Acer anuncia Planet9, a sua nova plataforma de Esports

Um dos principais fabricantes de PCs do mundo, a multinacional taiwanesa Acer, anunciou no passado dia 4 de setembro o lançamento da Planet9, a sua nova plataforma de Esports, cuja versão beta deverá estar disponível no início de 2020. Esta plataforma será um espaço livre para que os praticantes treinem, criem novas equipas e participem em sorteios online, entre outras atividades ligadas ao mundo dos desportos online.
Andrew Chung, General Manager & IT Products Business da Acer, destacou a iniciativa da empresa, classificando a plataforma como um espaço para a troca de experiências no universo dos Esports e a integração entre jogadores de diversos níveis. “Com a força da Acer em hardware, software e serviços, a Planet9 fornecerá insights para completar a experiência dos gamers do mundo inteiro", afirmou o executivo.

Outras funções da Planet9 incluem uma sala de chat e a opção de partilhar táticas de jogo com outros participantes. A plataforma também disponibilizará as estatísticas de cada jogador e dos treinadores, que podem ser contratados para desenvolver estratégias personalizadas e contribuir para melhorar a técnica dos participantes. A Acer pretende ainda estimular a integração entre os usuários da plataforma, criando um ambiente de troca de experiências e competitividade que ajude a fomentar a prática dos Esports pelo mundo inteiro.

Na plataforma também será possível realizar treinos e batalhas contra outras equipas, conquistando bónus e outros prémios. De acordo com a Acer, a Planet9 poderá organizar distintos eventos, desde competições entre iniciantes até torneios profissionais ou patrocinados. A empresa divulgou um vídeo onde inclui mais detalhes sobre esta novidade que pode agitar ainda mais o já fervilhante mercado dos Esports. Veja:


Além da Acer, diversas outras empresas conhecidas pelo grande público têm investido nos Esports e noutras formas de entretenimento online. Como exemplo temos a Red Bull, que recentemente criou a sua equipa de Esports em Portugal, e a PokerStars, com o seu popular casino online. Outras importantes empresas também estão a investir na modalidade, como a Mastercard, Visa e Sky, entre outras.

Além de atrair a novos jogadores e manter os adeptos regulares motivados, as novidades no âmbito dos Esports também estão a contribuir para a economia de Portugal. Com mais de 300 milhões de fãs espalhados pelo país, a indústria está a fomentar a criação de novos empregos relacionados com o segmento, um importante nicho tecnológico. Com o crescimento do setor, os principais jogadores começam a ser vistos como celebridades, gerando importantes rendimentos e atraindo patrocínios e financiamento para as equipas e competições de E-sports.


Foto por PXhere / CC0 Public Domain

No início deste ano a modalidade já deu novos indícios de crescimento a nível nacional, quando foi realizada a edição anual dos Prémios Esports Portugal, atraindo fãs, especialistas e praticantes de Esports ao evento realizado no Cinema São Jorge, em Lisboa. Nessa ocasião foram premiados concorrentes de 15 categorias, com 33% dos votos tendo sido decididos pelo público e 66% pelo júri selecionado. A noite de gala contou ainda com apresentações de música e dança, entre outros números de entretenimento.

Também vale a pena mencionar que Portugal possui a sua própria associação de Esports, a FEDOPELE, Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico. Recentemente a organização anunciou que irá criar um grupo de trabalho dedicado à formação de treinadores especializados em Esports. O aperfeiçoamento das habilidades dos jogadores é parte crucial na profissionalização dos desportos eletrónicos no país, o que contribui para uma maior participação de Portugal em torneios no exterior, angariando ainda mais investidores e participantes locais.

Além das possibilidades de entretenimento que oferecem, os Esports também contribuem para aumentar a concentração e melhorar a capacidade de raciocínio entre os participantes. A prática destes desportos tem vindo a crescer anualmente, e hoje em dia há uma série de competições e eventos dedicados aos Esports nos quatro cantos do planeta. Grandes equipas e marcas também estão a investir na criação das suas próprias equipas de Esports, pelo que a modalidade tem alcançado um grau inédito de popularidade, visível nas inúmeras transmissões pela televisão e internet, nas notícias em meios de comunicação social e conquistando também uma ampla repercussão nas redes sociais.

Foto de capa por: Philipp Keller / CC0 Public Domain




 
Topo