os K1CK e os Giants que são quem estamos à espera que venha ter conosco nesta final e jogar contra nós.

Agora, vamos preparar o jogo contra os Giants – é muito analisar as equipas, falar antes do jogo e depois jogar. Se tivesse de dar um valor de 0 a 10 à nossa preparação apenas para este torneio, provavelmente seria um 3-4.


"Temos toda a capacidade e mais alguma de ganhar esta final, independentemente do adversário."

Fraglíder: Em três temporadas consecutivas, os OFFSET atingem as finais da Master League Portugal com 3 lineups diferentes e tu és um dos dois elementos que viveu todas elas na organização. Tal como vocês, até agora o vosso oponente foram os Giants que conquistaram as duas primeiras edições, a segunda numa final em que a tua equipa até partiu em vantagem. Perderam a 1ª final, perderam a 2ª final, acreditas que à terceira é de vez e que conseguem conquistar este título?

JUST: O ditado bem diz que à terceira é de vez. Pondo isso de parte, a nossa equipa neste momento está na sua melhor fase – das 3 finais que jogamos, acredito que o lineup que temos agora é o que está mais e melhor preparado para esse desafio. Temos toda a capacidade e mais alguma de ganhar esta final, independentemente do adversário.

Fraglíder: Nesta temporada, contaram com auxílio extra. Depois das finais da LPCS em Março, vocês decidem enquanto equipa trazer novamente um coach para trabalhar convosco; tiveram o deLonge, agora trabalham com o Vegetal. Já tiveram alguns meses para trabalhar com ele, qual está a ser o seu impacto nas rotinas e nível da equipa? Sentes que o seu trabalho no dia a dia tem ajudado o vosso jogo?

JUST: Uma das nossas ideias relativamente a ter um coach é estar uma pessoa a mais de fora, sem ser nós os 5. Alguém diferente com uma visão diferente para ver os nossos jogos, as nossas praccs, os nossos oficiais e sim, acaba por nos ajudar a resolver erros que secalhar iríamos demorar mais tempo a resolver. O Vegetal ajuda-nos mais na resolução de erros, chamar a atenção ao pessoal, análise de adversários, tem sido uma boa adição.


O Vegetal ajuda-nos mais na resolução de erros, chamar a atenção ao pessoal, análise de adversários, tem sido uma boa adição.

Fraglíder: Esta temporada tem-vos visto muito mais ativos a nível de competições e isso tem-se refletido no ranking mundial da HLTV.org – neste momento, contamos com 3 organizações/equipas portuguesas no top 100 mundial, Giants, Sharks e OFFSET. Agora que estão numa nova competição como a ESL CS:GO Masters onde estão já no Grupo dos Vencedores da 2ª fase, consideras a tua equipa favorita à vitória final?

JUST: Claro, o nosso objetivo passa por isso e sabemos que somos a equipa que vai ganhar o torneio no final do mesmo, como disse é um dos nossos objetivos e vamos fazer por isso, neste caso ganhar a quinta temporada da ESL CS:GO Masters.

Fraglíder: Expectativas que tenhas para a final de amanhã ou palavras finais que queiras deixar para quem vos vier apoiar?

JUST: Quero agradecer aos OFFSET, à organização em si porque nos dão todas as condições e mais algumas. Quero pedir ao pessoal que nos apoie, que isto não é só Giants e que os OFFSET também estão aqui. De resto, espero que seja uma boa final e que ganhemos no fim.

Fraglíder: Obrigado JUST, boa sorte para ti e para a tua equipa na final de amanhã.