Terminou ontem mais uma Jornada na quarta edição da Master League Portugal, a sexta da fase regular e que trouxe diversos desenvolvimentos relativamente à luta pela presença no Moche XL Games World e também sobre a manutenção na liga.

Nesta ronda, as equipas de Giants, OFFSET e FTW somaram todas 6 pontos após vitórias sobre Galatics, GTZ Bulls e Grow uP Esports respectivamente, com a surpresa da jornada a ser protagonizada pelos EGN que conseguiram levar 4 dos 6 pontos em disputa frente aos eXploit para se manterem vivos na luta pela manutenção e para complicar as contas ao conjunto de Filipe "pizituh" Pires.


A fénix aproveitou da melhor forma os deslizes de adversários diretos para selar uma vaga e estrear-se em finais da MLP.

Com esta combinação de resultados, vimos a relegação confirmada dos uP para o qualificador fechado e mais uma equipa a assegurar presença na Final Four – com 12 pontos somados nas Jornadas 5 e 6, a FTW deu um grande salto na tabela classificativa e irá mesmo estrear-se em finais da MLP devido aos confrontos agendados para a Ronda 7, não podendo ser ultrapassada matematicamente por mais do que uma equipa.

Numa jornada em que practicamente todos os candidatos ainda em discussão pela Final Four escorregaram (Galatics e GTZ Bulls somaram 0 pontos, eXploit apenas 2 pontos), a Fénix levantou voo e alcançou 20 pontos quando há duas semanas tinha 8 – apesar do grande esforço diante do segundo classificado da liga, os GTZ Bulls não conseguiram superar os OFFSET (14-16 e 13-16) e estão fora da corrida para marcar presença no Altice Arena.


O finalista vencido da edição passada ficou por terra na Master League Portugal, falhando a presença na Final Four.

Com 3 de 4 vagas definidas para marcar presença no Moche XL Games World e 1 relegação confirmada, vamos entrar na última jornada na próxima segunda feira com 4 equipas ainda a lutar pelo seu futuro na competição – Galatics e eXploit discutem em duelo direto a última vaga com GTZ Bulls e EGN separados por apenas 3 pontos, faltando definir a segunda equipa a cair para o qualificador fechado da 5ª temporada.

No jogo mais aguardado da jornada, Galatics e eXploit entram no servidor pelas 22:00 de quarta feira para definir as equipas presentes na Final Four – com 2 pontos de vantagem, a equipa de Miguel "rlz" Martins parte na frente com 4 cenários favoráveis ao seu projeto (somar 3, 4, 5 ou 6 pontos) versus 3 hipóteses desfavoráveis (somar 0, 1 ou 2 pontos). Numa decisão que não é afetada por terceiros, estes são os potenciais desfechos e equipa apurada:

 
Hipóteses Equipa Qualificada
   
Galatics vence ambos os mapas sem Overtime Galatics
eXploit vence ambos os mapas sem Overtime eXploit
Galatics vence um mapa sem Overtime Galatics
eXploit vence ambos os mapas com Overtime eXploit
Galatics vence ambos os mapas com Overtime Galatics
Galatics vence um mapa e perde o outro (ambos com Overtime) Galatics

 
O número mágico de pontos mínimo para as equipas atingirem os seus objetivos está estabelecido, com algumas combinações diferentes de resultados nos 2 mapas a serem possíveis para alcançar os desfechos seguintes – os Galatics estão apurados ao somar um mínimo de 3 pontos, os eXploit precisam de somar 4 para forçar um empate na tabela classificativa entre 2, até 3 equipas caso a FTW não consiga somar qualquer ponto diante dos Giants.

Caso o empate seja entre 3 equipas com 20 pontos, a eXploit junta-se a FTW, OFFSET e Giants na Final Four através do primeiro critério de desempate – o confronto direto. Usando apenas os resultados entre si, a FTW sai por cima com 1 vitória e 1 empate, seguido neste cenário dos eXploit com 2 empates, por fim, Galatics com 1 empate e 1 derrota.



Os Galatics de JAEPE só precisam de 3 pontos para alcançar o seu objetivo de estar nas finais da MLP.
Relativamente ao empate entre 2 equipas (caso a FTW pontue diante dos Giants), o critério usado para o desempate a 3 só servirá caso os 4 pontos obtidos pelos eXploit tenham sido obtidos de 2 vitórias com Overtime, sendo considerada uma vitória na série. Caso os 4 pontos sejam fruto de uma vitória normal e uma derrota em Overtime, a série entre eXploit e Galatics será contabilizada como empate pela Master League Portugal e obrigará à utilização dos critérios seguintes.

Neste momento e olhando apenas ao resultado global do duplo BO1 (não interessa se as vitórias ou derrotas foram em Overtime, apenas se uma equipa ganhou ambos os mapas, perdeu ambos ou venceu um), as equipas de eXploit e Galatics entram para a sexta jornada ambas com 2 vitórias obtidas, 2 empates e 2 derrotas. Isto significa que o critério seguinte do "Número de Vitórias" não é aplicável uma vez que, neste cenário, irão terminar ambas com 2 vitórias.

 


O empate entre eXploit e Galatics não é fácil e poderá necessitar de todos os critérios de desempate.
Assim sendo, segue-se a "Diferença entre a soma de ronda ganhas e perdidas" com as equipas de Galatics e eXploit separadas por uma única ronda – neste momento, a equipa de Diogo "JAEPE" Fernandes está com um saldo de -5 e a de Renato "renatoohaxx" Gonçalves com um saldo de -6, decidindo-se tudo nos resultados finais dos mapas. Neste cenário, a equipa dos eXploit perde em Overtime logo a diferença de rondas nunca poderá ser superior a 4 (E.G: 15-19), mas ganha o seu mapa em tempo regulamentar.

Quer isto dizer que uma vitória por 16-11 no mapa que não vai a Overtime (inclusivé) irá sempre deixar a equipa dos eXploit apurada para a Final Four independentemente do resultado obtido na derrota por Overtime – caso ambas as equipas terminem com um saldo de rondas igual, o último critério de desempate previsto no regulamento é "Rondas ganhas". À entrada para a derradeira jornada, os eXploit totalizam 162 rondas a seu favor contra 148 rondas angariadas pelos Galatics – uma diferença de 14 rondas que nunca será superada pelos Galatics neste cenário.