Segundo um relatório apresentado pela principal empresa de pesquisa do mercado, a Niki Partners, o mercado asiático obteve uma receita de $519 milhões em 2019, o que representa 50% da receita global de esports.

Este número revelado para a receita não conta com o dinheiro que as produtoras como a Valve, Ubisoft, Riot Games entre outras fizeram com os jogos mas sim com o dinheiro feito através de patrocínios, licenciamentos, franquias, receita de bilheteira, entre outras receitas. 

Houveram diversos eventos de esports que decorreram nesta região em 2019 que permitiram alcançar estes números como é o caso do maior evento mundial de DOTA 2, o "The International" que decorreu em Shangai e contou com um prize pool, de $34,000,000.

Para além deste evento de DOTA 2 que foi dos maiores eventos no que a esports diz respeito, a China acolheu ainda o PUBG Asia Invitational 2019 (evento de PUBG), o The Chongqing Major (evento de DOTA 2), a StarSeries i-League CS:GO Season 7 e o Intel Extreme Masters Season XIV no CS:GO, entre outros grandes eventos.
 
Não foi só o grande número de eventos que decorreu na China que permitiram esta receita em 2019, mas também a qualidade dos mesmos, podemos mesmo dizer que grande parte dos melhores torneios de 2019 decorreram na China. Já confirmado para este ano estão os Worlds de League of Legends irão decorrer em Shanghai, sendo um dos maiores eventos de Esports que se realiza anualmente.

O crescimento do mercado feminino nos Esports em 18.8% a nível de utilizadoras é também apresentado como uma das fortes razões para estes números, prevendo-se novo aumento de 15% em 2020 e valores mais altos a nível de patrocínios.

Foto de capa por: Riot Games