A equipa Norte Americana dos Evil Geniuses sagrou-se campeã do torneio da ESL One New York após um torneio quase perfeito que culminou com uma vitória na grande final por 3-1 na série à melhor de 5 mapas contra os Astralis.

Foi no dia inaugural do torneio de $200,000 organizado pela ESL que os Evil Geniuses anunciaram que estavam de regresso ao Counter-Strike após a aquisição do lineup dos NRG, 7 anos depois da última presença do gigante Norte Americano no FPS da Valve. A equipa de Tarik "tarik" Celik quis mostrar serviço o venceu o grupo B após vitórias por 2-0 contra FaZe e Astralis, avançando para os Playoffs onde viriam a encontrar a equipa francesa dos G2. Já os Astralis venceram por duas ocasiões diante dos OpTic no grupo B por 2-0 para assegurar o 2º lugar do grupo.


Os Evil Geniuses começaram da melhor forma o seu regresso ao Counter-Strike. (Foto por Hltv.org)

Sem grandes dificuldades, os EG venceram por 16-8 e 16-7 (Dust2 e Nuke) para avançar para a grande final em frente ao seu público – no outro jogo do dia de ontem, os Astralis eliminaram os Team Liquid num BO3 emocionante que terminou com os resultados 16-9, 9-16, 16-13 (Vertigo, Dust2, Overpass). Com todas as decisões relativamente ao apuramento do campeão e uma diferença de $60,000 no cheque a levar para casa, o dia iniciou com um showmatch onde foi apresentado o novo de_cache.

No veto feito entre ambas as equipas, apenas Mirage e Overpass ficaram de fora da pool para um jogo que prometia ser épico após os encontros recentes entre ambos os quintetos (as equipas encontraram-se na fase de grupos e na meia final do Major da StarLadder, este último onde prevaleceram os Astralis). Num mapa escolhido pelos dinamarqueses e onde nada fazia prever, os Evil Geniuses entraram com toda a força e arrumaram para o lado o de_inferno com um 16-3 a seu favor.


Ainda não foi desta vez que os Astralis conseguiram vencer a ESL One em Nova Iorque. (Foto por Hltv.org)

Contra a equipa com a maior map pool da atualidade, os EG entraram no Dust2 à procura de vingança e de fazer história diante dos Astralis – uma primeira parte equilibrada viu o início da segunda metade favorecer os dinamarqueses, mas a equipa de Peter "stanislaw" Jarguz manteve-se calma e seguiu o seu plano de jogo, conseguindo vencer uma sequência impressionante de rondas para surpreender novamente e colocar o mapa a seu favor com um 16-12 e o 2-0 na série.

Com o Train a seguir-se, os Evil Geniuses encontravam-se com 8 mapas consecutivos vencidos na ESL One New York e a 1 mapa de vencer o torneio e eliminar os Astralis com uma final BO5 limpa, algo impensável diante dos atuais vencedores do Major. Com uma metade novamente equilibrada, 8-7 a seu favor foi o resultado com que os Evil Geniuses trocaram de lado para jogarem a T e foram mesmo eles a chegar primeiro ao matchpoint – os Astralis ainda tinham uma palavra a dizer e viraram o 15-11 para forçar Overtime na partida, salvando quatro rondas consecutivas.


Prestações incríveis da equipa Norte Americana deixam grandes expectativas em torno da batalha pelo lugar #1 do ranking mundial. (Foto por Hltv.org)

Após um duplo overtime e 2 matchpoints desperdiçados, os Astralis iriam fechar o Train com um 22-20 a seu favor para se manterem vivos na luta pelo título de campeão da ESL One New York e dar aos Evil Geniuses a sua primeira derrota no torneio numa altura em que se seguia o Nuke na série. A derrota no terceiro mapa não abalou a confiança dos Norte Americanos que tiveram um início de sonho e logo no lado T, atingindo uns impressionantes 8-1 que acabariam por se tornar num 8-7 ao intervalo.

A vitória na ronda de pistolas e nas rondas seguintes deram aos Evil Geniuses tudo o que precisavam para ficarem ainda mais confortáveis, atingindo o 14-7 e ficando muito perto da tão desejada vitória diante do seu público, cedendo uma ronda antes de chegar ao ponto de campeonato com uma clutch 1vs2 de Ethan "Ethan" Arnold no bombsite B. Com 7 matchpoints, desta vez a vitória não fugiu ao conjunto Norte Americano que finalizou o mapa com um 16-8 a seu favor. Assim sendo, os Evil Geniuses regressaram da melhor forma ao Counter-Strike e levaram para casa o troféu e $100,000 do 1º lugar – os Astralis tiveram de se contentar com $40,000.

Ambas as equipas que disputaram esta final estarão presentes na DreamHack Masters Malmo que começa já nesta terça feira, tendo ainda de viajar de Nova Iorque até à cidade Sueca e com pouco tempo para descansar num torneio que se avizinha ainda mais competitivo. Podes rever todos os resultados e percurso deste evento através da nossa cobertura.