Com o aproximar do início da temporada #32 da famosa ESEA com $200,000 em prémios distribuídos por todas as divisões, mudanças foram implementadas a todos os níveis e estarão já efectivas para esta temporada que começa oficialmente no dia 2 de Setembro.

Com um intervalo maior entre a temporada 32 e a temporada 33 devido á pausa de Natal, a mudança mais significativa para as equipas que militam nas divisões Open, Intermediate, Main, Advanced e MDL será a nível do formato dos Playoffs, introduzindo-se uma bracket de eliminação dupla com todos os jogos disputados á melhor de 3 mapas – este formato irá introduzir muitos mais jogos e oportunidades para as equipas continuarem na luta por uma potencial subida e um maior prémio no final da temporada.


As equipas portuguesas que atuam na ESEA passarão a estar ao abrigo destas novas alterações.

Outras 4 mudanças foram introduzidas com vários aspetos técnicos em conta, tais como a redução do número de derrotas por default necessárias para uma equipa ser considerada com inativa – antigamente, quatro era o número chave para uma equipa ser marcada como inativa, sendo reduzido agora para três derrotas por default. Mudança inserida na S31 mas não anunciada, os jogadores que não tiverem alinhado em qualquer jogo da Liga ESEA poderão vir a receber a qualquer altura um reeembolso do valor de inscrição do mesmo.

As outras três alterações estão relacionadas com marcação e alteração de jogos, havendo agora a possibilidade de alterar um servidor durante um jogo a decorrer caso ambas as equipas concordem, os líderes de equipa agora podem requisitar a alteração dos papéis de líder e de agendamento de jogos caso estejam banidos e as equipas que pretenderem alterar um jogo devido a outros compromissos em LAN deverão alertar o seu oponente com uma antecedência de pelo menos 24 horas nos comentários da página de jogo.