A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) anunciou hoje um novo acordo junto do Esports Integrity Commission (ESIC), sendo o mais recente membro da comissão internacional.

O ESIC é um dos elementos mais importantes presentes no cenário internacional, tendo sido criado em 2016 com o intuito de investigar, prevenir e perseguir as várias formas de batota nos esports e castigar os infratores, seja por manipulação de resultados, doping ou uso de cheats.

A FPDE passará a seguir o Código de Ética do ESIC e a aplicar o mesmo nas competições futuras que sejam organizadas ou licenciadas pela mesma, estando neste momento nos seus planos o estabelecimento de um Calendário Competitivo Nacional composto por diversos títulos.


O ESIC é parceiro de entidades como a BLAST, LVP, ESL, DreamHack e diversos sites de apostas reconhecidos mundialmente.

Tiago Fernandes, Presidente da FPDE, afirmou que "este é mais um passo decisive no cumprimento da nossa missão de ajudar ao desenvolvimento do ecossistema dos Desportos Electrónicos em Portugal, de acordo com um espírito desportivo justo e salutar, como meio de promoção da integração e interação culturais entre os praticantes e amantes do desporto eletrónico."

Já o Comissário do ESIC, Ian Smith, disse: "É com enorme prazer que damos as boas vindas à FPDE como membro do ESIC. O seu compromisso com o desenvolvimento do ecossistema dos esports em Portugal, focada na integridade, é muito encorajador.

Estamos ansiosos para trabalhar com a equipa da FPDE, para incorporar os nossos Códigos nas suas regras e regulamentos e apoiá-los com as suas iniciativas de educação, para garantir que a próxima geração de atletas, treinadores, dirigentes e árbitros tem todos os instrumentos necessários para ter sucesso de forma justa e com desportivismo."