Todos os entusiastas pelos esports já se devem ter perguntado/questionado qual é o valor que alguns dos melhores jogadores de CS:GO do mundo ganham. Provavelmente alguns de vocês já deve ter feito uma pesquisa na Internet sobre este mesmo tópico.

Uma notícia lançada recentemente pelo portal dinamarquês BT.dk veio alegadamente revelar o salário que alguns dos melhores jogadores dinamarqueses auferem.

Segundo os valores reportados pelo portal BT.dk, os jogadores dos Astralis, a melhor equipa do mundo no ano de 2019, auferem um salário anual na ordem dos $364.000, embora este valor não inclua ainda os prémios que a equipa ganha em torneios, bónis, deduções de impostos, etc.

Os jogadores dos Astralis ganharam aproximadamente $388.530 apenas em prémios de torneios.

Os jogadores dos Astralis têm o direito de receber 90% do prémio de cada torneio. Uma vez que a equipa dinamarquesa ganhou $1.942.650 em 2019. estima-se que cada jogador tenha ganho $388.530 em prémios ganhos através de torneios.

Isto significa que cada jogador ganhou cerca de $752.530 em 2019. Apesar deste valor não ser totalmente absoluto uma vez, que não foram considerados os impostos a pagar sobre este vencimento e quantias mais pequenas que os jogadores ganharam, já é possível termos uma ideia do valor ganho pelos jogadores dos Astralis no ano civil de 2019.

Ao contrário do que acontece nos Astralis, os North não pagam a mesma quantia salarial aos 5 jogadores que fazem parte da equipa, uma vez que a organização liderada por Christopher Håkonsson estabeleceu contratos diferentes com cada jogador, o que faz com que existam diferenças significativas no salário dos mesmos.

Os North não pagam a mesma quantia salarial aos seus jogadores (Foto por HLTV.org)

No entanto, fazendo uma média aproximada, os jogadores dos North auferem um salário anual na ordem dos $227.500 conforme o que foi relatado pelo portal BT.dk. À semelhança do que acontece nos Astralis, os jogadores dos North têm direito a 90% do prémio ganho em torneios. 

O ano de 2019 não foi um ano de grande sucesso para os North, mas ainda assim conseguiram amealhar $199.800, valor este que foi distribuído pelos cinco jogadores, o que faz com que cada jogador ganhasse $267.460 no ano passado.

Para além destas duas equipas dinamarquesas, foram também revelados alguns pormenores em relação ao salário dos jogadores dos Heroic, MAD Lions e Copenhagen Flames, embora não sejam descritos tantos detalhes salarias sobre o vencimento dos jogadores destas equipas.

Os jogadores dos MAD Lions auferem um salário anual de $100.000 (Foto por HLTV.org)

Os Heroic e os MAD Lions pagam aos seus jogadores um valor que rondas os $100.000 anuais, embora não seja descrita qual a percentagem que cada jogador ganha de prémios em torneios. Antes de vender o seu lineup aos x6tence, os Copenhagen Flames pagava aos seus jogadores um salário mensal de $2275.

Estes dados salariais podem não estar 100% corretos, uma vez que existem fatores como o valor que os jogadores ganham com os patrocínios, o valor que os jogadores ganham com a venda de stickers do Major, entre outros, que não foram considerados, mas estes dados ajudam a fornecer uma estimativa aproximada de quanto ganha um jogador profissional de CS:GO.