Pode ser difícil de entender para alguém que seja da “velha guarda”, mas o sucesso dos Esports, ou desportos eletrónicos, é bastante percetível, especialmente nas gerações mais novas.

Nunca existiram tantas – e tão poucas – apostas. O mundo do jogo tem vindo a sofrer severas alterações nos últimos anos e, hoje em dia, é possível jogar com pessoas de todo o mundo diretamente do seu sofá. Os jogos tornaram-se muito mais coletivos, envolvendo centenas e até milhares de pessoas.

Porque os Esports vieram para ficar

Explorando as habilidades estratégicas e sociais dos jogadores, os jogos ficaram ainda mais interessantes e desafiadores. Esta dinâmica coletiva permite a criação de equipas, ligas e competições.

Assim, criaram-se igualmente públicos interessados em acompanhar as competições, muito semelhante a um jogo de futebol, por exemplo. Gostando ou não, a verdade é que os Esports chegaram para ficar e representam um grande potencial de mercado.

Casinos e Esports – Qual é então a ligação?

Aparentemente, pode parecer não existir qualquer tipo de ligação entre competições de jogos virtuais e casinos. No entanto, os casinos estão cada vez mais interessados em disponibilizar estas competições profissionais, já que trazem tráfego a estes estabelecimentos e permitem que as gerações mais novas se voltem a interessar pelos ambientes de casino. Adicionalmente, estes eventos abrem a possibilidade de novos negócios e investimentos.

Esta ligação fica cada vez forte com a recente chegada de arenas para eventos de Esports e o patrocínio de equipas por parte dos grandes casinos de Las Vegas. O WinStar World Casino foi o primeiro patrocinador de uma grande equipa de jogos, a par do casino Caesars, que foi um dos primeiros a ter uma arena totalmente dedicada a este tipo de eventos.

O casino MGM desvendou igualmente os seus planos em criar um espaço com mais de 10.000m2 especialmente dedicado a Esports e a jogadores das gerações mais novas.

Os hábitos de apostas dos Millenials

Os millenials mudaram totalmente o comportamento de compra observado no passado e dão cada vez mais trabalho aos analistas de Marketing dos casinos em Las Vegas. Primeiramente, embora os casinos consigam que esta geração se desloque até aos casinos, não fazem apostas.

Porquê? Com toda a expansão dos casinos online, a explosão do póquer online e outras formas de jogar online, estes jogadores simplesmente já não fazem questão de apostar nos jogos que a indústria dos casinos quer – as famosas slot machines.

Nunca houve uma geração tão informada e interessada em jogos de estratégia como os millenials. Maioritariamente impulsionados pelo fator económico, esta geração tem como incentivo a busca de lucro através da aprendizagem dos jogos a um nível avançado, dado que é isso que define um jogo com boas probabilidades.

“A nível macro, temo-nos vindo a tornar uma empresa de entretenimento. Os dias em que estávamos apenas focados nos jogos de casinos já acabaram. Não é isso que o consumidor de hoje quer. É uma fase de aprendizagem para nós, mas estamos a adaptar-nos para o que daí vem e a fazer as coisas certas para entrar novamente em jogo. “, avança Mark Green, VP da Allied Esports.

Com todas estas considerações, os casinos em Las Vegas precisam de repensar a forma como captam os jogadores no geral e assumir que esta é a nova realidade da indústria. A conferência Casino Esports, que teve lugar no início de Setembro, foi criada justamente com o único objetivo de fomentar a relação entre os casinos e a indústria do Esports, procurando soluções criativas de infraestruturas que vão de encontro às expetativas desta nova geração de jogadores.

Oferecer uma experiência única e inesquecível é algo que toda a indústria do jogo espera conseguir e, por agora, fica no ar a curiosidade de perceber quais serão os próximos desenvolvimentos desta indústria nos próximos anos e a forma de irem ao encontro das necessidades dos fãs dos jogos eletrónicos.