Terminou hoje de madrugada a primeira fase de grupos da 10ª Temporada da ESL Pro League na Europa e Américas, com as equipas de Natus Vincere e Sharks a vencerem o grupo D das competições para carimbar presença nas finais mundiais.

Num grupo em tudo idêntico ao C a nível de narrativa, as equipas de Natus Vincere e G2 chegaram ao derradeiro dia apenas com vitórias e todas por 2-0, defrontando-se para decidir quem iria ficar em 1º lugar e carimbar bilhete para Odense. Overpass, Mirage e Dust2 foram os mapas decididos após veto com as equipas a vencerem cada uma a sua escolha – os russos prevaleciam por 16-10 em Overpass enquanto que os franceses davam resposta no Mirage por 16-14 para forçar o 3º mapa.


A equipa de s1mple superou os G2 num confronto equilibrado para assegurar a presença em Odense.

No Dust2, o equilíbrio voltou a ser evidente com a primeira metade a terminar com um 8-7 a favor dos G2, no entanto os Natus Vincere tinham outros planos para o desfecho desta série e venceram por 16-13 para avançar para as finais mundiais com $600,000 em prémios. No jogo de sobrevivência entre HellRaisers e Windigo, a equipa ucraniana de Kirill "ANGE1" Karasiow venceu por 2-0 (16-14 Train, 16-11 Inferno) para participar na 2ª fase de grupos, enviando os Windigo para as Relegações da próxima temporada.

Nas Américas, era a altura dos Sharks tentarem manter o bom momento de forma e lutar pela presença nas finais mundiais da ESL Pro League após já ter assegurado a participação nas da ECS. Num grupo apenas como equipas da América do Sul, os Tubarões venceram DETONA e Isurus por 2-0 nos dois primeiros dias da competição para chegarem isolados no 1º lugar ao 3º dia e a depender apenas de si próprios para rumar a Odense.


6 mapas a favor, 0 contra – a equipa de leo_druNky dominou o seu grupo na EPL das Américas.

O matchday abriu com uma vitória por 2-0 da DETONA sobre a Isurus (ambas com 3 pontos à entrada para este jogo), vencendo por 16-10 em Train e 16-13 em Dust2 para assegurar, pelo menos, o 2º lugar do grupo e a 2ª fase de grupos. Contra os Infinity, equipa da Colômbia que ainda não tinha somado qualquer ponto, o conjunto de Luca "Luken" Nadotti não fez por menos e entrou com tudo na sua escolha de mapa, vencendo no Nuke por 16-5.

Seguindo para Overpass, o encontro demonstrou-se bem mais equilibrado mas quem sorriu no fim foram os Brasileiros, vencendo por 16-13 para tornar-se numa das poucas equipas que tem presença confirmada nas finais mundiais das duas ligas mais importantes de CS:GO nesta temporada. Assim sendo, a lista de equipas participantes conta para já com:

 
 mousesports  Europa #5  MIBR  Américas #5
 Heroic  Europa #6  Evil Geniuses  Américas #6
 Astralis  Europa #7  Liquid  Oceania
 Natus Vincere  Europa #8  Sharks  Ásia