Com início no dia 12 de Julho, os FIFA 19 Global Series Playoffs da PS4 tiveram representação portuguesa até ao último dia da sua competição com o jogador dos OFFSET Diogo "tuga810" Pombo a terminar a sua prestação com um top 3-4 alcançado.

No torneio de $250,000 que decorre em Berlim, três portugueses participavam no meio de 64 jogadores para assegurar pontos suficientes para fazer parte do top 16 do ranking mundial – estatuto que lhes permite participar na FIFA eWorld Cup que será jogada no início do próximo mês em Londres – a competição mundial que encerra o ciclo competitivo do FIFA 19. tuga810 e Gonçalo "RastaArtur" Pinto do SCP Esports partiram de Portugal nas posições #9 e #10 com Diogo "DPeixoto7" Peixoto, português residente em França, a partir na posição #28 e a saber que necessitava de uma prestação incrível para poder fazer parte dos melhores 16.


Decidiu-se na Alemanha os 16 jogadores da PS4 que irão disputar em Agosto a FIFA eWorld Cup.

No dia 1 da competição que colocou os 64 jogadores no Formato Suíço, o objetivo de todos era alcançar 4 vitórias em 7 rondas totais para poder avançar para a fase a eliminar – DPeixoto7 não acusou a pressão e mostrou-se preparado para cumprir a sua tarefa, sendo considerado o jogador do dia após avançar com um recorde invicto de 4-0. O segundo português a assegurar os Playoffs foi RastaArtur que assegurava o seu lugar nos Dezasseis avos de final com um registo de 4-2.

Do contingente português, restava tuga810 que teve de ir ao mata mata para obter um apuramento dramático – de um registo de 3-1, o jogador somou duas derrotas consecutivas para se encontrar na Ronda 7 com um 3-3 e enfrentar o alemão timoX por um lugar nas eliminatórias. Com um golo aos 93 minutos da 2ª mão, o jogo parecia decidido para o português mas um golo sofrido logo na jogada seguinte levou o jogo para prolongamento – aos 110, tuga810 voltou a sorrir e decidiu o jogo para se juntar a DPeixoto7 e RastaArtur na fase seguinte.


DPeixoto foi o jogador do torneio no dia 1 mas não conseguiu alcançar o seu objetivo, falhando a presença no Mundial.

No dia 2 da competição, iniciava a Ronda de 32 com os três portugueses do mesmo lado da árvore do torneio – tuga810 superou a sua série com uma vitória por 1-0 diante do TG Zezinho, DPeixoto7 continuava a sonhar após bater FUTWIZ Marko por 3-2, necessitando de alcançar a final para chegar à FIFA eWorld Cup. No duelo contra Shellzz, o jogador do SCP Esports RastaArtur dizia adeus à competição após estar por mais do que uma vez em vantagem, perdendo para o jogador do Manchester City por 3-2 e indo para casa com $1,000 e a presença assegurada no Mundial.

Nos Oitavos, tuga810 avançava novamente para a próxima fase pela margem mínima após deixar pelo caminho NOM Feldman – nessa mesma ronda, o sonho de DPeixoto7 terminou diante do alemão LostInTheWavesz que aplicou uma derrota pesada por 5-1 na 1ª mão. O português que não representa atualmente nenhum clube após jogar pelos Nordavind não atirou a toalha ao chão e venceu a segunda partida por 4-1, resultado ao qual faltou 1 golo para poder forçar o prolongamento nessa série. A época competitiva para Diogo Peixoto no FIFA 19 chegava então ao fim, com um valor de $3,500 assegurado nestes Playoffs em Berlim.


O jogador do SCP Esports levou para casa $1,000 após sair do torneio na Ronda de 32.

Já no início desta tarde, o jogador dos OFFSET regressava ao palco para medir forças com o Brasileiro Tore do Ajax – conhecido pelo seu jogo de posse de bola e boa capacidade defensiva, o português concedeu um golo pela primeira vez nas eliminatórias mas alcançava a vitória na série pela margem mínima. 1-0, 1-0 e 2-1 eram os resultados até agora que levavam tuga810 para as meias finais com um valor de $20,000 assegurado pela presença no top 4.

O seu adversário neste jogo foi xLevVinken, holandês que se apresentava numa grande forma após ter despachado nos quartos de final o jogador que eliminou DPeixoto7 por um resultado expressivo – LostInTheWavesz entrava para o jogo da segunda mão com uma derrota por 9-1 sofrida na partida anterior. Com o seu destino selado, o jogador alemão que ambicionava alcançar a FIFA eWorld Cup ainda conseguiu reduzir a série para uma derrota por 11-5.

Num duelo de ataque contra defesa, o jogador da Mkers não deu hipóteses ao português na 1ª mão da meia final e alcançava uma vantagem de 3 golos após vencer a 1ª partida por 3-0. Com tarefa difícil e a precisar de uma prestação ofensiva de alto nível, tuga810 ainda tornou possível a remontada após encontrar-se a vencer por 2-0 com bastante tempo ainda para jogar, mas 1 golo clínico do Holandês provou-se demasiado para Diogo Pombo que terminava a sua prestação em Berlim com uma derrota por 4-2.


tuga810 alcançou as meias finais do torneio e subiu 1 lugar no ranking mundial, conquistando também um prémio de $20,000.

Com o apuramento para a FIFA eWorld Cup garantido, Diogo "tuga810" Pombo e Gonçalo "RastaArtur" Pinto estarão em Londres nos dias 2 a 4 de Agosto para voltar a representar Portugal e lutar pela conquista do mundial de FIFA 19 – de recordar que este duo esteve presente precisamente em Londres durante o mês de Abril para disputar a primeira FIFA eNations World Cup onde alcançaram o pódio.

Podes rever todos os resultados na íntegra do Formato Suíço e das eliminatórias dos Global Series Playoffs da Xbox e da PS4 na nossa cobertura.